Blog Alterdata
Menu
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Blog AlterdataBlog Alterdata
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
E-commerce: por que investir?

Ecommerce: Por que e quando investir?

  • 25 de junho de 2020
  • Leonardo Sant'Anna
  • Dicas de Gestão
  • 0
  • 0

Você já viu notícias sobre os números promissores do ecommerce no Brasil, certo?! Em sua grande maioria, são mostrados os números relativos ao crescimento do comércio eletrônico e como isso é animador para todas as empresas que já têm ou pretendem ter uma loja virtual.

Será que o mercado virtual realmente é tão promissor quanto parece? Esse é o futuro para o qual o comércio no geral está caminhando? Afinal, o que é esse tal de ecommerce?

Em nossa série de matérias aqui no blog da Alterdata, vamos aprofundar os conceitos e as ideias por trás do ecommerce. Nesse texto, você vai conhecer um pouco mais sobre esse mundo e decidir se já é a hora certa de investir em sua loja virtual. 

Ecommerce: uma breve definição

O nome ecommerce vem do inglês electronic commerce, que significa, ao pé da letra, comércio eletrônico. Se formos pensar de uma forma bem simples, ecommerce é exatamente isso: uma loja na internet.

Em uma loja física, seja ela na rua, um quiosque, uma loja de shopping, ou de qualquer outro tipo, temos os processos envolvidos durante a comercialização. De forma bastante simplificada, é preciso um local para expor os produtos, estoque, caixa, embalagem para armazenamento pós-venda, etc. No comércio eletrônico, ou ecommerce, sua loja tem essas mesmas características, mas de uma forma diferente. Olha só:

  • Uma página na internet para exibir seus produtos;
  • Todas as informações de estoque;
  • Uma página com as formas de pagamento aceitas;
  • O cálculo das formas de envio e valores de frete.

Os números do ecommerce

Na contramão da situação econômica do Brasil, o ecommerce apresenta crescimentos constantes ano após ano. Em 2019, segundo o relatório da NeoTrust 2ª Edição, o ecommerce brasileiro apresentou crescimento de 22,7%, faturando um total de R$ 75,1 bilhões em relação a 2018.

Mergulhando um pouco mais nesses números, eles representam um crescimento no número de pedidos de 18% em relação ao ano anterior. O ticket médio, ou seja, o valor médio de um pedido, teve um aumento de 2%, chegando aos R$ 430,00.

Quando olhamos esses números sob uma perspectiva regional, o panorama da divisão da quantidade de vendas no e-commerce brasileiro varia bastante. Enquanto o Sudeste dispara na frente como 66,2%, a região Norte vem no final da lista com 2%. O Sul apresenta 14,1%, ficando em segundo lugar, seguidos do Nordeste, com 11,9% e do Centro-Oeste, com 5,8%.

É natural observarmos a região sudeste com uma maior concentração das vendas, já que os habitantes da região apresentam maior poder aquisitivo estatístico. Porém, se olharmos apenas os números de maneira fria, esse dado não é tão óbvio: será que o consumidor da região Norte, por exemplo, compra no ecommerce do Sudeste porque a loja mais perto não vende pela internet? Ou ainda, olhando pelo lado do comerciante, será que a sua loja está deixando de vender para os clientes da sua cidade porque eles estão comprando os mesmos produtos em outros estabelecimentos que oferecem um canal de vendas na internet?

Pandemia! E agora?

O ano de 2020 trouxe uma situação nunca antes vista, uma pandemia de escala global que provocou a paralisação do comércio físico em todo o mundo. Os impactos são gigantescos e todos os setores sofrem repercussões disso, até o ecommerce.

Com grande parte das pessoas em casa e estabelecimentos fechados, a saída encontrada para consumir produtos e serviços foi a utilização dos meios digitais. É aí que entra o ecommerce, mostrando-se um grande aliado para consumidores e para os donos de negócio que precisavam encontrar formas de manter seus comércios vivos, mesmo com as suas portas físicas fechadas.

Segundo pesquisa realizada pela Compre&Confie e repercutida pelo Money Times, o setor de comércio eletrônico no Brasil cresceu 126,9% no mês de maio, o que representou 23,8 milhões de pedidos feitos nas plataformas digitais. O clube de futebol Ceará, por exemplo, inaugurou seu ecommerce em meio à pandemia e em apenas 3 dias faturou mais de R$ 1 milhão. Outro exemplo é o grupo Magazine Luiza, que viu seu valor de mercado ultrapassar o do Banco do Brasil devido ao crescimento de 70% de sua operação (5).

Seja o próximo case de sucesso

O momento é desafiador e o ecommerce é uma excelente oportunidade que se apresenta com ainda mais força agora. Vamos abordar esse tema em nossas matérias para cada vez mais adentrar nesse universo e ajudar você a conhecer mais detalhes dessa grande oportunidade.

Nós podemos te ajudar a fazer a abertura das portas que nunca se fecham na sua empresa: as portas digitais. Entre em contato conosco, venha multiplicar suas vendas. Estamos te esperando!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
  • 0
  • 0

#Ecommerce

  • Anterior
  • Próximo

Leonardo Sant'Anna

CEO - C2B Software

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Material do Mês

Contabilidade do Futuro

Recentes

  • [ E-book ] Como gerenciar uma loja de roupas: o guia completo
  • Qual o melhor software para pet shop?
  • DP 2021 : Atualizações importantes
  • Checklist do Departamento Pessoal: 14 obrigações em final/início de ano!
  • Está liberado o envio de eventos de Folha para o eSocial!

Autores

Renata SoaresRenata Soares
Dante BariniDante Barini
Laura MendesLaura Mendes
Guilherme SantosGuilherme Santos
Isabella LapaIsabella Lapa
Mariana da SilvaMariana da Silva
Marcus OliveiraMarcus Oliveira
Pollyana TiburcioPollyana Tiburcio
Marcella CastilhoMarcella Castilho
Joseph SpiegelJoseph Spiegel
Michel CoelhoMichel Coelho
Ladmir CarvalhoLadmir Carvalho
Edson LopesEdson Lopes
Rodrigo MendesRodrigo Mendes
Henrique RebelloHenrique Rebello

Tags

#contabilidade #Contador #coronavírus #DP #e-book #ERP #eSocial #FeitadeGente #gestão #LGPD #MarketingContábil #moda #PDV #petshop #restaurantes #supermercado #varejo Alterdata Alterdata Explica Alterdata Software Condomínios Contabilidade CRM DCTF Dicas de Gestão DIRF ebook ECD EFD Escritório Contábil eSocial FGTS Food Service Gestão Gestão Contábil Gestão de condomínios Gestão imobiliária ICMS Imposto de Renda Imóveis Inteligência Fiscal Ladmir Carvalho lgpd Simples Nacional Tecnologia
  • Contábil
  • Empresarial
  • Imobiliário
  • Nuvem

Sobre

Desde o início, sempre com soluções próprias, +400k sistemas em operação com facilidade, simplesmente porque acredita que ter bons produtos é fundamental, além do essencial, é ter um ótimo atendimento.

Conheça a Alterdata

Redes Socias

Atendimento

Comercial
Chat
Perto de Você
0800-704-1418

©1989 - 2020 - Alterdata Software - Direitos reservados.