NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Varejo

O passo a passo de como montar um negócio

5 Mins de leitura

É sempre bom ter uma ideia para um novo negócio. Afinal, todas as grandes empresas começaram com uma boa ideia. Mas ter uma ideia não quer dizer saber como montar um negócio.

Montar um negócio exige planejamento, estratégia e ação. Pensando nisso, vamos falar hoje sobre como você pode tirar suas ideias do papel. Continue sua leitura para saber mais!

Como montar um negócio: os primeiros passos

Para saber como montar um negócio, é preciso saber também que há uma parte burocrática no processo. Em alguns casos, essa parte se resume a preencher alguns formulários online. Em outros, pode ser um processo que dura meses e muitas viagens à prefeitura.

Por isso, o primeiro passo de todos é fazer sua pesquisa. Para esse tipo de negócio que você quer abrir, quais são os requisitos necessários?

O primeiro item de que toda empresa precisa é um CNPJ. Mas para ter esse CNPJ, é preciso decidir qual será seu regime tributário e CNAE. Saiba mais a seguir:

Escolha um regime tributário

O regime tributário se refere às leis que regulamentam a tributação de uma empresa. Ele diz respeito ao imposto de renda e à contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). Cada regime tem uma porcentagem a ser paga, com base em suas regras. Veja abaixo quais são eles:

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime para empresas de micro e pequeno porte. Nesse regime, todo o processo é simplificado, inclusive a tributação.

Lucro Presumido

Nesse regime, o imposto de renda e a CSLL são baseados em um percentual do lucro da empresa. Esse percentual é fixo e determinado previamente pela lei.

Lucro real

Toda empresa com lucros anuais acima de 78 milhões deve estar sob esse regime. Além disso, algumas atividades empresariais também sempre ficam nessa classificação. É o caso de bancos, cooperativas de crédito e empresas que começaram com investimento vindo do exterior.

Esse é um resumo rápido sobre os regimes tributários. Para escolher um, é preciso pesquisar. Também recomenda-se buscar ajuda de um contador, que pode guia-lo nesse momento. Ajuda profissional é essencial para quem não sabe como montar um negócio.

Escolha uma CNAE

CNAE é uma sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Essa classificação padroniza, em todo o país, os códigos referentes à diferentes atividades econômicas. É isso que delimita a qual ramo sua empresa pertence.

Escolher o CNAE pode ser tão complicado quanto escolher um regime tributário. Isso porque existem muitas classificações, e muitos parecem semelhantes. Por isso, tenha calma ao fazer a escolha e procure um profissional para auxiliá-lo.

Depois desses primeiros passos, você vai registrar sua empresa junto aos órgãos competentes. E, ao final do processo, vai receber o seu CNPJ. Então, oficialmente, você já vai ter uma empresa!

Como montar um negócio: planejamento estratégico

Os próximos passos de como montar um negócio são todos referentes à mesma palavra: planejamento. Sem um bom planejamento, quase nenhuma empresa sai do papel. E, se conseguir sair, não sobrevive muito tempo no mercado.

Quando falamos de planejamento estratégico, estamos falando de um plano detalhado. Além disso, também precisa ser um plano descrito, e não apenas pensado. Por isso, pegue seu papel e caneta, ou seu documento online, e se faça essas perguntas:

Qual é seu orçamento?

Afinal, toda empresa precisa de um orçamento inicial. Ele nem sempre precisa ser alto, mas você precisa de uma quantia para começar.

Qual é o seu ramo?

Saber seu ramo não é importante apenas para escolher um CNAE. Isso faz toda a diferença na hora de fazer um planejamento estratégico. Saber seu ramo significa conhecer o mercado em que você está entrando.

Quem são seus concorrentes?

No seu mercado de atuação, quem está fazendo um trabalho semelhante? Ou quem está oferecendo o mesmo tipo de produto? Sabendo disso, você pode coletar ideias e gerar novas soluções. E também pode descobrir quais são os diferenciais da sua empresa.

Quem são seus clientes?

Conhecer seu público-alvo é necessário para ter sucesso em qualquer ramo. Eles são solteiros ou casados? Homens ou mulheres? Com ou sem filhos? Onde moram? O que costumam comprar?

Quem são seus parceiros?

Fornecedores e parceiros vão ser uma grande parte da sua empresa. Antes mesmo de criar a empresa, é preciso ter uma ideia de quem serão essas pessoas. Assim, na hora de comprar mercadorias, você já sabe para onde ir.

Quais são suas metas?

As metas são o que mantém a empresa crescendo. Por isso, seja bastante detalhista com suas metas. Não pense apenas em grandes objetivos, mas em objetivos pequenos também. Assim, será possível bater metas em todas as etapas de crescimento da empresa.

Como montar um negócio: loja física e loja virtual

Com um planejamento feito, os próximos passos para montar seu negócio serão mais simples. Isso não quer dizer, no entanto, que não exijam pesquisa e dedicação. Por exemplo, a parte de montar a empresa, de fato, pode gerar muitas questões.

Veja abaixo algumas dicas para fazer isso:

Decida entre o físico e o virtual

Algumas empresas podem funcionar dos dois modos. Um restaurante com delivery, por exemplo, ou uma loja que também tem e-commerce. Mas você pode preferir se ater a um dos modelos no início, e expandir para o outro depois.

Escolha a melhor localização

Para uma loja física, isso significa descobrir o melhor ponto em sua cidade. Onde existem menos concorrentes? Quais lugares seu público-alvo frequenta? Onde se negócio tem mais chances de ser visto?

Já em uma loja virtual, isso significa escolher uma hospedagem ideal. Pesquise as opções oferecidas e descubra qual tem mais a ver com seu negócio e suas metas.

Invista na identidade visual

Você sabe o que é identidade visual? São todos os elementos visíveis que identificam sua marca. As cores que você utiliza, os desenhos e formatos que a representam e mesmo as fontes utilizadas.

Esses detalhes fazem diferença tanto em uma loja física quanto em uma loja virtual. Eles passam uma imagem de organização e coesão. Além disso, ajudam os clientes a se lembrarem da sua empresa.

Comece a contratar

Quando pensamos em como montar um negócio, as contratações podem não parecer tão importantes. Afinal, é só contratar profissionais com as habilidades necessárias, não é mesmo? Na verdade, esse pensamento leva muitas novas empresas ao fracasso.

É preciso se dedicar para encontrar profissionais que não apenas tenham habilidades, mas se adequem ao cargo. Que saibam trabalhar em equipe, que entendam a cultura da empresa e que tenham valores congruentes. Isso é ainda mais importante do que ter um bom currículo.

Como montar um negócio: estratégias de marketing

O último passo para montar um negócio é definir uma boa estratégia de marketing. Como sua empresa será divulgada? Para montar uma estratégia eficiente, pense nos seguintes pontos:

  • Busque por meios de divulgação que atinjam seu público-alvo;
  • Utilize as redes sociais para se conectar – afinal, seus clientes provavelmente as utilizam;
  • Seja coerente com a identidade visual no marketing, também;
  • Construa um relacionamento positivo com os clientes para fideliza-los e garantir indicações.

Essas foram algumas dicas importantes de como montar um negócio. Seguindo esses passos, você pode começar sua empresa e impulsionar seu crescimento.

Depois de fazer isso, acompanhe os resultados com regularidade. Está tudo indo como planejado? Se não, o que pode ser melhorado? Se sim, quais são as próximas metas?

Muitas vezes, monitorar o progresso da empresa pode ser difícil. Por isso, é preciso um bom sistema que o ajude a entender o funcionamento e os resultados de cada setor. Um bom sistema de ERP é seu melhor amigo nesses momentos.

E a Alterdata tem o ERP ideal para sua empresa. O ERP for ME é voltado para negócios que estão começando e cresce junto com sua empresa. Acesse nosso site e saiba mais!

190 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
GestãoVarejo

Qual o melhor software de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Sabia que o ERP for ME é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas? Venha conosco e entenda mais sobre ele agora mesmo!
ERPVarejo

Descubra o ERP for Me, o ERP para pequenas empresas

5 Mins de leitura
Você é MEI, ME ou tem um pequeno negócio? Ter um ERP para pequenas empresas pode ser fundamental para seu sucesso. Conheça o ERP for Me!
SupermercadoVarejo

Sistema para supermercado: como escolher?

5 Mins de leitura
Veja um passo a passo sobre como escolher sistema para supermercado e não errar no momento da contratação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.