NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Inteligência Fiscal

Envio do eSocial através da procuração eletrônica

1 Mins de leitura

Para o envio do eSocial é necessária a utilização de um certificado digital que terá por objetivo garantir a autenticidade, confidencialidade e segurança das informações prestadas ao portal.

Os certificados que são aceitos para o envio desta obrigatoriedade serão os pertencentes da série ‘A’, devendo ser os certificados do tipo A1 ou A3, da empresa e ou de seu procurador. Entretanto vale ressaltar que para o envio do eSocial através de procuração, o certificado digital deverá ser outorgado por meio de procuração eletrônica e não-eletrônica e ainda deverá pertencer a matriz ou procurador/substabelecido ou ao representante legal da empresa.

Para isto deve-se observar atentamente se as procurações eletrônicas estão habilitadas para o envio de todos os eventos do eSocial. Caso não esteja, o eSocial não será enviado apresentando a mensagem de erro pertinente ao assinante (411  – Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa).

Vale ressaltar que em breve as todas as empresas estarão obrigadas a entregar o eSocial, desta forma, é imprescindível que empresas que utilizem procuração eletrônica já habilitem as procurações para o envio de todos os eventos do eSocial.

Caso utilize procuração eletrônica e queira verificar como habilitar a mesma para o envio do eSocial, acesse aqui e veja o passo a passo completo.

Gostou desse texto sobre envio do eSocial através da procuração eletrônica? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários vamos te responder. 

Quer continuar aprendendo com os conteúdos da Alterdata? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as novidades por lá! Estamos no FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
111 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Inteligência Fiscal

PIS e COFINS: entenda as diferenças e tire suas dúvidas

4 Mins de leitura
0 0 Bem que poderia ser uma dupla sertaneja, mas PIS e COFINS são, na verdade, dois dos tributos que mais exigem…
ContabilidadeInteligência Fiscal

Entenda como realizar a conciliação bancária

5 Mins de leitura
0 0 A conciliação bancária é um dos principais termos de contabilidade, sendo uma forma de comparar os lançamentos da conta corrente…
ContabilidadeInteligência Fiscal

Como consultar o CNAE de uma empresa? Entenda aqui

4 Mins de leitura
0 0 A consulta CNAE é indispensável para que sua empresa seja corretamente enquadrada em fins tributários e fiscais. Dessa forma, você…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.