A Papelaria Botafogo já utilizava o Shop da Alterdata e, em agosto, migrou para a Tray através do Muven. Após o tempo de adaptação, a atuação nos marketplaces tem possibilitado aumento na produtividade e resultados positivos. Conheça a trajetória do nosso relacionamento com cliente Papelaria Botafogo com o e-commerce, a necessidade de mudança de plataforma, o período de adaptação, os principais desafios e as principais conquistas.
A papelaria e o diferencial do atendimento no relacionamento com cliente
A Papelaria Botafogo é uma loja de bairro no Rio de Janeiro que surgiu como tal em 2003 e, atualmente, eles apostam no ramo artístico. Cláudio Lopes, dono da loja, apresenta: “A gente não é uma papelaria que vende só lápis e lapiseira ou uma papelaria de presente ou de escritório. A gente abandonou um pouco isso e foi para a parte artística, pintura, desenho”.
O principal diferencial da Papelaria Botafogo é o atendimento individualizado e personalizado. Cláudio conta que o pensamento é: “Isso não está vendendo porque não vende ou porque ninguém sabe apresentar o produto?”. Assim, a ideia é apostar nisso não só na loja física, mas também nas vendas pela a internet.
A relação com a internet e o relacionamento com cliente
Há mais ou menos 2 anos, a loja já trabalhava com presença na internet, principalmente no Instagram e no WhatsApp. Isso fez com que a transição exigida pela pandemia fosse feita de maneira rápida e foi o que permitiu que a loja fechasse no sábado e na segunda-feira já estivesse atendendo online.
A surpresa, na verdade, foi que as vendas dispararam: “No começo da pandemia, o meu movimento não caiu. A contrapartida que a gente teve, que é impressionante, é que a gente não estava preparado para o volume de vendas que aconteceu!”. Com o alto volume de pedidos, eles perceberam que não conseguiriam vender somente dessa forma e criaram o próprio site para atender online.
Porém, o volume nos meses de junho e julho também superou as expectativas e o site já não sustentava a quantidade de pedidos e vendas: “A gente precisava de uma plataforma em que a informação venha direto para a gente só imprimir o pedido, conferir e imprimir a nota. E foi quando a gente fez a transição”.
A implantação do sistema Alterdata – Muven – Tray
Diante dessa necessidade, a Papelaria Botafogo começou com o Muven para crescer ainda mais dentro do mundo das vendas online e potencializar os serviços oferecidos pelo Shop.
Cláudio conta que a mudança de domínio é uma situação que tem um impacto diferente a curto e a longo prazo. Para a Papelaria Botafogo não foi diferente: de um dia para o outro seus produtos não estavam mais como os primeiros nos buscadores, mas, com o tempo, foi possível se reestabelecer no mercado online.
Leonardo Sant’Anna, CEO da C2B, responsável pelo Muven, confirma que esse é um dos desafios da troca de domínio: “os robôs do Google são os responsáveis pelo relacionamento de seus produtos nas buscas da plataforma e precisam reaprender o caminho”.
Com quase quatro meses de utilização, Cláudio se adaptou bem aos marketplaces e conta que “o Muven ajuda muito nesse processo, ele faz esse meio campo da Alterdata com a Tray muito bem”. Ele pensa que todo mundo está aprendendo sobre esse mundo de vendas online e que ainda é preciso desenvolver mais possibilidades e otimizações, mas ressalta que o Muven está caminhando bem.
Cláudio ainda afirma que, se ficasse na plataforma anterior, provavelmente não teria tantos novos desafios e perguntas, mas também não veria os benefícios que apareceram. Ele destaca, como um dos principais benefícios, a alteração feita pelo Muven de enviar as notas fiscais direto do sistema Shop para o Mercado Livre.
Essa mudança fez com que ele ganhasse um tempo valioso, já que gastava em média 2 horas para fazer algo que agora é automático. E garante que “quanto mais rápido o seu sistema processa o pedido, mais pedidos você tem”. A automação apresentada pelo Muven em comunicação com o sistema da Alterdata e com a Tray é o que possibilita o aumento nas vendas pela otimização dos processos.
O Muven está dando certo?
Do ponto de vista estrutural, a adaptação foi boa da Papelaria Botafogo com o sistema do Muven e os resultados já voltaram ao bom patamar que estavam antes do processo inicial de adaptação. Cláudio conta que agora eles conseguem atuar em vários marketplaces e que a produtividade melhorou bastante.
Ele também afirma que para um bom resultado final, outros fatores estão inclusos, como o momento do mercado e os fornecedores, mas afirma que “a função do Muven não é melhorar o movimento, é melhorar a produtividade e isso conseguiu”. Ele diz que, “pensando em número de pedidos, antes, com 60 por dia a gente estava estrangulado. Hoje a gente está conseguindo fazer 120, 130 pedidos com uma certa tranquilidade” e confirma que isso só foi possível pelas facilidades do sistema.
Ele acredita que o sistema Alterdata – Muven – Tray, utilizado atualmente, vai possibilitar duplicar ou até triplicar o movimento. Mas ele também afirma que isso só vai acontecer aliado a uma rede de bom relacionamento com o cliente. Ele afirma que a internet deixa as coisas impessoais, então, é importante aliar o relacionamento a um bom sistema e alavancar ainda mais os resultados.
Venha multiplicar suas vendas com a gente!
Gostou de conhecer a parceria da Papelaria Botafogo com o Muven? Venha participar desse movimento também, entre em contato pelo nosso site: muven.com.br. Estamos te esperando!
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