A Black Friday é uma das principais datas do varejo e do atacado, ou seja, sua loja de material de construção deve participar. Ela, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, é uma ação promocional que oferece grandes descontos.
O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos, em alusão ao grande número de pessoas andando nas ruas para aproveitar as promoções do comércio da Filadélfia, em pleno feriado de Ação de Graças.
Em terras tupiniquins, a Black Friday deu seus primeiros passos em 2010. Naquele ano, somente alguns e-commerces participaram da ação. O sucesso foi tamanho que, nos anos seguintes, ganhou mais participantes, inclusive boa parte do varejo físico nacional.
Sua loja de material de construção não pode, em 2021, ficar de fora do circuito da Black Friday. Veja formas de aumentar suas vendas nessa época do ano!
1. Aproveite a Black Friday para dar descontos em dois tipos de produtos selecionados
O segredo é pensar de maneira estratégica. Já que a Black Friday é uma data importante para o varejo e o atacado, aproveite-a!
O desconto pode ser oferecido para dois tipos de produtos: os mais desejados pelos clientes e os que estão acumulando em seu estoque. Este último é o mais fácil de ser encontrado, bem como ter um desconto definido.
Defina a margem de desconto, tendo em mente que ela deve ser atraente para os dois lados. O cliente precisa ter a percepção de que fez uma boa compra e você tem que conseguir o retorno do valor investido nos produtos.
Ainda nesse aspecto, outro segredo é não tentar competir com a internet. Sabemos que os canais online têm maior artilharia para derrubar os preços, portanto, é fundamental escolher itens que são fortes na venda física.
Um dos seus diferenciais é o fato de o cliente pagar e sair com o produto em mãos, pois o e-commerce precisa de alguns dias para realizar a entrega.
2. Crie uma campanha de Black Friday e vista sua loja de material de construção
Já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? Pois é, de nada adiantará ter inúmeros descontos e não saber divulgá-los.
Uma das vantagens da loja de material de construção é o fato de estar em um ponto físico, então o cliente pode visitá-la. Aproveite para decorá-la com faixas, balões, cartazes e o que mais for preciso para chamar atenção.
Esse tipo de decoração deve ser estratégica, portanto, precisa aparecer desde a fachada até o interior da loja. Ponha uma tag nos produtos com desconto, mostrando o valor anterior e o atual.
Uma faixa em frente da loja é capaz de chamar muita atenção dos clientes, pois ela desperta a curiosidade e aquele pensamento ligado a “aproveitar o momento para conseguir bons preços nos itens desejados”. E isso pode ser feito gastando pouco (ou nada).
Algumas lojas clássicas do varejo brasileiro utilizam tecidos de TNT ou semelhantes nas fachadas, como se fossem grandes cortinas pretas, ocultando as ofertas apenas para quem entrar no espaço. A técnica é boa e destaca seu negócio.
3. Estenda a propaganda da Black Friday da sua loja de material de construção para outros canais
Decorou a fachada e o interior da sua loja de material de construção? Excelente, mas não podemos parar por aí.
É fundamental estender a propaganda sua Black Friday para outros canais. Aproveite para divulgar nas redes sociais, mantendo o conceito visual criado.
Puxe ainda uma lista de contato dos compradores para enviar uma mensagem por WhatsApp com um panfleto virtual da campanha. Informe-os, inclusive, antes da divulgação nas redes sociais, para proporcionar o sentimento de exclusividade.
Outra dica é levar parte do seu material para mais lojas, desde que não sejam concorrentes, e fazer permutas. Você deixa o material de divulgação nos balcões e leva os delas para a sua loja de material de construção.
4. Considere a experiência do cliente para obter sucesso na Black Friday
Por mais que a Black Friday seja uma data associada a preços baixos, isso jamais deve resumir a experiência dos seus clientes. É óbvio que o maior interesse deles é encontrar bons e reais descontos.
O fato é que não basta oferecê-los se, em troca, serão mal atendidos ou esperarão horas em uma fila. Isso significa que o preparo para a Black Friday envolve ainda uma boa reorganização da rotina da loja.
Prepare-se para atrair mais clientes, portanto, reforce sua equipe de vendas para que ninguém deixe de ser atendido. Garanta que a climatização estará adequada, o ambiente limpo e a comunicação visual bem posicionada.
Se você acredita que haverá longas filas, proporcione espaços com bancos, fichas de papel, além de café, água, chá ou o que desejar. Ofereça o conforto que você gostaria de receber.
5. Prepare a sua equipe para ser coerente com o conceito da Black Friday
E o preparo da equipe para a Black Friday? Basta informá-los sobre os descontos e está tudo certo? Não! É necessário alinhá-los com o conceito desta data.
A Black Friday atiça a disposição dos clientes, tornando-os dispostos a gastar. Entretanto, preços baixos não são sinônimo de vendas.
Os vendedores devem, portanto, ter uma boa argumentação, saber ouvir o cliente para encontrar necessidades e, consequentemente, oferecer itens adequados, além de negociar.
Outro ponto importante é que todos, sem exceção, devem ter na ponta da língua as informações sobre políticas de troca, passo a passo do pós-venda e os direitos dos clientes e da própria loja.
6. Utilize um sistema de gestão para otimizar as vendas da sua loja de material de construção na Black Friday
Como fazer tudo isso de maneira prática e objetiva? O segredo está no investimento em um bom sistema de gestão.
Esse tipo de software realiza diversas tarefas de forma automática, proporcionando tempo para investir em outras frentes da sua loja de materiais de construção, como a campanha de Black Friday.
Por meio dele, é possível obter dados de vendas, quantidade de atendimentos prestados, ticket médio e horários mais movimentados na loja. Dados como estes abrem um leque de opções para soluções.
Até o dia 26/11, a Alterdata estará em Black Friday. É a sua chance de adquirir, com desconto, um excelente sistema de gestão para sua loja de material de construção. Não deixe para depois a organização que você deseja desde sempre. Invista agora no seu software de automação.
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