Contabilidade

Ticket de clientes: veja como aumentá-lo

3 Mins de leitura

O ticket médio é um indicador de desempenho muito importante para os negócios, pois indica a média de valor que cada cliente está aderindo. Sabendo que este dado tem um impacto direto no faturamento dos escritórios, os contadores devem buscar maneiras de aumentar o ticket de seus clientes. 

Neste artigo, listamos alguns passos fundamentais para atingir este objetivo!

1. Tenha serviços personalizados

Ter uma cartela de serviços personalizados, são uma excelente forma de incentivar seus clientes a te contratarem mais de uma vez. Priorize e divulgue os serviços que normalmente tem mais procura, invista no seu diferencial e o divulgue nas redes sociais, e-mail marketing, mídia impressa e outras.

2. Cross-selling e up-selling

Estas duas estratégias se baseiam na oferta de serviços complementares ou mais caros aos clientes e podem ser utilizadas em qualquer área de venda, seja B2C ou B2B, on-line ou off-line. O importante é conhecer o serviço com o qual trabalha e saber o que está oferecendo para cada cliente. Por exemplo, quando um cliente fecha um contrato anual, você pode oferecer uma consultoria mensal sobre diferentes temas, para conscientizá-lo e fidelizá-lo ainda mais.

3. Pós-venda eficiente

Após a contratação do serviço, mantenha o contato frequente com o cliente. É importante mostrar que você se importa com a opinião e satisfação dele, pois assim você manterá uma relação próxima e não será apenas mais um que aparece apenas quando quer oferecer algo. A fidelização do cliente é tão ou até mais importante do que a contratação do serviço em si e precisa de máxima atenção para que você tenha ótimos resultados no aumento do ticket médio.

Ticket médio de clientes

4. Prospecção ativa 

Esta abordagem é bastante assertiva, nela o escritório não espera apenas o interesse do cliente em contratar, e sim, mantém contato direto de forma proativa. Usando conteúdos nas redes sociais para atrair, materiais ricos e nas ferramentas de CRM, você pode identificar oportunidades e oferecer seus serviços de forma personalizada, com base nos interesses de cada um.

Agora que você já ficou por dentro de algumas estratégias para aumentar o ticket médio dos clientes. Que tal ver o passo a passo de como organizar e colocar esse processo em prática? Confira! 

1. Analise seu histórico de clientes: para identificar quais serviços são mais contratados, quais te trazem mais retorno, quais tomam um tempo menor e quais precisam de mais atenção.

2. Mantenha contato com o cliente: liste seus clientes, por tempo de contrato, serviço e idade, assim, você saberá qual linguagem deve utilizar para manter uma comunicação mais assertiva, seja por meio das redes sociais, disparos de e-mails ou demais canais.

3. Ofereça vantagens: planos personalizados são sempre mais atrativos quando possuem benefícios para os clientes, como por exemplo: canal direto de contato, plataforma exclusiva para tirar dúvidas, consultoria mensal ou trimestral e mais. 

4. Use as ferramentas de CRM: para organizar seus dados e analisar o comportamento do cliente, pois essas informações o ajudarão a criar estratégias específicas e aumentar ainda mais o ticket médio do seu escritório.

Sabemos que existem muitas maneiras de aumentar o ticket dos clientes. No entanto, é preciso ter um equilíbrio e utilizar as estratégias corretas para não sobrecarregar o cliente e afastá-lo. Lembre-se que priorizar o atendimento humanizado é sempre uma excelente forma de manter um bom relacionamento com o cliente, para que assim, ele tenha mais confiança no seu trabalho, podendo contratá-lo mais vezes ou indicá-lo para pessoas próximas. 

Por isso, indicamos que você observe cada cliente e use as ferramentas a seu favor, isso aumentará as chances de sucesso e fidelização a longo prazo.

E agora que você já ficou por dentro desse conteúdo, solicite uma demonstração gratuita e entenda como o Software da Alterdata pode te ajudar neste processo! 

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Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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