ModaVarejo

Confira 7 dicas sobre como montar uma loja de sapatos

4 Mins de leitura

Você sabe como montar uma loja de sapatos? Essa pergunta é bastante pertinente, pois para montar um negócio desse segmento é necessário levar diversas questões em consideração. A montagem de uma loja de sapatos se torna ainda mais complicada quando não se tem apoio ou experiência no setor.

Nesse contexto, as empresas que seguem as melhores práticas conseguem aproveitar melhor os recursos disponíveis, conquistam mais clientes, aumentam o número de vendas e conseguem se destacar no mercado.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo vamos fornecer as melhores dicas que vão te ajudar a montar a sua loja de sapatos. Ao seguir, conheça as melhores práticas que irão destacar você neste segmento.

Como montar uma loja de sapatos?

Destacamos anteriormente que a montagem de uma loja de sapatos não é uma tarefa fácil, especialmente nos estágios iniciais. Isso porque, quando não se tem experiência no setor, fica complicado entender sobre as particularidades no mercado.

Essa questão dificulta ainda mais quando não há nenhum apoio para montar o empreendimento. Diferentes pessoas podem ter visões de mundo diversas, e essa questão pode abrir os horizontes para você montar a loja de sapatos da melhor forma possível.

Sabemos de todas essas dificuldades e, por isso, preparamos as dicas sobre como montar a loja de sapatos. Muitas das melhores práticas nas quais destacaremos logo abaixo estão relacionadas ao entendimento do seu público e as características específicas do seu mercado de atuação. Confira:

  1. Entendimento do público-alvo

O primeiro passo para saber como montar uma loja de sapatos eficiente no mercado é ter o entendimento das características do seu público-alvo. Nesse contexto, é fundamental verificar quais são os interesses, as necessidades, as dores e os objetivos dos clientes.

Com todo esse conhecimento torna-se possível entende como montar uma loja de sapatos que atenda aos interesses das pessoas. Mais indivíduos terão uma imagem positiva do seu negócio, o que vai ajudar a loja aumentar o número de vendas.

  1. Verificar os investimentos necessários

A verificação dos investimentos necessários é bastante relevante para o planejamento financeiro. Por isso, é fundamental verificar os gastos necessários. Entre os principais estão:

  • Compra ou aluguel do ponto comercial;

  • Compra de estoque;

  • Contratação de funcionários;

  • Despesas internas (água, luz, internet, etc.);

  • Taxas de regularização do negócio;

  • Preparação do ambiente (balcão de atendimento, vitrines, entre outros).

O entendimento dos custos vai te ajudar a verificar o quanto você vai precisar gastar. Assim, muito além de se preparar sobre como montar uma loja de sapatos, você estará pronto para investir nela. Além disso, você saberá aproveitar melhor os recursos financeiros disponíveis.

  1. Pesquisar por distribuidores

O próximo passo na hora de saber como montar uma loja de sapatos é procurar fornecedores. Não é segredo para ninguém que o preço dos produtos ofertados ao cliente é um fator muito importante na competitividade no negócio. Por isso, é fundamental fazer a pesquisa por distribuidores e priorizar aqueles que oferecem as melhores condições.

Uma ótima ideia é trabalhar com distribuidores atacadistas, pois a quantidade maior solicitada nos pedidos proporciona formas de pagamento e preços acessíveis. Com isso, a sua loja será capaz de repassar um preço mais atrativo ao consumidor, o que contribui para o aumento do número de vendas.

  1. Escolha da localização

A localização é outro fator fundamental para a montagem da loja de sapatos. Nesse momento é importante dar preferência para regiões centrais, pois apresentam mais linhas de ônibus e oferecem uma melhor infra-estrutura. Além disso, tratam-se de regiões mais acessíveis para as pessoas, ou seja, elas terão mais facilidade para chegar no seu estabelecimento.

Vale destacar ainda que as regiões centrais também costumam ser mais movimentadas, o que contribui para aumentar o número de pessoas interessadas em conhecer a sua loja e, posteriormente, comprá-la.

  1. Busca por espaços de estoque

como montar uma loja de sapatos

Também é importante planejar os espaços a serem destinados para o estoque dos produtos das lojas de sapatos. Eles precisam ser colocados em locais estratégicos e devem ser encontrados com facilidade para os profissionais da loja conseguirem encontrar cada produto rapidamente quando for necessário.

  1. Contratação de profissionais experientes

A contratação de profissionais experientes é outro passo fundamental que vai ajudar uma loja de sapatos de sucesso. Isso porque, eles conhecem os desafios do mercado. Além disso, também vão ter o conhecimento em relação às características dos clientes e saberão atendê-los.

Profissionais com mais experiência tendem a ter mais habilidades com vendas e estão mais preparados para resolver diferentes desafios relacionados ao seu negócio.

  1. Investimentos em marketing digital

Por fim, na sua saga sobre como montar uma loja de sapatos, saiba que a comunicação faz parte fundamental do negócio. Os investimentos em marketing digital são um dos principais segredos para a montagem de uma loja de sapatos de sucesso. Por meio dessa prática, torna-se possível divulgar melhor o seu empreendimento e ter uma imagem positiva por parte dos clientes.

Nesse contexto é bastante válido investir em um site ou blog. Aproveite as páginas para publicar conteúdos que sejam relevantes para as pessoas e ajudem a resolver as dúvidas dos consumidores.

Também é importante apostar nas redes sociais, pois são ótimos canais pelos quais você pode atender potenciais consumidores e divulgar as promoções e novidades do seu estabelecimento. Não há, porém, uma rede social que seja ideal para o seu estabelecimento. Isso porque a escolha das melhores páginas para concentrar as suas ações nas redes sociais vai variar conforme as características do seu público.

Como é possível perceber, existem diversos fatores que contribuem para a montagem de uma loja de sapatos de sucesso. Por esse motivo, procuramos apresentar para você as melhores dicas para te ajudar nesse importante momento da sua jornada empreendedora. Ao aplicar as práticas que sugerimos neste conteúdo torna-se possível otimizar o crescimento do seu negócio.

Este conteúdo no qual abordamos as melhores práticas sobre como montar uma loja de sapatos foi útil para você? Confira aqui no blog da Alterdata outras dicas imperdíveis que vão ajudar o seu estabelecimento a se destacar no mercado.

60 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *