Ações

Palestra: violência doméstica e medidas de enfrentamento

3 Mins de leitura

Alterdata Sotware é parceira da ABA Teresópolis em evento de concientização

Foi realizado, no último dia 5 de abril, no auditório da Alterdata Software, um evento de conscientização com o tema Violência Doméstica e Medidas Efetivas de Enfrentamento, promovido pela ABA (Associação Brasileira de Advogados, Diretoria Teresópolis). O objetivo foi promover conhecimento sobre o assunto, fortalecer as redes de apoio, bem como estimular a participação da sociedade para conter e penalizar esse tipo de crime que só cresce no país.

Segundo pesquisa do boletim Elas Vivem: liberdade de ser e viver, dos oitos estados pesquisados pela Rede de Observatórios da Segurança (Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São,  Paulo), 3.181 mulheres foram vítimas de agressão em 2023. É como se, a cada 24 horas horas, oito mulheres sofressem crimes agressões, torturas, ameaças e ofensas, assédio ou feminicídio. Esses dados revelam a urgência de abordarmos o tema de forma efetiva,  mas esse não é o número real.

Isso porque muitos casos não chegam ao conhecimento da Justiça. Sendo assim, discutir estratégias de enfrentamento se torna não apenas necessário, mas crucial para promover uma sociedade mais justa e igualitária. “A violência doméstica está muito perto de nós. É silenciosa e, muitas vezes, acobertada pelo medo, vergonha, preservação e preocupação com filhos, dependência financeira, e o até mesmo pelo não conhecimento dos seus próprios direitos”, ressaltou a Dra. Thaís Nogueira, Diretora da ABA Teresópolis.

Na ocasião das palestras, estiveram presentes membros representantes da Sociedade Civil e comunidade jurídica, os fundadores da Alderdata Software, Jose Ronaldo da Costa e Ladmir Carvalho, assim como estudantes do curso de Graduação em Direito da Unifeso.

A união faz a diferença

Para Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata, é fundamental a participação de todos para reduzirmos os índices de violência doméstica e crimes contra a mulher. “Cada um pode fazer um pouco para eliminarmos inúmeros problemas sociais que ainda existem e a Alterdata vem fazendo a sua parte”, disse ele.

Segundo a Dra Thais, o compromisso da Associação é compartilhar conhecimento e apresentar recursos para melhorar o atendimento ou fazer a diferença na vida das mulheres. “Contamos com um time de excelência para abordagem do assunto. Podemos citar como exemplo quem encontra-se na linha de frente, como a patrulha Maria da Penha,  representada pela Sargento Ellen Santos Roza (@ellen_santosroza). E também quem garante a aplicação da lei, na pessoa do Dr. Juíz do TJRJ Rubens de Sá Viana (@rubenssavianajr) “, lembrou ela.

O advogado como principal mediador sas vítimas

Dentre a programação, enfatizaram ainda o papel do Advogado nesse contexto, uma vez que ele presta apoio às vítimas e faz a intermediação com os Orgãos Públicos. O tema foi abordado pela Dra. Thais Amaral (@thaisamaraladv), Advogada especialista no atendimento de vítimas de violência doméstica e Diretora Geral da ABA Teresópolis, e a Dra. Lilian Cirico, Presidente do Conselho da Mulher no Município. 

“Agradecemos a Izabel Silva, Richiele Abade, Filipe Lima, Pryscila Abreu, Cecilia Magalhães, Ana Paula Mendes, Simone Viana, Ana Luiza Miranda, Quezia Goulart, Membros e diretoria da ABA Teresópolis, pela dedicação ao tema tão importante. Agradecemos ainda a Alterdata, na pessoa do Senhores Ladmir, José Ronaldo, Rogério Pacheco (MKT) e Jéssica Rocha (MKT), pela competência em desenvolver softwares e relacionamentos. Fazer o bem nos aproxima de bons amigos e esse é nosso maior capital”, conclui a Dra Thaís sobre as parcerias fundamentais para realização desse evento tão importante.

Para saber mais sobre ações e eventos realizados, promovidos ou incentivados pela Alterdata Software, assine a nossa newsletter no linkedin. E siga tamém o nosso instagram @alterdatasoftware.

Fotos: Helena Caroline Fotógrafa

2 Artigos

Sobre o autor
Jornalista, escritora, pós-graduada em Comunicação Empresarial. Atua como Assessora de Marketing da Alterdata Software.
Artigos
Artigos relacionados
AçõesInformativos

Alterdata Destaca Palestrantes de Renome no ERP Summit 2024

1 Mins de leitura
Dois nomes foram anunciados pela Alterdata Software, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, para palestrar nesta edição do ERP Summit…
AçõesInformativos

Café com ideias: Ladmir Carvalho realiza palestra sobre NRF

1 Mins de leitura
O Café com Ideias, realizado em 26/02, marcou o início do ano com grande sucesso. Além disso, o evento, organizado pela Associação…
AçõesInformativos

Alterdata anuncia inovações tecnológicas para o ERP Summit 2024

2 Mins de leitura
A Alterdata, referência no cenário brasileiro, com mais de três décadas de liderança em soluções tecnológicas para gestão empresarial, está pronta para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *