Inteligência Fiscal

SIMPLES NACIONAL: redução do ICMS RJ

1 Mins de leitura

O Simples Nacional é um regime tributário que foi lançado em 2007 para facilitar a vida de micro e pequenas empresas.

O Secretário do Estado de Fazenda e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Resolução SEFAZ n° 224/2018 (DOE de 20.02.2018), altera a Parte III da Resolução SEFAZ n° 720/2014, que dispõe sobre o tratamento tributário aplicado aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, divulgando a redução de base de cálculo do ICMS para as empresas enquadradas no Simples Nacional, relativamente à faixa de receita bruta, acumulada nos 12 meses anteriores ao do período de apuração.   O Estado do Rio de Janeiro possibilita a redução do ICMS devido por tais empresas e, para tanto, estabelece a seguinte fórmula de ajuste do valor a ser recolhido, tendo em vista o disposto no artigo 18§ 20, da Lei Complementar n° 123/2006:  

((ALIQ1 – ALIQ2) x 100%) / ALÍQ1

Sendo assim, o contribuinte optante pelo Simples Nacional deverá apurar a alíquota efetiva na forma dos Anexos daLei Complementar n° 123/2006 e aplicar a fórmula acima a fim de obter o percentual de redução do ICMS a ser informado no preenchimento do PGDAS.    

Ainda tem dúvidas no assunto sobre o Simples Nacional ? Deixe nos comentários que vamos responder você.

Quer continuar aprendendo com os conteúdos da Alterdata? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as novidades por lá! Estamos no FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube!

Leia também: Simples Nacional: Declaração Mensal continua bloqueada

Fonte: https://goo.gl/8HQW7

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
122 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Inteligência Fiscal

Restituição do IR: confira as datas e regras para 2024

7 Mins de leitura
Quando o assunto é restituição do Imposto de Renda diversas perguntas vêm à mente. Afinal, como consultar? O que fazer para aumentar as minhas…
Inteligência Fiscal

Resumo - Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins

6 Mins de leitura
No julgamento do Recurso Extraordinário nº 574.706/PR, ocorrido em 15/03/2017, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria fixou a seguinte tese: “O…
Inteligência Fiscal

ECD: Escrituração Contábil Digital, veja detalhes da entrega

1 Mins de leitura
A Escrituração Contábil Digital (ECD) é uma obrigação que faz parte do projeto SPED e tem como objetivo substituir a escrituração tradicional…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *