Uma demanda muito comum no dia a dia de um escritório de contabilidade é a realização de propostas de serviços contábeis. O problema é que, muitas vezes, essa proposta acaba não correspondendo à realidade. Isso acontece tanto porque os profissionais da área nem sempre sabem precificar os serviços que prestam como porque os clientes têm uma visão errada sobre o assunto.
Essa confusão se deve principalmente ao fato de o serviço Contábil não ter uma padronização para os valores cobrados. É impossível, portanto, simplesmente consultar uma tabela fixa para estabelecer o valor cobrado dos clientes. A grande questão que surge aí é: como elaborar uma proposta de honorários adequada? Pois é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo!
Nos próximos tópicos, você entenderá o que precisa considerar nesse processo e de que forma ter mais eficiência ao precificar seus serviços. Quer saber mais? Acompanhe!
A elaboração de uma proposta de serviços Contábeis
Esse processo exige que contador e cliente estejam dispostos a repassar informações um para o outro, permitindo avaliar tanto a situação individual como o serviço que deve ser prestado. Exatamente por variarem de acordo com diferentes necessidades, tabelar os serviços não é recomendado.
Tenha em mente que a contabilidade tem suas particularidades, o que significa que há oscilação nos custos de acordo com características, necessidades, exigências e a própria cooperação do cliente. Na prática, isso quer dizer que a prestação do mesmo serviço para 2 clientes, se cobrado de maneira igual, pode fazer com que o escritório obtenha rentabilidade de um lado e prejuízo de outro. Para saber o que fazer, confira a partir de agora algumas dicas que o ajudarão a precificar seus serviços da maneira correta!
O cuidado na análise para compreender o serviço
A busca por um escritório de contabilidade pode acontecer graças aos mais diferentes fatores. Sabendo disso, é preciso analisar cuidadosamente o que o cliente deseja, a fim de compreender seus anseios, alinhar expectativas e mensurar a proporção do trabalho. Não esqueça que é a demanda quem impõe justiça no preço cobrado pelo serviço.
O detalhamento dos serviços prestados pelo escritório
Existem basicamente 2 variáveis nesse ponto. A primeira: o cliente também tem algumas responsabilidades — e isso deve ser especificado. Ao tomar essa atitude, você evita problemas no futuro, como pedidos que não são de responsabilidade do escritório. É importante, assim, descrever as tarefas que serão exercidas pelo escritório. Outro aspecto relevante é explicitar aquelas atividades que não serão realizadas pelo escritório, seja por uma decisão do cliente ou porque não faz parte do portfólio de serviços.
Aproveite para enviar a proposta em um prazo de 48 horas para que o cliente perceba a agilidade do seu escritório. Caso ofereça serviços extraordinários, que não estão incluídos no plano, especifique que, quando solicitados, serão cobrados à parte. Nesse contexto, alguns exemplos são: alterações societárias, homologações sindicais, certidões negativas diversas e controle de imobilizado.
Além disso, o escritório ainda pode se oferecer para fazer o acompanhamento da implantação de um sistema de gestão para que a empresa cliente tenha mais habilidade em suas operações. Nesse caso, você pode indicar o software e ainda cobrar separadamente por esse serviço extraordinário.
A avaliação dos custos diretos e indiretos
Uma maneira de precificar os serviços Contábeis é usando a média do mercado e a tabela referencial do sindicato. Mas atenção: essa atitude pode trazer prejuízos por não considerar as contas que o escritório precisa pagar nem o lucro que deve ter. Levante informações precisas, como:
- o tempo dedicado para a execução dos serviços;
- o custo por hora de cada colaborador e também do cliente;
- os custos diretos e indiretos;
- a margem de lucro esperada.
Se o resultado indicar um valor acima da média do mercado, revise os processos para ver onde pode ser mais eficiente e produtivo. É possível, por exemplo, eliminar tarefas manuais, como conferência, recebimento e organização de documentos dos clientes? Isso já pode ser suficiente para diminuir os custos operacionais e oferecer valores mais competitivos.
O nível de qualidade do atendimento
É fato: os clientes consomem tempos diferentes do escritório. Saber essa informação é fundamental, porque assim é possível organizar a rotina de atendimento, melhorar a divisão de tarefas, precificar adequadamente os serviços e aumentar a produtividade da equipe. O atendimento também é uma forma de fidelizar a carteira de clientes e aumentar sua capacidade de reação a problemas pontuais.
Pensando nisso, aproveite para controlar esse aspecto por meio de uma planilha em Excel ou com a ajuda de ferramentas digitais, mais simples e eficientes. Esses dados também permitem fazer análises mais aprofundadas. Você poderá perceber, por exemplo, que o cliente com maior representatividade de faturamento é aquele que ocupa um tempo mais elevado do time, o que dificulta o atendimento a outros clientes. Nesse caso, o ideal é traçar um plano de atendimento e/ou cobrar um valor diferenciado.
O ajuste de valor e a validade da proposta
A proposta deve evidenciar que serão feitos ajustes anuais, especificando ainda a validade do documento para evitar contratempos futuros. O mais comum é que o prazo seja de 30 dias, podendo haver alterações de valores depois disso.
Tenha em mente que o conhecimento sobre os custos do escritório, as demandas dos clientes e diversos outros fatores asseguram a viabilidade da proposta, permitindo negociar com novos clientes e renegociar com os antigos. No entanto, você também pode comparar as horas consumidas com o serviço e o risco que representa diante da carteira. Assim é possível provar a prestação de muitos serviços, o que justifica o pagamento de valores extras.
Esteja ciente que nenhum serviço deve ser fornecido de graça. Portanto, sempre que o cliente solicitar algo, exija a devida contrapartida. Caso contrário, você não estará cumprindo a principal regra da cobrança de honorários, que diz que sem rentabilidade não há sobrevivência.
Além de tudo isso, ainda vale a pena destacar a importância de manter um relacionamento próximo ao cliente, que facilite a explicação de todos os detalhes e deixe o canal de comunicação aberto para solucionar qualquer dúvida. Só isso já reduz bastante as chances de inadimplência, uma vez que o cliente tem consciência de que o serviço Contábil prestado é útil e está sendo feito da melhor forma possível.
Lembre-se, afinal de contas, de que os serviços formam a estrutura necessária para o crescimento do escritório Contábil. Devem, portanto, ser valorizados. Acrescente a isso uma proposta clara e transparente para evidenciar o profissionalismo da sua equipe e pronto!
Ainda ficou com dúvidas sobre a elaboração de uma proposta de serviços contábeis? Deixe aqui seu comentário e compartilhe seus questionamentos conosco!
Fiquei muito interessado em aprender fazer proposta de serviços contábeis, o que vi até o presente, gostei demais, gostaria de continuar aprendendo.
Olá, Arialdo! Que bom que gostou, fico feliz. Continue acompanhando nossos artigos semanais. Grande abraço!
Muito bom artigo. Parabéns.
Obrigado, Jaci! Espero que nossos próximos artigos também te agradem. Continue nos acompanhando!