Entenda mais sobre o que é contabilidade online

Nos últimos anos, a digitalização dos documentos fiscais e a expansão da internet têm feito com que as empresas se preocupem ainda mais com inovação, trazendo para seu cotidiano inúmeros recursos tecnológicos.

O melhor de tudo é que essa decisão estratégica de usufruir dos benefícios proporcionados pela tecnologia não só gera ganho de produtividade como confere mais segurança aos processos — especialmente para a área contábil empresarial.

Mas você sabe o que é contabilidade online? Pois o post de hoje é inteiramente dedicado a esse assunto! Acompanhando os próximos tópicos, você entenderá de que esse recurso se trata, bem como conhecerá as vantagens de aderir a essa nova maneira de gerir a contabilidade de uma empresa. Curioso? Confira as informações a seguir!

O que é contabilidade online?

Quando ouvimos o termo contabilidade online, não é nada difícil perceber que estamos lidando com uma estratégia que envolve contabilidade, tecnologia e internet, certo? É, assim, uma maneira mais moderna de gerir a contabilidade de um negócio.

Temos, portanto, a junção de 2 importantes conceitos:

  1. contabilidade é a ciência que estuda e monitora o patrimônio da empresa, organizando todas as transações por ela realizadas, sendo indispensável para a boa gestão de qualquer negócio;
  2. online significa estar disponível na internet, em um ambiente virtual, podendo assim ser acessado a qualquer momento.

Emissor de NFe Koopon Alterdata - blog

Como a contabilidade online funciona?

Como mencionamos anteriormente, a contabilidade online está relacionada à gestão contábil de uma empresa por meio da rede mundial de computadores. Resumindo, a transformação digital permite que os procedimentos contábeis sejam executados de maneira automatizada, por meio da internet.

É importante frisar que diversas ações e tarefas podem ser realizadas por meio dessa ferramenta, como:

  • abertura, manutenção e encerramento da empresa;
  • emissão de nota fiscal eletrônica;
  • emissão de guias de recolhimento de impostos;
  • cálculo de impostos e contribuições sociais;
  • balanço patrimonial;
  • certidões negativas de débitos;
  • folha de pagamento de funcionários;
  • índices de rentabilidade.

Não custa lembrar que a gestão de empresas é uma tarefa bastante complexa, permeada de responsabilidades. E, pensando bem, a intensa movimentação financeira empresarial exige investimentos que garantam a segurança dos dados. Nesse contexto, por ter um controle mais amplo e rápido das informações com a contabilidade online, o gestor consegue manter sua empresa financeiramente saudável.

Além disso, graças à rotina intensa do meio corporativo, nem sempre é possível reunir gestores contábeis, administradores e colaboradores para ajustar e definir questões importantes para o funcionamento da empresa. Também por isso, a contabilidade online tem se destacado bastante, ganhando cada vez mais adeptos.

Quais são os maiores desafios desse modelo?

Por mais que a contabilidade online seja uma realidade no mercado atual, enfrenta desafios assim como o modelo tradicional. De modo geral, os gestores e administradores precisam avaliar com cuidado algumas questões antes de resolverem migrar de vez para esse modelo.

Preço

O grande mito gira em torno dos custos. Afinal, a contabilidade online é ou não mais barata que a contabilidade física? Essa dúvida surge por se saber que a contabilidade deve sempre vir acompanhada de qualidade. E, apesar de a automatização gerar diminuição de custos, é preciso avaliar que tipo de serviço está incluído ao contratar serviços de contabilidade online.

A verdade é que o serviço mais barato nem sempre é melhor. Existem empresas que, além da escrituração contábil, oferecem pacotes com assessoria jurídica, consultoria contábil e planejamento tributário, por exemplo. E tudo isso pode trazer vantagens expressivas ao empreendimento.

Comunicação

Além do mais, é preciso que a comunicação entre empresa e contador online seja eficaz, exatamente como aconteceria com um contador físico. Lembre-se de que a internet apenas facilita o processo. No entanto, sem um fluxo de informações adequado, o processo acaba se mostrando ineficaz.

É difícil trabalhar com a contabilidade online?

É mais que comum que novas tecnologias gerem receio naqueles profissionais que já estão habituados a exercer suas atividades de determinado jeito. Entretanto, é preciso ter em mente que a principal função da tecnologia é facilitar o dia a dia, seja em nossas vidas pessoais ou no trabalho.

Nesse contexto, é de se esperar que a contabilidade online cause certa insegurança a princípio, mas isso logo passa, uma vez que essa é uma estratégia bem simples de ser executada. A interatividade e a agilidade do sistema fazem com que os usuários aprendam rapidamente a manuseá-lo, dispensando treinamentos complexos demais ou conhecimentos muito específicos.

Passando a fase da hesitação, os profissionais descobrem que é possível visualizar, alterar e inserir dados e informações com agilidade e segurança, o que representa um grande ganho de produtividade, com uma significativa diminuição do tempo gasto com atividades meramente burocráticas.

Vale a pena migrar para esse sistema?

Mesmo depois de tudo o que foi dito, você ainda está em dúvida sobre as vantagens de migrar ou não para a contabilidade online? Então observe a seguir algumas das principais razões para apostar nessa ferramenta empresarial!

Ganho de eficiência e produtividade

Empresas que atuam em setores dinâmicos ou que movimentam grandes quantidades de dinheiro têm na contabilidade online a solução ideal, ganhando com ela produtividade e eficiência.

Com a migração, empreendedor e gestores passam a ter sempre à disposição todos os dados necessários para atuar estrategicamente, além de contar com uma equipe capaz de manter a organização dos processos e das informações contábeis do negócio.

Auxílio para a tomada de decisões

É fato: a contabilidade gera inúmeros dados que dão embasamento para a tomada de decisões empresariais. Com a automatização desses processos, os gestores passam a ter mais autonomia para focar em questões estratégicas sem perder controle e acesso a tais informações.

A partir daí, o dia a dia no setor de contabilidade se torna muito mais leve e produtivo. Como estão sempre atualizados sobre os dados contábeis e financeiros da empresa, os líderes têm melhores condições de adotar as estratégias adequadas, tomando decisões acertadas.

No post de hoje, você aprendeu o que é contabilidade online e conseguiu entender melhor como funciona essa tendência para a gestão contábil. Como pôde ver, essa é mais uma importante contribuição da tecnologia para o universo corporativo, devendo ser cuidadosamente avaliada por gestores e empreendedores que se preocupam em conquistar negócios eficientes, seguros e promissores.

Agora comente aqui e nos conte o que achou do post de hoje! Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Participe!

Related Posts

5 razões para usar um aplicativo na administração do...

Guia para integração da informação e melhoria da...

SPED Fiscal: como atender vários clientes com essa...

Comments

  • Dilson Machado
    16/10/2017 at 17:52

    Boa tarde!
    Sim, mais eu gostaria de saber mais como funciona na prática. Você teria um exemplo?

  • Marcelo
    17/10/2017 at 08:28

    Achei bastante interessante mas, qual solução que a Alterdata pode oferecer para inserir minha contabilidade neste contexro ?

    • Rodrigo Mendes
      26/10/2017 at 12:08

      Olá, Marcelo! Hoje contamos com o Pack UP. Você integra a contabilidade com o financeiro do seu cliente em tempo real, presta atendimento e rápido para clientes em qualquer local do Brasil, envia e recebe informações de forma centralizada e segura, reduz custos operacionais com impressões, ligações e locomoção. Você pode conhecer mais em https://www.alterdata.com.br/pack/contabilidade-online

  • Jhonata Leal
    19/10/2017 at 13:27

    Boa tarde. Ótimo artigo!

    Será que a pessoa que está planejando iniciar um escritório de contabilidade, teria mais vantagens inaugurando um “escritório virtual” usando as ferramentas da contabilidade online?

    • Rodrigo Mendes
      26/10/2017 at 12:05

      Com certeza, Jhonata! Ainda mais se souber como administrar a divulgação desse serviço. O online é o presente! Não podemos nos dar o luxo de perder tempo com formalidades presenciais.

  • Elizabete Adriano de Oliveira
    20/10/2017 at 17:41

    Boa tarde Sr. Rodrigo.

    Lendo seu post, percebemos que esse é um tema atual, o qual não podemos desconsiderar.
    A minha dúvida é: Caso haja algum episódio que resulte em perda dos dados armazenados na plataforma on line, como saberemos que consequencias isso pode nos trazer? Há alguma garantia ou reparação para esse tipo de situação previstos na adesão a este tipo de serviço?
    Essas e outras dúvidas é que nos deixa alertas quanto à tomada de decisão em aderir ou não a esse novo modelo.

    • Rodrigo Mendes
      26/10/2017 at 12:04

      Olá, Elizabete! Seu receio é muito compreensível. Um ponto muito importante na escolha de seu software é saber quais são os métodos para prevenção de perda de dados que a empresa lhe oferece. Aqui na Alterdata trabalhamos com backups em servidores no país e fora dele, com uma estrutura grande para atender a toda a demanda. Você pode saber mais em https://www.alterdata.com.br/pack/contabilidade-online

  • Elizabete Adriano de Oliveira
    20/10/2017 at 17:42

    Bom

    • Rodrigo Mendes
      26/10/2017 at 12:03

      😉

Deixe uma resposta