Petshop

Qual o melhor software para pet shop na gestão da sua loja?

4 Mins de leitura

Sabemos que o mercado de pet shop está em expansão. Portanto, escolher um ótimo software para pet shop é fundamental para garantir uma excelente gestão de negócio. Afinal, ele apresenta ótimas funcionalidades que permitem desenvolver o trabalho de uma maneira mais otimizada e estratégica.

Entretanto, sabemos que hoje no mercado existem diversas possibilidades em software para pet shop. Sendo assim, escolher o melhor acaba se tornando uma tarefa complexa.

Para ajudar nesta trajetória, elaboramos este conteúdo: com ele, você aprenderá como escolher o melhor software para a sua empresa. Vamos lá?

Confira quais são as principais funcionalidades do software para pet shop

Parra escolher o melhor software para pet shop é preciso avaliar a realidade da sua empresa: analise quais são os seus principais objetivos, quais são as suas necessidades e como um sistema poderia ajudar a otimizar a rotina, antecipar problemas e a tornar o dia a dia muito mais estratégico.

Liste todas essas necessidades e depois comece a pesquisar quais softwares podem ajudá-lo. Confira, a seguir, algumas funcionalidades muito importantes que você deve ter atenção.

Diferenciais tecnológicos

Entenda quais são os diferenciais tecnológicos do software. É muito importante que ele apresente gráficos precisos e atualizados, onde seja possível filtrar as informações por períodos para obter:

  • dados de vendas;
  • número de atendimentos prestados;
  • ticket médio;
  • horários em que ocorrem as movimentações;
  • dentre outros.

Acompanhar essa evolução (ou decréscimo) nas vendas sem precisar imprimir relatórios para comparar dados é fundamental para conferir onde a sua equipe está acertando e o que precisa ser aperfeiçoado.

Evolução Financeira

Sabemos que um dos maiores sucessos para que um pet shop tenha sucesso é ter uma ótima base financeira. Ter esse controle é essencial para que a sua marca apenas cresça na sua região.

Para isso, o software para pet shop precisa apresentar, de uma forma muito clara, quais são as despesas e receitas em um determinado período. Isso fica muito mais fácil ter uma visão analítica do seu negócio e, é claro, organizar a gestão financeira de uma forma tranquila e segura.

Acompanhamento de Lojas

Você tem mais de um pet shop ou pensa em expandir o seu negócio transformando a sua loja em uma franquia? Se sim, é importante conferir se o software permite monitorar e controlar as operações de cada uma das lojas da sua rede.

Existem softwares que permitem fazer a integração de uma forma descomplicada. Dessa maneira, é possível gerenciar (mesmo a distância) todo o estoque, as vendas, os clientes, o financeiro e muito mais. Além disso, é importante conseguir comparar os resultados de todas as lojas para criar um planejamento estratégico muito mais eficaz.

Suporte ao marketing

O sistema precisa oferecer um bom suporte ao marketing. É muito importante que ele permita cadastrar os seus clientes no banco de dados já em conformidade com às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para que você tenha um ótimo controle do seu público.

Melhor ainda se ele permitir enviar e-mail marketing de uma forma automática. Dessa maneira, você economiza com a agência de comunicação, pois, consegue enviar uma mala direta pelo próprio sistema.

Vendas e movimentos

É importante conseguir acompanhar todas as movimentações do seu pet shop por dia. Da mesma maneira, é preciso analisar as projeções de vendas por meio de gráficos e relatórios. Esse processo é bem importante para que você consiga aumentar as vendas, uma vez que é possível inserir esse estudo em apresentações ao seu time comercial.

Ao analisar essas informações com precisão e de uma forma visualmente fácil, é muito mais fácil mostrar para o time quais são os períodos sazonais, quais foram os dias de mais movimento, qual é a meta de vendas e muito mais. Além disso, isso torna muito mais fácil o processo de tomada de decisão estratégica, uma vez que você tem dados reais do seu negócio para decidir.

Pedido de compras

Convenhamos: entrar em contato com o fornecedor, solicitar orçamento, efetuar pagamento, combinar data de entrega, receber o material e enviar um feedback é um processo lento. Então, se o software para pet shop permitir enviar um pedido de compras seria maravilhoso, concorda?

Portanto, escolha um software que permita enviar o pedido de compras. Dessa forma, você envia por e-mail pelo sistema diretamente ao fornecedor. Isso faz com que a rotina do time seja muito mais otimizada. Além disso, você faz a baixa do pedido por meio da importação da nota fiscal eletrônica — que o fornecedor envia diretamente para o sistema.

Cobrança

Uma das principais dores de cabeça de qualquer empreendedor são as inadimplências. Afinal, elas podem prejudicar (e muito) o rumo dos negócios. Por isso, pense nesse critério na hora de abrir um pet shop e aposte em um software que permita realizar cobranças de uma forma segura, rápida e eficaz é muito importante.

O sistema pode apresentar, de uma forma simples, todas as pendências financeiras dos seus clientes. Dessa forma, fica mais fácil o time entrar em contato para realizar boas negociações e tentar reverter esse quadro.

Contas

É muito natural que as empresas tenham conta em mais de um banco. Sendo assim, controlar o que está no sistema e entrar, manualmente, em cada banco sempre que for necessário realizar uma conferência ou uma cobrança é trabalhoso, concorda?

Portanto, escolha um software que permita vincular as contas bancárias, possibilitando pagar e receber diretamente pelo sistema. Sendo assim, você concentra todos os valores que entram e saem no seu caixa, otimizando ainda mais a rotina financeira da sua empresa.

Avalie a reputação da empresa para escolher o melhor software para pet shop

Outro critério muito importante na hora de escolher qual é o melhor software para pet shop é avaliar a reputação da empresa. Conheça se é uma empresa reconhecida no mercado, de confiança e credibilidade.

Aproveite para conferir se há, no site da empresa, depoimentos de clientes que atestam a qualidade da marca; navegue pelas redes sociais para conferir como a empresa se relaciona com o público e (muito importante) confira se a empresa tem um blog atualizado com conteúdos ricos que ajudem e tirem as dúvidas dos seus clientes.

Isso porque a presença digital importa: se a empresa se preocupa em oferecer aos seus clientes uma ótima experiência on-line é sinônimo de confiança. Portanto, você pode ficar tranquilo que ela sempre oferecerá o suporte que você mais precisa.

Você gostou de aprender mais sobre qual é o melhor software para pet shop na gestão da sua loja? Se sim, aproveite para conhecer o software da Alterdata. Certamente, você vai se surpreender com tantos benefícios. Vamos lá?

370 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Petshop

Como usar o Instagram para vender mais no seu Pet Shop?

5 Mins de leitura
Quando o assunto é vendas, as redes sociais são excelentes ferramentas para o empreendedor. Segundo dados, 87% dos consumidores fazem suas compras…
PetshopVarejo

Como fazer seu Pet Shop aparecer no Google?

5 Mins de leitura
Você sabe o que deve fazer para o seu pet shop aparecer no Google? Venha conosco que apresentaremos as duas principais alternativas. Vamos lá?
Petshop

Agenda para Pet Shop: conheça a solução da Alterdata

6 Mins de leitura
Precisando de uma boa agenda para pet shop? Conheça o software da Alterdata e o que ele pode fazer para ajudá-lo a turbinar os negócios. Vamos lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *