NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
ERPGestãoNegóciosSoftware

Conheça os principais critérios para escolha do sistema ERP da sua empresa

3 Mins de leitura
Ebook Contabilidade Rural

Sigla para Enterprise Resource Planning, o sistema ERP é um software de gestão empresarial integrados que têm como finalidade unificar soluções relacionadas a diversas informações gerenciais dos departamentos de uma empresa: Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas.

No artigo de hoje, apresentaremos o que é e quais são os critérios importantes que devem ser levados em consideração no momento da escolha do sistema ERP. Vamos lá?

O que é um sistema ERP?

Os sistemas ERP são plataformas de software capazes de armazenar as mais diversas informações que circulam nos variados setores de uma empresa e automatizar seu fluxo, de forma única, contínua e consistente. Eles podem englobar os registros de produção, de compra e de controle de estoque, financeiros (contas a receber, a pagar e fluxo de caixa), contabilidade, folha de pagamento, entre outros.

O ERP controla toda a empresa. Todos os processos são documentados e contabilizados, o que permite enxergar as regras de negócio de forma bem definida e possibilita maior controle sobre pontos delicados do negócio, como a administração de custos, o controle fiscal e os estoques.

Aderir a esses sistemas põe fim aos vários processos que funcionavam de forma isolada na empresa, com informações redundantes e pouco ou nada confiáveis.

O que avaliar no momento da escolha do sistema ERP?

Para aproveitar toda a sua potencialidade, é preciso pensar bem em alguns critérios no momento da escolha do sistema ERP. Estes são alguns elementos a se analisar:

Banner eContador Alterdata

1. Funcionalidade

Em primeiro lugar, é preciso entender o funcionamento da sua empresa e, então, encontrar o sistema ERP ideal. Veja bem: disse encontrar, não ser encontrado. Muitas empresas cometem o equívoco de forçar sua estrutura a se adequar ao sistema de gestão, quando o movimento deveria ser o contrário. Afinal, cada empresa possui suas peculiaridades.

É preciso analisar as funcionalidades do que lhe é oferecido como solução ERP e imaginar se aquilo se adéqua aos sistemas já consolidados no seu negócio.

2. Flexibilidade

Ser dinâmico deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito. Todo negócio que faz a acertada decisão de investir em tecnologia para melhorar seu desempenho deve optar por um sistema ERP flexível. Permitir customizações, ser responsivo ou estar disponível em nuvem. Tudo o que facilite o acesso e traga comodidade.

Com um ERP flexível, é possível manter a gestão da empresa em dia de qualquer lugar, sem contar que sua equipe atuará de maneira notavelmente mais eficiente e ágil se puder alimentar ou consultar o sistema de onde quer que esteja.

3. Escalabilidade

Todo bom negócio envolve a busca por crescimento, expansão dos lucros. Escolha um sistema ERP que não limite sua base de dados conforme seu negócio cresce e evolui. Pode ser que hoje você trabalhe com um time pequeno de colaboradores e uma cartela de poucos clientes, mas daqui algum tempo os números podem se multiplicar.

Seu ERP tem de comportar toda essa informação e continuar sendo útil aos propósitos da sua gestão, sem perder a qualidade dos processos, a segurança dos dados e a efetividade das informações.

4. Custo-benefício

Por estarmos falando de investimento em longo prazo, não há como descartar os custos da solução. Adquirir o sistema ERP mais caro não garante que seja o de maior qualidade, assim como nem sempre o mais barato vai garantir sua satisfação. Compare as opções de sistemas ERP, pondere levando em consideração os itens anteriores e então balanceie essa lista levando em conta o preço.

Escolher o sistema ERP pode ser difícil, mas, se ainda possuir dúvidas sobre o assunto, não deixe de conferir nosso artigo sobre “O que é um ERP e como ele funciona?”.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
247 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Liderança de sucesso: 7 dicas infalíveis para você conhecer!

4 Mins de leitura
A liderança de sucesso ocorre quando o líder de uma equipe é eficiente na condução dos colaboradores e consegue alinhar as ações…
ERP

Quanto custa um ERP? Descubra e veja se vale a pena!

4 Mins de leitura
Quando o assunto envolve gestão empresarial, é inegável que avanços e evoluções ocorreram nos últimos anos — e isso ainda vem acontecendo…
GestãoVarejo

Qual o melhor software de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Sabia que o ERP for ME é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas? Venha conosco e entenda mais sobre ele agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.