NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Atacado

Como escolher um bom ERP para distribuidor? 9 funções essenciais

4 Mins de leitura

Você sabe qual é o potencial de um bom ERP para distribuidor? Essa sigla significa Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial em português. Ela representa um enorme diferencial competitivo para o negócio. O ERP integra toda a companhia, facilitando seu gerenciamento.

Isso ocorre por meio da precisão com a qual produz, trabalha e armazena as informações sobre a empresa. Trata-se da melhor forma de aplicar a tecnologia da informação à gestão de qualquer negócio, inclusive distribuidores.

As principais vantagens de um ERP para distribuidor são:

  • Integração entre todos os setores;
  • Redução de erros;
  • Facilidade na gestão financeira e contábil;
  • Melhor gestão de estoque;
  • Personalização no atendimento das demandas;
  • Retidão no atendimento ao cliente.

Entretanto, como alcançar esses benefícios? O segredo está na escolha da ferramenta ideal para o seu negócio.

Continue a leitura e conheça nove funções essenciais que todo bom ERP para distribuidor deve ter!

1. Relatórios de Business Intelligence

Em um ERP para distribuidor, os relatórios de Business Intelligence combinam análise empresarial, mineração, visualização e infraestrutura de dados. Além disso, contam com práticas que ajudam a empresa a tomar decisões impulsionadas por dados.

Sem essa ferramenta, você deixa de ter uma visão geral da empresa. Por isso, um bom ERP para distribuidor precisa de relatórios de Business Intelligence, pois trazem informações seguras e completas que ajudam a entender tudo o que acontece no seu negócio.

Na prática, significa eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças tanto no mercado quanto na cadeia de fornecimento. Acompanhe relatórios de vendas diárias, movimentação detalhada e outros relatórios configuráveis que fornecem as informações necessárias.

2. Precificação correta dos seus produtos

Por se tratar de uma ferramenta inteligente, o bom ERP para distribuidor é capaz de precificar corretamente seus produtos com muita facilidade.

Basta informar ao sistema os custos do produto, ou seja, frete, impostos e demais informações que a ferramenta solicitar. A partir disso, o ERP para distribuidor faz o cálculo automático do preço de venda.

Essa é uma excelente função, pois dispensa a utilização de várias planilhas e cálculos extensos para tentar achar o preço ideal.

3. Assistente de compras

Você sabia que boas escolhas ao comprar fazem com que seu lucro seja maior? Pois é, um bom software de ERP para distribuidor te ajuda com isso também.

É importante ter em mente que a boa gestão do estoque, considerando os fatores que afetam na venda, impactam positivamente no seu lucro. Sendo assim, é fundamental saber o que, quando e quanto comprar. Lembre-se disso: estoque parado é dinheiro parado!

Se o software de ERP para distribuidor tiver Inteligência Artificial, melhor ainda. Com essa tecnologia, ele indica o que e a quantidade a ser comprada a partir de dados — como compra e venda, entrada e saída, devoluções, demanda reprimida, sazonalidade, etc.

4. Agilidade na força de vendas pelo ERP para distribuidor

Se você espera diariamente a volta de sua equipe de vendas para emitir os pedidos do dia, saiba que está fazendo isso da forma errada. O bom software de ERP para distribuidor permite que sua força de vendas envie os pedidos diretamente para a empresa por meio dele, independentemente de onde estejam.

Note como isso é prático! O envio remoto elimina a necessidade de digitar novamente os dados do pedido em um eventual retorno à distribuidora, ou seja, diminui a possibilidade de desvio e de erro das informações.

E se não tiver acesso à internet no momento da venda? Um software bom de verdade armazena os dados no próprio aplicativo e envia mais tarde, quando o vendedor estiver conectado.

5. Comissão

Outra função essencial em um ERP para distribuidor é o controle das comissões, que pode ser uma tarefa trabalhosa e, por vezes, complicada. A vantagem desse controle por meio do ERP para distribuidor é que ele ocorre de forma automática a partir de definições e detalhamentos feitos por você.

Determine, por exemplo, comissões por meta:

  • De vendas;
  • Para gerentes;
  • Diferenciadas por produto ou forma de pagamento.

Em um bom software de ERP para distribuidor é possível ir além. Basta configurar de acordo com as necessidades do seu negócio e, depois, acompanhar os resultados em gráficos com análises de desempenho de cada vendedor.

6. Importação de notas fiscais de compra

Mais uma função que o ERP para distribuidor não pode deixar de ter: a importação de notas fiscais de compra.

Esse tipo de ferramenta transforma sua rotina, deixando-a mais prática e rápida. Basta informar a chave de acesso e deixe o sistema fazer todo o lançamento automático.

O preenchimento manual de informações, como as das notas fiscais, pode resultar em erros por causa de distrações ou da má interpretação das informações disponíveis.

7. Controle de estoque

O controle de estoque é fundamental em uma distribuidora. Quando ele não é bem feito, você acaba perdendo vendas.

No caso do ERP para distribuidor, o modelo ideal conta com o gerenciamento correto dos produtos, permitindo que você visualize de forma rápida e eficiente o estoque. Indique, por exemplo, o estoque mínimo de determinado item para que o sistema avise quando é o momento certo de fazer a reposição.

8. Delivery

Outra função do ERP para distribuidor é o Delivery. Esse módulo organiza toda a operação, desde o recebimento à entrega. Desse modo, você aproveita a oportunidade de oferecer um serviço diferenciado para seus clientes — e muito requerido desde que começou a pandemia de Coronavírus.

9. Nuvem

O ERP para distribuidor que fica hospedado em nuvem consegue atingir o máximo de eficiência, pois permite a você a gestão do negócio a partir de qualquer lugar.

Mesmo viajando a negócios ou de férias, o ERP em nuvem possibilita a operação on e offline. No caso do offline, as informações serão atualizadas quando houver reconexão.

Agora que você já sabe escolher o melhor ERP para distribuidor, nós te convidamos a conhecer o Alterdata Software Empresarial: a solução definitiva para distribuidoras.

66 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Atacado

Querendo saber como vender mais no atacado? Veja nossas dicas!

4 Mins de leitura
Listamos aqui as melhores práticas para você saber como vender mais no atacado. Tire suas dúvidas e prepare-se para aumentar as vendas!
AtacadoDicas de Gestão

6 ações de marketing para atacado para alavancar seu negócio

4 Mins de leitura
Conheça ações de marketing para atacado que podem ajudar você a organizar melhor o seu negócio e faturar mais.
Atacado

6 motivos para investir em um sistema para distribuidora

4 Mins de leitura
Investir em um sistema para distribuidora ajuda a empresa a ser mais eficiente e otimizar a produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.