Contabilidade

Contabilidade especializada em youtubers: entenda como funciona

5 Mins de leitura

Com a internet, antigas formas de comunicação deixaram de ser únicas. Novas possibilidades surgem a todo o momento e, entre elas, a de criador de conteúdo independente vem se destacando. Sites como o YouTube possibilitam que pessoas de diversas origens passem a se comunicar com o mundo todo. E mais do que isso: ganhar dinheiro com a atividade. E se há dinheiro envolvido, como realizar a contabilidade para youtubers?

Primeiramente, é preciso entender a importância da profissionalização do youtuber. É ela que faz dessa atividade realmente um negócio. Dessa forma, a contabilidade para youtubers tem total relevância. Graças a ela, o criador de conteúdo que gera renda com a função pode prestar contas sobre suas movimentações financeiras e comprovar que atua de acordo com a lei.

E assim como todo negócio, para se organizar e reduzir o pagamento de tribustos eles precisam de uma contabilidade entendida no assunto. E é sobre isso vamos falar agora: explicar como você, contador, pode começar a trabalhar com esse universo. Vamos lá?

Contabilidade especializada para youtubers

Exemplos não faltam. Influenciadores como Felipe Neto e Whindersson Nunes superaram a marca de 40 milhões de seguidores. E isso faz com que cada conteúdo publicado por eles alcance um número de pessoas até maior do que de muitos programas tradicionais da TV brasileira.

Dessa forma, seria um desperdício não ganhar dinheiro com ações publicitárias devido a tamanha exposição, não concorda?

O YouTube recompensa os criadores de conteúdo que alcançam tamanha audiência com um programa chamado Adsense, monetizado pelo Google. Com ele, o anunciante paga para expor seus produtos ou serviços dentro das plataformas do Google. E entre elas está o YouTube. 

O Adsense distribui as propagandas dos anunciantes entre seus diferentes canais para expor os anúncios para o público. Consequentemente, se uma pessoa tem um canal com grande audiência, os anúncios da empresa que está anunciando com o Google podem acabar dentro do seu canal, possibilitando assim, o faturamento do youtuber com o Adsense.

Diante disso, a principal função de uma contabilidade para youtubers é o cuidado com as questões fiscais, contábeis e trabalhistas, além da previsão de redução de impostos e custos. O contador tem a responsabilidade de manter a empresa desse youtuber em dia com o governo, e isso pode iniciar justamente pelo processo de formalização da empresa.

Além disso, outro papel do contador é a consultoria tributária e empresarial, no que diz respeito a vários temas de gestão da empresa, como por exemplo a consultoria em precificação de produtos e serviços, a redução de custos, dicas de fluxo de caixa e muito mais.

A grande maioria dos youtubers paga mais impostos do que deveria — tudo isso graças a falta de uma contabilidade que entenda do processo de tributação.

Então, por esses e outros motivos, trabalhar de forma especializada com contabilidade para youtubers e apoiar na gestão tributária e na organização financeira desse negócio pode ser algo muito rentável.

Como funciona a tributação para youtubers?

contabilidade para youtubers

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que um youtuber nada mais é do que uma empresa tradicional. Ele pode até começar sozinho, como muitos empresários, mas em determinado momento vai precisar contratar funcionários para administrar sua agenda, editar e roteirizar vídeos, fazer contatos comerciais e muitas outras atividades, inclusive a de um contador!

Então, assim como uma empresa tradicional, para que seu cliente pague menos impostos, é preciso escolher o regime tributário correto. Ou seja, definir entre o simples nacional, o lucro presumido ou o lucro real. O youtuber que optar por trabalhar como pessoa física, está sujeito a uma carga tributária muito alta, veja:

  • Até 27,5% de imposto de renda (IR);
  • 20% de INSS autônomo.

Simples nacional para youtubers

O simples nacional para youtubers é uma ótima opção para pagar menos impostos, principalmente para quem está começando ou ainda não atingiu um grande faturamento.

Ele inicia com uma alíquota de 6% para o anexo III do simples nacional, que funciona para quem fatura até R$ 15.000,00 por mês. Essa alíquota vai aumentando de acordo com o crescimento do faturamento.

Lucro presumido para youtubers

A opção do lucro presumido para youtubers deve ser bem analisada antes de ser escolhida. Isso porque diferente do simples nacional, essa opção passa a ser vantajosa somente se atingir alguns critérios.

Dentre os fatores a serem analisados, temos o total do faturamento, o valor da compra de mercadorias, o valor total de despesas gerais, a folha de pagamento de funcionários e outros fatores que influenciam o todo.

O cálculo do lucro presumido é feito com base nas alíquotas de 13,33% a 16,33%, dependendo da cidade onde fica a empresa. Lembrando que o lucro presumido pode não ser tão interessante para quem está começando e ainda fatura pouco.

Tributação como MEI para youtubers

O MEI para youtuber é uma alternativa tributária para pagar menos impostos. Porém, assim como uma empresa convencional, o limite do faturamento mensal do MEI pode não ser o suficiente para youtubers, já que essa categoria de empresa só pode faturar, no máximo, até R$ 6.750,00 por mês.

6 dicas para abrir uma empresa para youtubers

O passo a passo para a abertura de uma empresa para youtubres é o mesmo que o de uma empresa tradicional. Apesar de variar de cidade para cidade, as etapas normalmente consistem em: 

  1. Solicitar a viabilidade na junta comercial;
  2. Preencher o DBE para pedir o CNPJ;
  3. Preencher a FCN integrando junta comercial e receita;
  4. Pagar as taxas;
  5. Assinar os documentos;
  6. Protocolar o processo de abertura.

Após a junta comercial analisar e aprovar o processo de abertura, será disponibilizado em ambiente online o contrato social e link para gerar o CNPJ na Receita federal.

Como funciona a contabilidade para youtubers?

Do ponto de vista legal, a contabilidade para youtubers é especialmente importante, ainda mais quando falamos de determinados produtores de conteúdo. Um canal ou youtuber pode estourar do nada e, com isso, aumentar seu faturamento vertiginosamente da noite para o dia. Sem uma assessoria correta, o youtuber pode enfrentar problemas sérios com o fisco no futuro.

Quem trabalha com temas mais polêmicos, como política e religião, também pode sofrer processos e ter dificuldades de explicar como funcionam suas entradas de dinheiro. Isso porque, além das ações publicitárias, doações costumam fazer parte do processo — o que deixa mais complexo os processos contábeis envolvidos.

Outro complicador é o caso da venda de produtos hospedados em plataformas digitais. Muitos youtubers optam por abrir e-commerces para revender produtos, o que exige uma nova categoria e até mesmo, em muitas vezes, uma nova empresa. Novamente, o papel da contabilidade para youtubers se mostra essencial para evitar grandes dores de cabeça.

Mas tendo em mente que um youtuber é uma empresa como outra qualquer, você não terá problemas para atender essa categoria de trabalho muito nova no mercado, mas que tem tudo para continuar crescendo e se aprimorando com o passar do tempo.  

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de conhecer os serviços da Alterdata. Saiba como podemos te ajudar a ter sucesso nas suas empreitadas contábeis conhecendo mais do nosso software!

Instagram Alterdata Contábil
Artigos relacionados
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…
Contabilidade

DIRF 2024 já tem data marcada

1 Mins de leitura
Quem pensou que não precisaria se preocupar com a DIRF 2024, se enganou. Após o anúncio de extinção em 2025, o prazo…
Contabilidade

Entrega da declaração do IR 2024 já tem data definida

1 Mins de leitura
E pra quem aguardava notícias sobre o IR 2024, a data de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física, foi anunciada: os…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *