Estética

Como montar um salão de beleza em um espaço pequeno?

5 Mins de leitura

Se você tem o grande sonho de se tornar um empreendedor na área da beleza, precisa conferir as nossas dicas sobre como montar um salão de beleza em um espaço pequeno. Afinal, um ambiente limitado exige maneiras criativas para driblar a falta de espaço, certo?

No entanto, a notícia boa é que existem diversas alternativas interessantes na hora de aprender como montar um salão de beleza, tendo um espaço pequeno como base. Venha conosco e confira algumas ideias interessantes para apostar. Vamos lá?

Aposte no poder dos espelhos

Os espelhos são peças-chave quando o assunto é ampliar o espaço. Afinal, eles promovem essa sensação de amplitude, fazendo com que o ambiente pequeno pareça maior. Além disso, eles são objetos atemporais, ou seja, combinam com todos os estilos decorativos — desde os mais tradicionais aos mais modernos.

Os espelhos criam um ambiente mais harmônico e versátil. Além do mais, não podemos deixar de citar: eles são perfeitos quando o assunto é beleza, concorda? Afinal, é uma maneira do seu cliente se olhar e se sentir ainda mais lindo com as soluções apresentadas pelo seu salão — seja um corte de cabelo, pintura de unhas ou até mesmo após uma massagem relaxante.

Invista nos móveis sob medida

Se você tiver a oportunidade, contratar um arquiteto ou um designer de interiores é a sacada mais inteligente para aproveitar bem os espaços. Afinal, esses profissionais trabalham com projetos de móveis sob medida.

Dessa forma, o profissional estuda o ambiente, entende quais são as suas reais necessidades e elabora um projeto realmente personalizado. Assim, fica mais fácil aproveitar cada canto do espaço e usá-lo em favor dos seus objetivos.

Sendo assim, os móveis modulares são importantes porque se encaixam e se adaptam bem conforme as suas necessidades. Então, avalie bem essa alternativa na hora de estudar como montar um salão de beleza em um espaço pequeno, está bem?

Tenha uma boa gestão estratégica

O ambiente pequeno exige menos pessoas dentro do salão. Então, saiba que você precisa ter um agenda muito bem administrada, pois não será legal amontoar muitas pessoas no mesmo horário, concorda? Então, o grande segredo é contar com a ajuda de profissionais realmente qualificados — principalmente quando o assunto é atendimento ao público.

Dessa maneira, ao promover uma gestão estratégica, você atende bem o seu cliente, fazendo com que ele se sinta especial no ambiente pequeno. Assim, as chances de ele indicar o seu salão aos seus amigos e familiares são muito grandes — aumentando, assim, as possibilidades de conquistar uma boa clientela e garantir a lucratividade dos negócios.

Tenha serviços de qualidade

Outro segredo para se destacar da concorrência e conquistar um bom público para o seu salão (e que você realmente precisa pensar na hora de aprender como montar um salão de beleza) é investir em serviços de qualidade.

Afinal, quando você atende bem o público, oferecendo bons diferenciais junto a um atendimento exclusivo, certamente o cliente não se importará se você tem um espaço pequeno ou se ele ocupa uma quadra inteira, concorda?

Dessa maneira, ter um bom atendimento e oferecer serviços de qualidade fará com que o cliente se sina especial naquele ambiente. Além disso, é a oportunidade ideal para você cobrar mais caro pela exclusividade e garantir boas oportunidades de negócio.

Mantenha o ambiente sempre bem organizado

Quando as coisas estão fora do lugar em um espaço pequeno (por mínimas que sejam), já proporcionam um aspecto de desorganização, concorda? Por isso, mantenha sempre o espaço muito bem organizado.

Os equipamentos precisam estar sempre limpos, higienizados, o estoque organizado e cada material precisa estar no devido lugar. Use os produtos, limpe-os e os guarde de forma imediata após o uso. Aqui, é bem importante que a sua equipe entenda essa importância e te ajude a criar essa cultura de organização.

Além disso, quando falamos em produtos, outro ponto que merece a sua atenção é sobre a sua exposição. Por isso, exponha sempre os seus produtos de forma estratégica — principalmente se há a possibilidade de vendê-los.

Isso facilita que os clientes visualizem os produtos com facilidade e se interessem em saber mais sobre eles. Assim, aumenta a lucratividade do negócio com a venda de mercadorias.

Tenha um bom projeto de decoração

Quando falamos em projeto de decoração na hora de saber como montar um salão de beleza em um espaço pequeno, saiba que o mais importante é que ele tenha uma personalidade única e marcante. Nesse sentido, é importante ressaltar: lembre-se de que menos é mais.

Ou seja, não precisa investir em diversas peças decorativas e tornar o ambiente pesado. Crie uma decoração minimalista e os próprios móveis e materiais já podem servir como objetos decorativos.

O mais importante é que a decoração seja funcional, pois o espaço é pequeno. Por exemplo, no mezanino, o bule de café e as xícaras já podem ser decorativas.

Portanto, saiba que não é necessário investir em peças de arte chiques e quadros expansivos. Use a criatividade para criar um ambiente aconchegante e bem decorado.

Invista em uma boa iluminação

Um bom projeto de iluminação é importante na hora de estudar como montar um salão de beleza em um espaço pequeno. Inclusive, as luzes, quando bem posicionadas, tornam-se ótimos objetos decorativos.

Como você precisa de uma boa luminosidade para atender bem o seu cliente, aposte em uma iluminação fria (branca). Assim, o ambiente fica mais claro e há uma sensação de amplitude. Isso deixa os seus clientes mais confortáveis e ainda contribui para que os profissionais realizem um excelente trabalho.

Crie um ambiente aconchegante: uma das principais dicas sobre como montar um salão de beleza em um espaço pequeno

Criar um ambiente aconchegante, como já citamos neste conteúdo, é essencial para fazer com que o seu cliente retorne ao salão. Confira algumas dicas para promover mais bem-estar para o seu público:

  • tenha um ambiente bem ventilado para que o ar circule livremente e se renove pelo espaço;
  • ofereça café, chá, água, biscoitos e outras guloseimas para deixar o seu cliente mais confortável;
  • tenha um bom controle de estoque para não faltar nenhum produto;
  • invista em cadeiras extremamente confortáveis para que ele se sinta bem naquele espaço pequeno;
  • tenha atenção com a música ambiente, para criar um clima acolhedor;
  • e muito mais.

Capriche na fachada

Na hora de saber como montar um salão de beleza em um espaço pequeno, saiba que a identidade visual do seu negócio importa (e muito) para transmitir a mensagem desejada ao seu público.

Então, capriche na fachada do estabelecimento. Afinal, ela é um dos seus maiores cartões de visita. Assim, utilize cores chamativas e impactantes, de acordo com os objetivos da sua marca.

A fachada do salão de beleza precisa estar sempre limpa, bem preservada, bem iluminada e com destaques que chamem a atenção do seu público.

Assim, todas as pessoas que passarem na frente do seu salão, ficarão curiosas por saber mais sobre os seus serviços. Dessa maneira, é uma ótima alternativa para captar mais clientes e tornar a sua marca cada vez mais conhecida na região.

Gostou de aprender mais sobre como montar um salão de beleza em um espaço pequeno? Se sim, aproveite e leia também: ideias para salão de beleza: 7 promoções para faturar mais. Boa leitura!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Estética

Programa para gerenciar salão de beleza: 5 funções básicas

4 Mins de leitura
Otimização do fluxo de caixa e aprimoramento do relacionamento com o cliente são algumas funções desempenhadas pelo programa para gerenciar salão de beleza.
Estética

Como o sistema de gestão para salão de beleza pode te ajudar

4 Mins de leitura
O sistema de gestão para salão de beleza integra a sua operação de ponta a ponta, permitindo resultados cada vez melhores
Estética

Porque investir em software de gestão para salão de beleza?

4 Mins de leitura
Software de gestão para salão de beleza: o que você precisa saber sobre ele e como investir na solução certa para a realidade do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *