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Pesquisa de clima organizacional: como aplicar na sua empresa

5 Mins de leitura

Sabia que o clima de qualquer ambiente de trabalho pode interferir na produtividade e na competitividade da empresa? É isso mesmo! Justamente por isso, é preciso ficar sempre atento à qualidade do relacionamento e à satisfação dos funcionários com o negócio. E isso pode ser feito por meio de pesquisas de clima organizacional, ferramentas importantíssimas para a gestão de pessoas! A pesquisa de clima organizacional é usada para avaliar como uma companhia vem sendo vista por seus funcionários, além de ainda oferecer insights valiosos sobre pontos que podem ser melhorados para construir uma empresa referência de mercado. Quer saber mais sobre esse recurso? Basta continuar com a leitura!

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Quando o ambiente de trabalho está realmente ruim, com pressão e rivalidade entre chefes e funcionários, não é nada difícil perceber que algo está errado, certo? No entanto, no dia a dia dos negócios, as insatisfações nem sempre são sentidas com tanta facilidade. Isso faz com que a companhia sequer perceba que o time não consegue alcançar sua produtividade máxima. Para evitar esse cenário, é importante fazer pesquisas de clima periodicamente!

Como o formulário é preenchido de forma anônima, os colaboradores se sentem mais à vontade para levantar pontos que precisam ser melhorados no ambiente a fim de trazer mais produtividade. Além disso, a pesquisa ainda traz outras vantagens, avaliando a gestão de lideranças, reduzindo burocracias e processos desnecessários, favorecendo a comunicação precisa, melhorando o pacote de benefícios oferecidos e equilibrando os salários de acordo com a oferta média do mercado.

Mas atenção: tudo isso só é possível, é claro, se os resultados desses estudos forem usados para criar um plano de ações para o negócio. Afinal, por mais que a pesquisa sirva como um diagnóstico claro da satisfação dos funcionários com a estrutura interna, ela não produz efeito sozinha! É preciso, assim, buscar soluções e colocá-las em prática para melhorar os resultados.

Quais pontos devem ser abordados?

São diversas as metodologias usadas por profissionais de RH para fazer esse tipo de pesquisa, sendo que cada uma se adapta melhor a um caso específico. No geral, é possível realizar a pesquisa de forma personalizada, abordando apenas os pontos relevantes para a empresa. No entanto, por serem essenciais para o entendimento do clima organizacional global, alguns temas costumam ser comuns à grande maioria das pesquisas. Veja!

Empresa

Tópico que serve para entender como a empresa é vista por seus colaboradores. Também pode ser usado para avaliar como os funcionários imaginam que a empresa é vista pelo público em geral.

Ambiente

Esse item avalia as condições físicas de uma empresa, desde a qualidade do mobiliário, passando pela limpeza até chegar ao alinhamento com as regras de segurança no trabalho.

Salário

Nesse ponto, a intenção é medir o nível de satisfação dos funcionários em relação ao valor pago mensalmente. Essa avaliação deve ser feita de acordo com a quantidade de tarefas que os colaboradores realizam, comparando com o restante do mercado e levando em consideração possíveis bonificações.

Benefícios

Aqui, avalia-se se os benefícios concedidos pela empresa estão dentro do esperado pelos funcionários.

Gestão

Serve como uma forma de feedback para a liderança e suas políticas de gestão. Nesse tópico são analisadas suas habilidades, competências, o apoio dado à equipe e sua postura ética.

Trabalho

Esse ponto estuda a quantidade de tarefas realizadas, o significado da função para o colaborador, bem como seus propósitos e horários.

Desenvolvimento

Nesse tópico, o funcionário informa se a empresa oferece oportunidades de crescimento e promove treinamentos para verificar se o aprendizado faz parte da cultura organizacional.

Comunicação

Verifica se os colaboradores contam com todas as informações de que precisam para efetuar seu trabalho adequadamente e se o time se sente livre para expor ideias e pensamentos.

Como aplicar uma pesquisa de forma eficiente?

Agora que você já está familiarizado com os tópicos que costumam fazer parte de uma pesquisa de clima organizacional, chega o momento de planejar sua execução. Para ajudar, criamos aqui um planejamento para que sua pesquisa seja feita de forma eficiente. Confira!

Levantamento de metas

Em um primeiro momento, a equipe responsável deve levantar com os gestores da empresa quais são as prioridades da pesquisa de clima e que tipo de informações precisam ser investigadas.

Escolha da metodologia

Depois, é preciso escolher quais perguntas devem entrar no questionário e qual metodologia será usada para avaliar os resultados. Se a empresa for muito grande, também vale a pena definir qual será a amostragem, já que pesquisas muito longas tendem a perder a relevância e podem gerar abandono.

Execução da pesquisa

A etapa de aplicação dos questionários para os funcionários pode ser feita de diversas formas, seja em formulários digitais ou em papel. De uma maneira ou de outra, é preciso se certificar que a pesquisa será anônima e definir o cronograma de divulgação dos resultados para passar confiança aos entrevistados.

Avaliação das respostas

Nesse momento, é feito o ranqueamento das informações de acordo com a metodologia previamente estabelecida. Os dados devem ser organizados em gráficos ou em algum outro formato de visualização fácil e colocados em relatórios para serem apresentados à chefia.

Divulgação dos resultados

Após a gerência da empresa tomar conhecimento sobre os resultados, é importante informar os funcionários sobre os dados obtidos. Se possível, crie grupos de discussão entre os entrevistados para, a partir das ideias dadas, criar planos de ação.

Mudanças em prática

Quando os resultados são divulgados, é hora de criar estratégias para melhorar os itens escolhidos, correto? Mas não basta teorizar sobre os problemas. É preciso agir! Cabe ao gestor, portanto, garantir que as práticas estão saindo do papel para que todo o esforço realizado na pesquisa não tenha sido em vão.

Como você viu, certificar-se de que seus funcionários estão satisfeitos com a empresa onde trabalham é mais que apenas desejar um ambiente mais harmonioso. Na verdade, envolve ter uma visão mais ampla de gestão, criando uma empresa inovadora e preocupada não só com resultados, mas também em ter uma imagem positiva perante a sociedade.

A pesquisa de clima pode ser uma ferramenta importantíssima para elevar a produtividade do negócio, melhorando a satisfação dos colaboradores e preparando a instituição para o futuro. No entanto, para que todos esses benefícios se tornem realidade, é essencial que suas informações sejam transformadas em atitudes! Por isso, comece a planejar sua pesquisa de clima organizacional o quanto antes e colha os frutos desse importante recurso para o desenvolvimento do negócio!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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