ContabilidadeGestãoNegócios

5 técnicas para reduzir custos em tempos de crise

3 Mins de leitura

Reduzir custos de uma empresa e manter a seu funcionamento de maneira produtiva é uma das maiores preocupações das líderanças. Estrutura, mão de obra, softwares, são apenas alguns exemplos dos gastos que são necessários para manter um empreendimento de portas abertas.

Para enxugar gastos e investir naquilo que realmente importa para o crescimento da empresa, é necessário entender as necessidades primárias da mesma. Além disso, é preciso saber por onde começar a cortar as despesas.

Mas afinal, como fazer para reduzir os custos, sem prejudicar as operações?


Neste artigo, listamos algumas técnicas para você reduzir custos e motivar sua equipe em tempos de crise. Continue e leitura para saber mais.

A importância de aplicar estratégias para reduzir custos

Fazer o controle de gastos é imprescindível a gestão financeira de uma empresa, esteja ela em crise ou não.
Os custos para manter os seus negócios funcionando influencia diretamente, o preço de seus produtos e serviços. Sendo assim, esse valor pode acabar saindo maior do que o praticado por empresas do mesmo setor. Sem preço competitivo, e sem diferenciais, seus negócios correm sérios riscos de sobrevivência.


Em tempos de crise, fica ainda mais latente a necessidade de estar bem posicionada no mercado para conseguir sustentar a empresa e mantê-la funcionando, com perspectiva de crescimento.


Então, confira abaixo 5 técnicas essenciais que você precisa seguir reduzir custos em tempos de crise!

Fornecedores: escolha o melhor custo-benefício

Para reduzir os custos, o primeiro passo a ser dado é a análise dos fornecedores da sua empresa. É importante certifica-se de que os escolhidos são a melhor opção. Sendo assim, pesquise fornecedores que possuam bons preços.


No entanto, não se esqueça de conferir a qualidade da matéria-prima do produto para não ter problema com seus consumidores. O ideal se negocie com fornecedores para manter o mesmo tipo de produto com custos mais baixos para seu negócio, sem mexer na qualidade dele.

Esteja atento a novas tecnologias

Para se manter competitiva no mercado, sua empresa necessita dispor de boas ferramentas. Investir em novas tecnologias para melhorar o desempenho de processos, ajuda a reduzir custos a longo prazo. Um bom exemplo disso é a automação de processos internos e externos.


Além disso, contando com novas tecnologias, é possível criar novas soluções que ofereçam mais agilidade para seus colaboradores.  Desta forma, o desempenho da sua empresa certamente, terá melhor performance com um custo menor.

Motive sua equipe

Em períodos de crise, é comum que haja tensão e ansiedade entre os colaboradores pela incerteza quanto ao futuro do empreendimento.
Consequentemente, isso pode acarretar em uma desmotivação geral da equipe.


Entretanto, a posição da empresa diante dessa condição, pode mudar esse cenário. Nesses momentos, ter um plano de ação que envolva os colaboradores para ajudar o negócio a se reerguer é uma solução assertiva.

Para que esse planejamento dê certo, os colaboradores precisam se sentir parte relevante da empresa. Lembre-se que para ajuda a reduzir custos, é sempre melhor manter funcionários do que contratar novos.
Sendo assim, deixe claro seu reconhecimento pelos funcionários para incentivá-los. Pessoas se sentem mais motivadas a trabalhar por um negócio onde são valorizadas do que em ambientes de trabalho onde se sentem injustiçadas.

Terceirize atividades para reduzir custos

A terceirização de serviços é uma ótima opção para empresas que querem reduzir custos. Áreas como contabilidade, TI, limpeza, segurança, entre outras, são exemplos de setores que podem ser terceirizados.

Esse tipo de processo, além de contribuir para a cortar custos, também ajuda a agilizar a rotina dos profissionais da sua empresa que passam a ter mais tempo para se dedicar em outras atividades.

Outra vantagem da terceirização é que ela permite a adaptação do seu consumo de serviço às suas necessidades. Desta forma, é possível mensurar os custos quando os negócios aumentam ou diminuem de velocidade.

Faça campanhas de conscientização

Campanhas contra desperdício, geralmente trazem bons resultados quando o
assunto é redução de custos. Podemos citar como exemplo, incentivos para realizar economia no uso de papel para impressão e uso materiais descartáveis.

Outro ponto de reflexão para empresas que ainda trabalham no esquema 100% presencial é começar a introduzir o trabalho remoto. Com colaboradores em esquema home office, significa que sua empresa não precisará manter uma grande estrutura de trabalho.


Neste caso, não será necessário o gasto com:

 Água;
 Energia elétrica;
 Telefone;
 Internet;

Além de economizar com esses itens, a empresa também não precisa gastar com vale-transporte, já que o funcionário não precisará se deslocar até à empresa. Pode parecer que não, mas quando somando esses gastos, a economia é significativa.

A redução de custos nas empresas é um grande desafio, mas com boas práticas é possível supera-lo.

Quer entender um pouco mais sobre o Software Alterdata? Então fale com um dos nossos especialistas!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
Instagram Alterdata Contábil
183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Prazo do IR 2024 é prorrogado no Rio Grande do Sul

4 Mins de leitura
A Receita Federal prorrogou a entrega do Imposto de Renda e o pagamento de outros tributos da União para moradores do Rio…
Contabilidade

Confira o Passo a Passo para Declarar o IRPJ 2024

2 Mins de leitura
O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, mais conhecido pela sigla IRPJ, é uma modalidade de tributação aplicada às empresas brasileiras. A…
Gestão

Micro e Macroambientes: Pilares do Sucesso Empresarial

6 Mins de leitura
Entenda os conceitos e a importância da matriz SWOT para o crescimento do seu negócio No mundo dos negócios, entender o ambiente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *