NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Salão de Beleza

Como administrar um salão de beleza? 6 dicas para não errar

5 Mins de leitura

Saber como administrar um salão de beleza é fundamental para o sucesso do negócio. No entanto, é compreensível que a correria do dia a dia nem sempre permita uma atenção especial à maneira correta de fazer o gerenciamento.

Por mais que os serviços oferecidos sejam de excelência, eles devem ser complementados por outras ações, planejamentos e controles. São eles que, em conjunto, direcionam o negócio para a expansão.

Aproveite esses minutinhos para colocar a casa em ordem com às seis dicas imperdíveis a seguir de como administrar um salão de beleza!

6 dicas de como administrar um salão de beleza da melhor forma

1. Contrate uma equipe motivada

O primeiro passo sobre como administrar um salão de beleza é buscar funcionários com atitude positiva diante do trabalho. É normal, ao recrutar pessoas, focar apenas nas competências, experiências e aptidões, esquecendo a motivação. Entretanto, é importante contratar pessoas preparadas e motivadas, pois quando estão juntas, essas características são capazes de contribuir ainda mais para o sucesso do seu salão de beleza.

Funcionários motivados desejam desenvolver suas competências. Eles trabalham bem em equipe, ambicionam cargos de liderança e mostram criatividade na hora de apresentar soluções.

Como são criativas, essas pessoas atuam o tempo todo com foco na melhoria constante do salão de beleza e usam inteligência e capacidade analítica para resolver as mais distintas situações.

2. Faça um boa gerenciamento de funcionários

Complementando o tópico anterior, dentro de como administrar um salão de beleza, é importante te contar que apenas a contratação de pessoas motivadas não é o suficiente para ter uma equipe de sucesso. É fundamental que você saiba como fazer uma boa gestão de funcionários.

Isso envolve:

  • salário justo, na capacidade financeira do negócio;
  • treinamentos para nivelar o conhecimento da equipe;
  • reconhecimento em relação às ideias e atitudes inovadoras.

Uma boa gestão da equipe depende, basicamente, da proximidade entre vocês. Por isso, promova encontros diários curtos para discutir o que precisa ser feito no dia.

Mensalmente, você pode chamar alguns funcionários para uma conversa particular. Mostre-se disponível para ouvir críticas e sugestões. Aproveite para avaliar o desempenho profissional e deixar claro o que você considera como ponto positivo e a melhorar.

Pessoas motivadas tendem a mudar esse perfil quando estão em um ambiente sem reconhecimento, valorização e treinamento. Precisam de uma liderança ativa, que dê o exemplo e diga o que é esperado de cada uma delas.

3. Assuma o controle financeiro

O próximo passo de como administrar um salão de beleza tem a ver com outra gestão muito importante: a financeira. Para começar, entenda que o fluxo de caixa é o coração do seu negócio. É por meio dele que você acompanha tudo o que o salão de beleza gasta e recebe. Sendo assim, mantenha-o atualizado para não haver descontrole. O uso de um sistema é fundamental para não se perder!

Assim que você pegar o jeito e entender de onde vem e para aonde vai o dinheiro do salão, enxergará os principais gastos. Faça uma análise cuidadosa deles para cortar os não essenciais. Aproveite este momento para chamar alguns fornecedores e renegociar.

Os custos dos serviços do salão de beleza devem entrar na próxima análise. Separe, portanto, o que é fixo e o que é variável. As contas fixas são as mais importantes, porque mantêm o seu negócio funcionando. São elas:

  • energia elétrica;
  • água;
  • aluguel;
  • salários dos funcionários;
  • compra de produtos, materiais e equipamentos;
  • telefone e internet;
  • impostos e tributos.

Juntas, essas contas fixas formam a despesa média. Por isso, trabalhe para atrair, no mínimo, a quantidade de clientes capaz de suprir o pagamento delas.

4. Cuidado ao contratar empréstimos

Ao buscar informações sobre como administrar um salão de beleza, é provável que você encontre algum anúncio tentador para fazer um empréstimo.

A inadimplência é realidade em muitos negócios, porém é essencial tomar alguns cuidados para evitar armadilhas — inclusive a de se enrolar no pagamento do empréstimo e aumentar a bola de neve das dívidas.

O primeiro cuidado é fazer um plano de fluxo de caixa. Basta colocar no papel ou planilha todos os gastos do salão de beleza com a devida justificativa. Depois, veja se há como levantar dinheiro vendendo algo, queimando estoque ou fazendo promoções.

Na hora de procurar instituições financeiras para fazer o empréstimo, observe se o valor total das parcelas será muito maior que a dívida atual. Questione-se ainda se o valor a ser emprestado dará para refazer o caixa.

Outra dica é pesquisar bastante pelas opções de empréstimo, porque há uma série de linhas de crédito. O ideal é optar pela que possui o menor custo, para evitar taxas e juros abusivos.

Como administrar um salão de beleza

5. Aprenda a conquistar novos clientes

Continuando a nossa lista com dicas de como administrar um salão de beleza, o foco agora será a conquista de novos clientes. São eles que pagarão aquele mínimo que mantém o negócio de pé e o necessário para expandir a operação.

Uma das maneiras de atrair e manter clientes é o programa de fidelidade. Atenção: não basta atrair, você deve ser capaz de fazê-los frequentar o salão de beleza.

O programa de fidelidade é a estratégia que troca a presença frequente dos clientes no salão por prêmios e vantagens. E as pessoas adoram sentir que estão em uma posição privilegiada, não é verdade?

O salão de beleza, portanto, pode oferecer uma hidratação ou outro tratamento equivalente após determinada quantidade de cortes, ou pinturas. Esta frequência nos atendimentos pode ser controlada por um cartão de consumo, uma comanda, um cadastro, o que você achar melhor.

Outra estratégia envolve o aumento do tíquete médio gasto no salão. Trata-se do valor gasto por cada visita! Ao invés de um corte, melhor para o seu negócio que o cliente hidrate e faça outros procedimentos. Sendo assim, crie pacotes diferenciados para obter mais lucro e aumentar o nível de satisfação em quem frequenta o salão.

Também é possível atrair clientes por meio de boas práticas, como o gerenciamento de resíduos. Essa prática sustentável é vista como inovadora, responsável, ética e transparente.

E lembra da frase que diz ‘é preciso ser visto para ser lembrado’? Para conquistar novos clientes, o salão de beleza deve marcar presença nas redes sociais.

Aproveite ainda para criar uma lista de contatos no WhatsApp para enviar mensagens com promoções e novidades, atraindo de volta até aqueles clientes que não frequentam o salão há muito tempo!

6. Expanda o negócio oferecendo novidades

Para acertar nesse passo a passo de como administrar um salão de beleza, aqui está a cereja do bolo. Com a chegada de novos clientes e mais dinheiro no caixa, prepare-se para expandir o negócio.

A orientação é fazer um planejamento detalhado, entendendo o que fará e quanto gastará com promoções, investimentos, novidades e até eventos que movimentam o salão.

Busque parcerias com marcas de produtos que têm a ver com o seu público. Cada tipo de cabelo demanda matérias-primas que valorizam o seu formato.

Quando você domina técnicas ou têm parcerias com marcas que cuidam bem do cabelo das pessoas, o público passa a enxergar o salão de beleza como referência. Além disso, é possível adicionar na rotina do salão uma máquina multibebidas, cafeteira de cápsula, uma cerveja de cortesia e até música ambiente para enriquecer a experiência do cliente.

Gostou das dicas sobre como administrar um salão de beleza? 

Aproveite para seguir as redes sociais da Alterdata e ficar por dentro das novidades sobre gestão de salões de beleza. Nós estamos no Twitter, LinkedIn, YouTube, Facebook e Instagram!

218 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Salão de Beleza

7 móveis para salão de beleza que seu negócio deve ter

4 Mins de leitura
Você sabe quais são os principais móveis para salão de beleza? Ainda não? Então, venha conosco e confira o que não pode faltar na hora de planejar o ambiente.
Salão de Beleza

6 dicas de administração de salão de beleza para fazer hoje

4 Mins de leitura
Descubra quais são as melhores dicas de administração de salão de beleza e comece a aplicá-las agora mesmo!
Salão de Beleza

Gestão de salão de beleza: o guia básico da administração

4 Mins de leitura
Saiba como qualificar a sua gestão de salão de beleza para criar diferenciais para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.