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Gestão Contábil

Como o contador pode ganhar dinheiro no Youtube? Entenda aqui

5 Mins de leitura

Com cerca de 2 bilhões de usuários mensais e mais de um bilhão de horas de visualizações diárias, o YouTube é hoje a maior plataforma de vídeos de todos os tempos. Essa incrível infraestrutura também se tornou uma grande oportunidade para gerar renda. E você, já pensou em ser um contador no YouTube?

O YouTube nasceu em 2005 e foi comprado pelo Google em 2006. Desde então, muitas empresas nasceram e se consolidaram no mercado por meio do serviço gratuito de streaming de vídeos. Mas quais são os passos para fazer um canal de contabilidade de sucesso, por exemplo?

Vamos dar algumas dicas e orientações que serão muito úteis à sua atuação contábil. Então, continue a leitura e saiba mais!

O que faz um youtuber e de que forma ele ganha dinheiro?

Todos os dias, dezenas de milhares de usuários recorrem à plataforma para tirar dúvidas rotineiras sobre contabilidade. Dessa forma, publicar vídeos informativos é uma ótima maneira de aumentar sua visibilidade, fortalecer sua autoridade na internet, atrair mais clientes e ampliar sua rentabilidade, é claro.

Antes de tudo, é importante entender o que é um youtuber. Esse profissional ganha dinheiro fazendo vídeos no YouTube. Para isso, ele usa tanto os meios próprios da plataforma a fim de monetizar as visualizações e interações quanto sua própria autoridade para firmar parcerias e promover marcas.

Segundo o YouTube, existem cinco formas de ganhar dinheiro diretamente na plataforma. Mas também há outras maneiras estratégicas que podem ajudar a gerar receita por meio da sua visibilidade. Confira algumas delas!

Receita de publicidade

No início ou ao longo da exibição do vídeo são veiculados anúncios em overlay (na parte inferior do vídeo), display (na barra lateral) ou em vídeos (no início ou no meio da exibição). O cálculo do valor recebido é feito com base no CPM — cálculo por mil visualizações. Isso quer dizer que, a cada mil vezes em que a propaganda aparece, você ganha um percentual do investimento feito pelo anunciante.

Clubes de canais

Há a possibilidade de os inscritos no seu canal se tornarem membros. Esse grupo paga mensalmente um valor para ganhar benefícios especiais, como conteúdo exclusivo e mentoria.

Estante de produtos do canal

Você pode usar as páginas e os vídeos do seu canal para divulgar seus produtos e serviços, funcionando como uma espécie de vitrine virtual.

Super Chat e Super Stickers

Você provavelmente já participou de transmissões ao vivo no YouTube. Então, já deve ter percebido que essa é uma ótima oportunidade de os usuários entrarem em contato com o youtuber, fazendo perguntas e comentários.

O grande volume de mensagens, entretanto, pode fazer o seu comentário se perder na timeline, correndo o risco de não ser notado. Por isso existem os recursos Super Chat e Super Stickers. Por meio deles, o usuário paga para que a mensagem fique em destaque no chat. Essa se torna uma forma interessante e nativa de geração de renda do player.

Receita do YouTube Premium

O YouTube Premium é um serviço da plataforma em que os usuários pagam uma assinatura para ter alguns recursos especiais, como ficar livres de anúncios, baixar vídeos para reproduzir offline, assistir em segundo plano no aplicativo etc. Dessa maneira, quando um usuário Premium assiste a um vídeo do seu canal, parte da taxa paga por ele vai para você.

Patrocínio

Quando um youtuber ganha autoridade em um segmento e tem potencial de influência (influencer), ele começa a chamar a atenção das marcas. Assim, muitos desses profissionais são convidados a divulgar produtos e serviços das empresas em seus conteúdos em troca de um patrocínio.

Quais as melhores práticas para um contador ganhar dinheiro no Youtube?

Já mencionamos os meios de gerar renda no YouTube, que são comuns a todos os segmentos. Mas o contador é um profissional com conhecimentos muito valiosos. Afinal, toda pessoa física ou jurídica precisa lidar com dinheiro, e as estratégias e ferramentas compartilhadas pelos contadores são muito úteis — inclusive para ajudar na metas de carreira de outros profissionais do setor.

Banner eContador Alterdata

Por esse motivo, o público contábil pode ser bastante amplo e as opções muito variadas. Confira a seguir algumas dicas que ajudarão você a gerar resultados consistentes!

Saiba com quem você está falando

Encare os vídeos do YouTube como uma conversa. Então, pense com quem você quer se comunicar: empresários, pessoas que desejam organizar sua vida financeira ou outros contadores? Essa decisão determina a forma como você vai gerar sua renda.

Ofereça serviços de consultoria e mentoria

Existem muitas empresas que desejam um suporte especializado ao organizar suas finanças e processos para fazer o negócio crescer. Porém, muitas vezes não têm a expertise ou os conhecimentos básicos necessários. E você tem!

Como contador, você pode fazer um verdadeiro raio-x nas finanças dos negócios e apontar melhorias significativas que vão ajudar as empresas a reduzir custos, eliminar irregularidades e atuar em conformidade com a lei.

A mentoria ainda pode ser feita com pessoas físicas que desejam organizar sua vida financeira a fim de sair das dívidas ou atingir outros objetivos. Esse é um bom caminho a quem quer apostar na contabilidade digital.

Promova seu escritório de contabilidade

O YouTube pode ser uma ótima oportunidade de fazer seu escritório ganhar mais visibilidade e, assim, aumentar sua carteira de clientes. Além disso, você ganha autoridade como profissional, elevando o valor dos seus serviços.

Venda cursos e materiais educativos

É possível criar videoaulas e e-books e montar cursos com conteúdos aprofundados, além do material que você publica no canal. Há também a opção de promover aulas, webinars e serviços de terceiros, ganhando uma comissão a cada venda.

Como criar um canal no YouTube?

Contador, gostou da ideia de ter seu próprio canal no YouTube? Então, veja como é fácil começar:

  • faça o login no YouTube com sua conta do Google;
  • clique na foto do seu perfil e acesse “Seu canal”;
  • clique em configurações;
  • clique em “Criar um novo canal”;
  • digite o nome da sua marca ou outro que deseja criar.

Você ainda pode acessar a sua lista de canais e clicar em “Criar um novo canal”. A partir daí, basta personalizar o banner e a foto de usuário e fazer suas gravações em seu próprio smartphone.

Após ter o vídeo pronto, basta acessar seu YouTube Studio e clicar no ícone “Criar” para fazer o upload do vídeo e inserir as informações necessárias.

Que regras o CFC estabelece para publicidade na internet?

Ao usar qualquer ferramenta na internet ao promover seus serviços, é importante ficar atento às regras do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Por isso, evite:

  • dizer que você ou seu escritório é melhor que os demais;
  • rebaixar os serviços de outros profissionais da classe;
  • informar valores de serviços;
  • fornecer vantagens ou promoções nos serviços realizados;
  • fornecer informações inverídicas;
  • prometer o que não pode cumprir.

Além disso, tente sempre:

  • priorizar a natureza científica e técnica, sem mercantilizar, ou seja, fazer venda direta, como em marketing digital;
  • ser discreto e moderado, com um tom de informação, e não de publicidade;
  • ser claro em seu discurso.

Estamos certos de que, seguindo estas estratégias e primando pela qualidade e bom senso, seu canal de contador no YouTube vai ser um sucesso. Os resultados não são imediatos, mas, com paciência, eles virão.

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