Dicas de Gestão

Como tornar os negócios mais sustentáveis?

3 Mins de leitura

Saiba como proteger o meio ambiente e as vantagens de utilizar práticas empresariais conscientes

No atual cenário do planeta, retardar grandes impactos ambientais trazem diversos benefícios à sociedade. Além disso, preocupar-se em ter negócios sustentáveis pode ser um diferecial e tanto nesse mercado tão disputado e ainda trazer boa visibilidade para as empresas.

A sustentabilidade visa o uso consciente dos recursos para que as gerações futuras não sejam comprometidas. Nesse sentido, as instituições que assumem esse compromisso recebem o selo ESG (Environmental, Social & Governance), que avalia os quesitos ambientais, sociais e de governança nos quais estão engajadas, o que acaba atraindo muitos stakeholders. 

Por que aderir a práticas sustentáveis?

De acordo com uma pesquisa do Barómetro Mastercard, 86% dos entrevistados estão preocupados com as alterações climáticas, enquanto 90% acreditam que o cenário irá se agravar no futuro. Sob essa perspectiva, para 48% dos participantes, é importante que as empresas compreendam o quanto são responsáveis por essa situação e que devem buscar medidas para reduzir a emissão de carbono e demais comprometedores. 

Certamente, o fator mais importante é a preservação da natureza e das condições de vida na Terra. Entretanto, do ponto de vista financeiro, aderir a práticas sustentáveis pode ser muito lucrativo, uma vez que a sociedade está cada vez mais consciente e, por isso, busca consumir produtos e serviços provindos de marcas eco-friendly, o que acaba chamando a atenção de muitos investidores. 

7 dicas para implantar a sustentabilidade

Se deseja ter negócios sustentáveis, fique atento as dicas abaixo.

1 Economizar água

O uso de água deve ser racionado durante processos de produção de mercadorias ou execução de serviços, somado a conscientização dos trabalhadores, para que não haja uso indevido do recurso. Outra alternativa é reutilizar a água em atividades como a limpeza de pisos, além de buscar formas de captar a água da chuva para poder aproveitá-la. 

2 Gestão de resíduos

É imprescindível que as empresas sejam adeptas à coleta seletiva, pois ela permite que o lixo descartado tenha o destino correto. Isso colabora para processos de reciclagem, que também podem ser implementados dentro das organizações para diminuir o volume de resíduos para descarte, já que eles são transformados em novos insumos ou produtos.

3 Mobilidade sustentável

Os veículos são grandes emissores de CO2 na atmosfera. Dito isso, as empresas podem incentivar o uso de transportes coletivos, carros elétricos e bicicletas, a fim de reduzir os gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. 

4 Escolha certa de fornecedores

Para agir de forma sustentável, também é importante escolher fornecedores ecologicamente corretos que possuam certificações ambientais e, se possível, sejam locais, pois isso contribui para a economia regional e o desenvolvimento da região. Essa atitude demonstra que a empresa se preocupa com todas as etapas de produção. 

5 Eliminar desperdícios

Para evitar desperdícios, é necessário eliminar pontos de vazamento de água, assim como evitar o uso indevido de energia elétrica. Portanto, as tomadas devem ser desconectadas ao final do expediente, e as luzes e equipamentos eletrônicos, mantidos desligados quando não estiverem em uso. 

A otimização do espaço pode ser outra estratégia. Por exemplo, ampliar as janelas e pintar as paredes com tons claros pode reduzir o uso de luzes artificiais e ar condicionado. A instalação de sensores de presença em áreas pouco frequentadas também contribui para economia de energia.

6 Integrar os colaboradores e promover treinamentos

As instituições podem estimular que seus colaboradores ajudem com ideias e sugestões de melhorias. E para dissipar informações que envolvem a preservação de recursos e do meio ambiente, os empregadores podem oferecer treinamentos com a finalidade de orientar sobre práticas mais conscientes, além de compartilhar soluções sustentáveis. 

7 Fontes de energia renováveis

Utilizar energias de fontes de energia renovável, como a proveniente de placa solar, pode trazer economias e ajudar o meio ambiente, já que não emite gases poluentes no seu processo de geração. 

Em conclusão, para aqueles que desejam abrir um negócio ou já o possuem, é indispensável pensar e materializar negócios sustentáveis. Ao seguir essas e outras recomendações, é possível alcançar uma posição melhor no mercado, além de contribuir para um futuro melhor.

E voce sabia que a Alterdata Software é uma empresa preocupada com o meio ambiente? Possuimos diversas medidas sustentáveis como captação de água da chuva, copos biodegradáveis, película de proteção nos vídros que retêm o calor e reduzem o consumo do ar condicionado e muito mais. Além disso, propagamos dentro da empresa a responsabilidade social. Aproveite para acessar o noso site e a conhecer as nossas soluções.

Artigos relacionados
Dicas de Gestão

Desmistificando o SaaS: como essa tecnologia pode impulsionar sua empresa?

2 Mins de leitura
A transformação digital é uma necessidade crescente para empresas, e investir em soluções em nuvem é crucial para se manter eficiente e…
Dicas de Gestão

Tendências e inovações na comunicação empresarial

3 Mins de leitura
Na era digital, a comunicação empresarial desempenha um papel crucial na construção da reputação, no engajamento do público e no sucesso organizacional….
Dicas de GestãoeBook

Planejamento estratégico: como acelerar o crescimento da sua empresa?

1 Mins de leitura
Independentemente do ramo de atuação, empreendedores têm objetivos semelhantes. Um dos principais está relacionando ao crescimento do seu negócio. Afinal, o que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *