Dicas de Gestão

4 pontos de atenção para um cálculo de valuation correto

4 Mins de leitura

Um aspecto muito importante para a gestão das empresas é o seu valor de mercado, medido a partir do cálculo de valuation.

Essa informação é fundamental para realizar negociações, atrair investidores ou efetivamente vender o negócio.

O valor, determinado pelo cálculo de valuation, é uma expressão estrangeira que estima o valor da empresa.

Esse cálculo é bastante interessante, por exemplo, para ter em mente o potencial de alta da empresa para um investimento.

Além disso, é uma maneira de conhecer qual é o impacto desse valor em relação às empresas de mesmo segmento.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Você sabe quanto vale o seu negócio?

Acompanhe abaixo e conheça a função do cálculo de valuation, as formas de ser realizado e como a tecnologia pode ajudar!

1. Explicando o cálculo de valuation

Valuation é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para “avaliação”.

Basicamente é o resultado de um cálculo para verificar o valor de um empreendimento.

Ele pode se basear em diversos fatores. Por exemplo, pode considerar a capacidade financeira, a percepção dos investidores e o potencial das ações da empresa.

Assim, o cálculo de valuation não engloba apenas o valor inerente aos produtos guardados em estoque ou o serviço prestado.

Mas para além disso, ele engloba todo quantitativo gerado pela presença e relevância da marca.

Por exemplo, vamos imaginar uma empresa que atua no setor de cosméticos para mulheres.

Inicialmente, a empresa pode ter o seu valor de mercado referente à quantidade de produtos que vende.

No entanto, se a empresa começa a criar estratégias para fazer parte de engajamento nos direitos femininos, a marca amplia a sua representação perante o mercado.

Isso pode favorecer o aumento de seu portfólio de produtos e transformar a empresa em uma referência nesse tipo de posicionamento de mercado.

Portanto, uma empresa, quanto mais cresce, mais leva em conta no cálculo de valuation fatores subjetivos não tão óbvios, como o brand equity, posicionamento e awareness.

O resultado? Um valor mais alto que leva em conta, além do aspecto puramente financeiro, a relevância com a qual é vista pelos seus consumidores.

2. A importância do cálculo de valuation

São vários os motivos para fazer o cálculo de valuation.

Um deles é a empresa ter mais possibilidade de barganha nas negociações.

Por exemplo, ao realizar o cálculo da valuation ela consegue demonstrar autoridade para os seus stakeholders com o objetivo, por exemplo, de vender o negócio.

Além disso, o cálculo de valuation também possibilita que a gestão possa identificar aspectos positivos do negócio.

É comum verificar, por exemplo, os fatores positivos que acabam se diferenciando dos concorrentes.

Bem como os aspectos que precisam ser modificados e aprimorados para aumentar o valor de mercado da empresa.

Dessa forma, o cálculo de valuation auxilia a definir estratégias mais assertivas para os negócios.

Já que, ao acompanhar os números e resultados, é possível se apoiar em dados para mudar o curso, se necessário.

3. Saiba como fazer o cálculo de valuation

Saiba como fazer o cálculo de valuation

Existem diferentes maneiras de fazer o cálculo de valuation de uma empresa.

Pode-se levar em conta apenas o fluxo de caixa descontado.

Isso é, os ativos da empresa em comparação com outros negócios e mais.

A seguir, vamos detalhar melhor cada maneira, ponto a ponto.

3.1 Cálculo de valuation por fluxo de caixa descontado

A modalidade de cálculo também é conhecida como valuation por renda.

Esse tipo de cálculo leva em conta os resultados financeiros da empresa em comparação aos riscos ao longo do tempo.

O principal objetivo desse método é fazer com que a empresa demonstre se consegue gerar lucro para seus sócios futuramente.

Por isso que esse método é mais indicado para as empresas que estão lucrando. É preciso possuir um histórico promissor para investimentos financeiros.

Esse cálculo é composto pelas seguintes etapas:

  • Estimativa do fluxo de caixa para os próximos anos;
  • Definição de uma taxa de desconto que considera o risco do negócio;
  • O valor atual aplicando a taxa de desconto.

3.2 Cálculo de valuation pelo mercado

Nesse método, o cálculo de valuation é feito considerando os negócios semelhantes do segmento em que a empresa atua.

Em outras palavras, a ideia é saber quanto vale a empresa em relação ao valor pago por uma empresa de mesmo segmento que já foi vendida.

Certamente, nesse cálculo deve-se considerar que as condições de mercado se mantiveram estáveis.

Essa é uma maneira mais simples de estimar o valor de uma empresa, embora não seja tão precisa.

3.3 Cálculo de valuation pelos ativos da empresa

Esse cálculo é indicado para empresas que não se encontram em uma boa performance financeira, mas ainda apresentam um patrimônio interessante.

Nesse cálculo são considerados os ativos da empresa, levando em conta seu patrimônio líquido.

Para encontrar esse valor é preciso diminuir os ativos da empresa dos passivos.

É importante lembrar que os ativos são todos aqueles bens, direitos e valores que a empresa tem domínio ou deve receber.

Assim, entram nessa conta o dinheiro em caixa, imóveis, máquinas, contas a receber.

Os passivos são todas as obrigações financeiras e dividendos. Nesse cálculo, estão a folha de pagamento dos funcionários, os empréstimos, aluguéis e impostos.

Dessa maneira, o valor da empresa será avaliado a partir das riquezas que ela acumula em determinado período. São descontadas dívidas e obrigações tributárias.

4. Use a tecnologia para o cálculo de valuation

Uma maneira precisa e otimizada de encontrar os valores do cálculo de valuation pode se dar com o uso de um software de gestão empresarial.

Por meio dele, é possível fazer e recolher os dados a respeito dos bens patrimoniais da empresa.

Por exemplo, realizar todo o controle financeiro. É possível, assim. detalhar informações de fluxo de caixa e estudar os dados com relatórios detalhados.

Assim, é possível ter maior facilidade e agilidade para realizar o cálculo de valuation.

Essas foram algumas informações sobre cálculo de valuation.

É importante sempre contar com empresa especializada para ajudar na implementação tecnológica no seu negócio.

Dessa maneira, é possível colher os resultados desejados e utilizar tecnologias que de fato trazem bons resultados para a empresa.

Quer conhecer sistemas tecnológicos para contabilidade da sua empresa?

Conheça a solução da Alterdata!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Dicas de Gestão

Como tornar os negócios mais sustentáveis?

3 Mins de leitura
Saiba como proteger o meio ambiente e as vantagens de utilizar práticas empresariais conscientes No atual cenário do planeta, retardar grandes impactos…
Dicas de Gestão

Tendências e inovações na comunicação empresarial

3 Mins de leitura
Na era digital, a comunicação empresarial desempenha um papel crucial na construção da reputação, no engajamento do público e no sucesso organizacional….
Dicas de GestãoeBook

Planejamento estratégico: como acelerar o crescimento da sua empresa?

1 Mins de leitura
Independentemente do ramo de atuação, empreendedores têm objetivos semelhantes. Um dos principais está relacionando ao crescimento do seu negócio. Afinal, o que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *