Contabilidade

Business intelligence na contabilidade

3 Mins de leitura

A contabilidade é uma área que lida com uma grande quantidade de dados. Desde transações financeiras até informações sobre clientes e fornecedores, a contabilidade precisa lidar com uma grande variedade de informações para manter a empresa funcionando. 

Pensando nisso, o Business Intelligence (BI) se faz tão necessário!

O BI é uma ferramenta que ajuda a organizar e analisar dados, principalmente em grandes quantidades. Ele combina análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas e práticas recomendadas para ajudar as empresas a tomar decisões com mais assertividade. 

Business intelligence na prática 

Percebe-se que o business intelligence está fazendo a diferença quando a empresa começa a  possuir uma visão abrangente dos dados da organização e esses dados são usados para tomadas de decisões, gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às tendências de mercado.

BI na contabilidade

Permite que a contabilidade tenha uma visão mais ampla do negócio, ajudando a identificar tendências e padrões que podem ser usados para melhorar a tomada de decisões.

Outra forma de usar o BI pode ser usado na contabilidade, é para fazer a análise de dados financeiros. Com o BI, é possível analisar as despesas da empresa e identificar áreas onde é possível reduzir custos. Isso pode ajudar a empresa a melhorar sua rentabilidade e aumentar sua margem de lucro.

Além disso, o BI pode ser usado para monitorar o desempenho da empresa em tempo real. Com a análise de dados em tempo real, a contabilidade pode identificar problemas com mais agilidade e tomar as medidas necessárias para corrigi-las antes que se tornem uma questão muito maior.

Vimos que essa ferramenta pode ser uma grande aliada para melhorar a tomada de decisões e aumentar a eficiência do seu negócio. Mas você sabe como implementar o BI na contabilidade? Confira!

1. Saiba quais são as necessidades do seu negócio

Antes de implementá-lo, é importante que você entenda quais são as necessidades do seu negócio. O que você precisa saber para tomar decisões mais assertivas? Quais são as informações que vão ajudar a aumentar a eficiência do seu negócio? É importante que você  faça uma lista com as principais informações que seu negócio precisa, para então, começar a coletá-las.

2. Escolha o software com os recursos certos

Existem diversos softwares disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades. Por isso, é importante escolher um software com recursos que se adequem a necessidade do seu negócio. Leve em consideração o tamanho da sua empresa, número de funcionários, o volume de dados que você precisa analisar e o seu orçamento. Pesquise bastante antes de tomar uma decisão e solicite uma demonstração gratuita, para que possa conhecer por dentro da ferramenta antes de contratá-la. 

3. Treine a sua equipe

É primordial ter em mente que para implementar um software com BI no seu negócio, você precisará se organizar para treinar a equipe de como deve usá-lo. Por isso, é importante investir em treinamentos para que todos os colaboradores que vão utilizar a ferramenta saibam como extrair o máximo de informações dela. Além disso, é importante que todos estejam alinhados com as necessidades do negócio e saibam quais informações são relevantes.

4. Analise os dados

Com o software com BI implementado e uma equipe bem treinada, chega enfim a hora de começar a fazer a análise de dados. É importante utilizar os relatórios gerados pela ferramenta para identificar tendências, oportunidades e problemas.

5. Monitore os resultados

Por fim, é importante monitorar os resultados da implementação na contabilidade. Analise se as decisões tomadas com base nas informações geradas pelo software estão trazendo resultados positivos para o negócio. Caso contrário, faça ajustes e continue monitorando até encontrar a melhor estratégia.

Implementar o BI na contabilidade pode ser um grande desafio, mas com o software certo e a equipe treinada, é possível extrair o máximo de informações e aumentar a eficiência do seu negócio.

Utilizando este software poderoso de maneira assertiva, você poderá monitorar o desempenho da empresa em tempo real e identificar áreas onde é possível reduzir custos e aumentar a receita. 

Então agora que você já entendeu como o uso dessa ferramenta é fundamental, solicite uma demonstração gratuita e saiba como o Software Alterdata pode te ajudar neste processo!

Instagram Alterdata Contábil
183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Prazo do IR 2024 é prorrogado no Rio Grande do Sul

4 Mins de leitura
A Receita Federal prorrogou a entrega do Imposto de Renda e o pagamento de outros tributos da União para moradores do Rio…
Contabilidade

Confira o Passo a Passo para Declarar o IRPJ 2024

2 Mins de leitura
O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, mais conhecido pela sigla IRPJ, é uma modalidade de tributação aplicada às empresas brasileiras. A…
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *