Estética

O que é preciso para abrir uma clínica de estética?

4 Mins de leitura

Você sabe o que é necessário para abrir uma clínica de estética? Essa pergunta é bastante importante. Sabemos que o início dos negócios não é fácil e realmente tudo parece complexo. Isso porque é necessário tomar muitas decisões sobre como iniciar as atividades, e ainda há uma série de documentações a serem resolvidas.

Em uma análise inicial, toda essa reflexão pode parecer trabalhosa. No entanto, ela é fundamental para garantir um bom planejamento de negócio e permitir que a empresa comece as suas atividades da forma mais eficiente possível. Com isso, torna-se possível garantir o crescimento da organização.

Toda essa questão mencionada também se aplica há diversos tipos de negócio, incluindo as estéticas e salões de beleza. Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que você vai precisar para abrir uma clínica de estética. Acompanhe a seguir.

O que é necessário para abrir uma clínica de estética?

Obtenção de alvarás e liberações

Abrir uma clínica de estética é burocrático, pois depende de algumas liberações e alvarás. Por esse motivo, podemos dizer que o primeiro passo para abrir uma clínica de estética é justamente obter essas operações por parte dos órgãos competentes. 

Em relação às clínicas de estética, primeiramente é necessário obter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão governamental vai ao estabelecimento com o objetivo de observar se ele tem estrutura adequada para o funcionamento. Nesse momento, a autarquia verifica se há, por exemplo, lavatório para higienizar as mãos após o atendimento de cada cliente, local adequado para descarte de materiais contaminados, etc. 

O esteticista também deve procurar a prefeitura para saber sobre a necessidade de outros alvarás ou licenças para funcionamento. Isso porque a legislação pode variar conforme cada município. 

Escolha dos móveis

abrir uma clínica de estética

A escolha dos móveis é outro detalhe, pois faz parte da estrutura física da clínica de estética. Deve-se escolher por móveis que sejam funcionais para o seu estabelecimento e que, ao mesmo tempo, valorizem a decoração local.

Essas questões são importantes, tanto para o esteticista quanto aos clientes. Caso os móveis sejam funcionais, isso facilita o trabalho dos empregados. Se a decoração for otimizada, contribui para otimizar a experiência do consumidor. 

Contratação de funcionários

Trata-se de outra questão fundamental para abrir uma clínica de estética de sucesso. Não é muito difícil explicar sobre a importância desse aspecto. Os funcionários serão o principal ativo no seu estabelecimento, pois eles serão os profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente. Por isso, sempre se deve buscar um time que se esforce ao máximo para ajudar o seu negócio a crescer e se destacar no mercado.

Nesse contexto, é fundamental priorizar a contratação de profissionais capacitados e experientes, pois eles estarão preparados para atender aos novos desafios desse importante mercado. 

Treinamento de equipes

Destacamos anteriormente sobre a importância dos funcionários para o crescimento dos negócios. Nesse contexto, é fundamental oferecer programas de treinamento e capacitação para deixar os profissionais mais qualificados para atender aos novos desafios do segmento das clínicas estéticas. 

Dessa maneira, os funcionários serão capazes de gerar mais valor ao mercado, com mais capacidade para ajudar o seu negócio a crescer. Além disso, programas de capacitação vão deixar os empregados prontos para atender seu público, o que favorecerá no aumento do número de vendas na sua empresa. 

Investimento em divulgação

O investimento em divulgação é outra questão fundamental para assegurar o sucesso da clínica de estética. Por meio dessa prática, o seu negócio vai se tornar mais conhecido, o que facilita sua tarefa de conquistar mais clientes e melhorar o resultado das vendas.

Existem diversas possibilidades de divulgar o seu negócio, seja no meio on-line ou off-line (anúncios no rádio, em jornais, etc.). O meio on-line apresenta a vantagem de ser mais acessível, pois a necessidade de investimentos financeiros é baixa.

Nesse contexto, sua empresa pode criar um blog, por exemplo, para produzir conteúdos relevantes ao seu público. Além disso, pode se desenvolver páginas nas redes sociais para apresentar as novidades da clínica de estética e divulgar as promoções. 

Contar com um sistema de gestão completo

Sabemos que há um grande volume de informações sobre empresas e seus diferentes setores. Nesse contexto, nem sempre é fácil ter conhecimento sobre as necessidades de cada segmento.

A boa notícia é que, por meio do sistema de gestão, como o da Alterdata, você terá profundo conhecimento sobre que acontece em diferentes setores da sua organização. Entre eles estão o segmento financeiro, contábil e também a área de estoque.

O entendimento sobre as necessidades desses setores vai te ajudar a ter uma visão ampla em relação ao seu empreendimento. Com isso, você terá mais segurança na tomada de decisões importantes, tornando-as mais assertivas.

Ao ter em mãos um sistema de gestão completo, como o da Alterdata, a sua empresa vai aproveitar os recursos financeiros da melhor forma possível, de modo a favorecer o crescimento do negócio. Vale destacar ainda que todas as informações estão centralizadas em um único local, o que facilita a visualização e análise. 

Como é possível perceber, para abrir uma clínica de estética de sucesso é necessário estar atento em relação a diferentes questões. Desse modo, você consegue assegurar que sua empresa comece as atividades de forma eficiente e bem desenvolvida no mercado.

Gostou deste conteúdo no qual destacamos o que é necessário para abrir uma clínica de estética? Confira outros artigos sobre salões de beleza e clínicas de estética que produzimos no blog da Alterdata. Desse modo, você vai ficar ainda mais informado sobre a temática. 

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Estética

Programa para gerenciar salão de beleza: 5 funções básicas

4 Mins de leitura
Otimização do fluxo de caixa e aprimoramento do relacionamento com o cliente são algumas funções desempenhadas pelo programa para gerenciar salão de beleza.
Estética

Como o sistema de gestão para salão de beleza pode te ajudar

4 Mins de leitura
O sistema de gestão para salão de beleza integra a sua operação de ponta a ponta, permitindo resultados cada vez melhores
Estética

Porque investir em software de gestão para salão de beleza?

4 Mins de leitura
Software de gestão para salão de beleza: o que você precisa saber sobre ele e como investir na solução certa para a realidade do seu negócio.

1 comentario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *