NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Inteligência Fiscal

Nova Forma de Fiscalização dos Estados (ONE + IoT)

1 Mins de leitura

Há mais de 10 anos o Fisco vem aprimorando novas formas de fiscalização das empresas.


Com a popularização da internet, as Fiscalizações físicas se tornaram digitais, utilizando programas de Inteligência Artificial.
Hoje temos o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), onde os contribuintes enviam as suas informações pela internet, diretamente ao Fisco.


As empresas emitem a Nota Fiscal eletrônica, arquivo digital que passa a integrar uma base digital em ambiente nacional, na mão do Fisco.
As transportadoras emitem o Conhecimento de Transporte eletrônico, também digital, no mesmo ambiente nacional. Após, é necessário emitir o Manifesto de Documento Fiscal eletrônico. Também no mesmo ambiente nacional.


A Empresa emitente da NF-e, fazendo sua própria entrega, com veículo próprio, também emite o MDF-e.

Banner eContador Alterdata


No MDF-e constam todos os dados necessários para que o Fisco Digital possa verificar as NF-es transportadas. Tudo isso de forma online.
Para os veículos transportadores que passam em qualquer um dos leitores de Rádio Frequência ou câmeras leitoras das placas do veiculo, o ONE (Operador Nacional dos Estados) disponibiliza as informações imediatamente ao Fisco interessado.


Esta implantação já está em funcionamento de norte a sul do país. Por isso, as empresas precisam tomar muito CUIDADO com as informações que estão cadastras em sua base de dados, por exemplo, com os códigos do NCM, SEST, peso unitário do produto, etc.
Desta forma, o Fisco Digital tem mais agilidade no controle das operações tributárias das empresas.

Gostou do conteúdo? Leia agora Tudo o que você precisa saber sobre o Livro Caixa Digital do Produtor Rural e a Declaração do Imposto de Renda

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
2 Artigos

Sobre o autor
Formado pela FGV-SP, professor de publicidade do Instituto Nobel de Tecnologia (SP Capital), Ex-Diretor Industrial da Brinquedos Estrela, palestrante sobre Fisco Digital para o CFC.
Artigos
Artigos relacionados
Inteligência Fiscal

Resumo - Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins

2 Mins de leitura
No julgamento do Recurso Extraordinário nº 574.706/PR, ocorrido em 15/03/2017, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria fixou a seguinte tese: “O ICMS não…
Inteligência Fiscal

Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins

16 Mins de leitura
Recurso Extraordinário nº 574.706/PR No julgamento do Recurso Extraordinário nº 574.706/PR, ocorrido em 15/03/2017, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria e nos termos…
Inteligência Fiscal

EFD-Reinf - Dispensa

2 Mins de leitura
As empresas obrigadas a apresentarem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) podem contar com novas orientações consolidadas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.