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Como fazer uma empresa crescer em menos tempo?

8 Mins de leitura

Qual o empreendedor que não deseja crescer, expandir seus horizontes, conquistar novos mercados? E quanto mais rápido acontecer, melhor! Sabemos que não existe uma receita para isso. No entanto, algumas estratégias podem ajudá-lo.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que sem esforço e força de vontade não se consegue nada! Caso você esteja realmente determinado a se desenvolver, certas posturas podem fazer uma grande diferença.

Confira algumas dicas valiosas e saiba como fazer uma empresa crescer em pouco tempo!

Criação de uma rede de parceiros

Ninguém cresce sozinho. As pessoas precisam umas das outras. Da mesma forma acontece no mundo dos negócios: existe a necessidade de firmar parcerias dentro e fora da empresa. No âmbito interno, é preciso criar uma rede colaborativa que envolva gestores e funcionários.

Não se esqueça: a união faz a força. Se todos trabalharem com objetivos comuns, a tendência é crescer. Daí vem a necessidade de alinhar sua equipe e estimulá-la a trabalhar em conjunto, entendendo que a empresa precisa de todos para se desenvolver e que, crescendo o negócio, os funcionários crescem também.

Em relação ao âmbito externo, devem ser considerados como parceiros os clientes, que compram os produtos e divulgam a empresa, bem como os fornecedores, sem os quais não haveria o que vender, e até outros empresários, incluindo aí os concorrentes.

Pense bem: se os restaurantes de uma região se unem, a possibilidade de que cada um cresça se torna maior do que se ficarem se tratando como rivais, que precisam se derrubar para ter espaço.

Investimento em marketing

Pode apostar: sem ter um investimento em marketing, o processo de crescimento é extremamente lento. A boa notícia é que existem muitas formas de investir em marketing, no digital e offline e, com um bom planejameto, nem sempre é preciso gastar muito!

A internet oferece diversas opções para isso — algumas inclusive gratuitas, como o Google Meu Negócio. Para fazer uma empresa crescer em menos tempo, invista nas redes sociais, publique conteúdos atraentes e atualizados, trabalhe com imagens, aposte em vídeos. O segredo está em aproveitar todas as oportunidades possíveis.

Adoção de um sistema automatizado de gestão

Os softwares são aliados importantes na conquista de novos horizontes. Entre as principais vantagens que proporcionam, estão:

  • mais velocidade nos processos;
  • redução das falhas e, consequentemente, dos custos que elas provocam;
  • melhor controle dos processos e atividades;
  • aumento da produtividade;
  • melhoria da qualidade do produto, do atendimento e do trabalho dos funcionários;
  • otimização do fluxo de informações – informações e dados são essenciais no mundo dos negócios;
  • customização, personalizando o sistema às necessidades do seu negócio.

Treinamento adequado dos funcionários

Como hoje as coisas mudam rapidamente e o conhecimento se renova dia após dia, é necessário capacitar periodicamente os funcionários da sua empresa. Afinal, com profissionais mais qualificados, as chances de crescimento se tornam automaticamente maiores.

Tendo o conhecimento renovado, os colaboradores atenderão melhor, executarão atividades com mais eficiência, usarão mais sabiamente os recursos da empresa (inclusive a tecnologia), aprenderão e desenvolverão estratégias mais avançadas de venda e trabalharão com mais afinco. Lembre-se de que é preciso capacitar os gestores também, para que estejam atualizados quanto as técnicas administrativas e as tendências do mercado.

Interpretação correta do mercado

Estude sempre o mercado, suas tendências, as preferências do consumidor e as ofertas da concorrência. Afinal, você precisa tanto estar seguro do caminho que vem trilhando, como ser capaz de visualizar o amanhã. O empreendedor que não faz projeções corre mais riscos de perder tudo.

Talvez seja o momento de fazer alguns ajustes e oferecer novos produtos ou talvez você chegue à conclusão de que ainda não é o momento certo de fazer determinado investimento ou mudança, sendo melhor esperar um pouco mais. O importante é interpretar corretamente as informações que o mercado dá para tomar o rumo mais adequado.

Atualização constante da oferta

Além da atualização constante dos colaboradores, por meio de capacitação e treinamentos, uma das maneiras mais sustentáveis de fazer uma empresa crescer é atualizar seus próprios produtos e serviços.

A verdade é que a economia não é mais a mesma. E isso influencia o modo de vida do consumidor. Basta pensar nas casas mais antigas: era comum encontrar eletrodomésticos com mais de 15 anos de vida, não é mesmo? Hoje, eles dificilmente passam dos 3. Isso acontece porque a dinâmica do mercado mudou. Os produtos são aprimorados a cada mês, as pessoas anseiam por novidades e a tecnologia é uma excelente aliada nessa atualização.

Para não ser vencido pela concorrência e fazer mudanças realmente conscientes e benéficas, faça pesquisas de mercado, teste a validade das suas ideias e sempre consulte seu público alvo, pois é ele que dará uma dimensão do que quer e do que espera da sua empresa.

Fidelização de clientes como prioridade

Se você quer criar um negócio escalável, precisa entender a importância de fidelizar seu consumidor. E isso passa por um apelo emocional que os liga à sua marca. Hoje, ao consumir, as pessoas não buscam apenas um produto, mas sim uma experiência, uma memória positiva ou uma forma de se engajar socialmente.

Até mesmo o processo de produção de uma empresa (se são feitos testes em animais ou se os funcionários possuem boas condições de trabalho, por exemplo) já é usado como critério de avaliação. Então, para garantir a fidelização do seu consumidor é importante que você tome algumas providências. Confira!

Conheça seu público e o que ele espera

Ao gerir um negócio, é comum criar uma falsa imagem sobre quem são seus consumidores (faixa etária, classe social e gênero) e, assim, oferecer produtos e serviços que eles não buscam. Mas atenção: esse é um erro que pode levá-los direto para a concorrência! Fique atento a sua clientela para entender melhor o que ela espera da sua loja.

Tenha um atendimento ao cliente eficiente

Toda empresa precisa investir no seu relacionamento com o cliente. E, ao contrário do que muita gente pode pensar, esse cuidado se estende também ao período pós-venda, em que a maioria dos negócios acaba negligenciando a experiência do consumidor com o produto adquirido ou com a resolução de eventuais problemas.

Abra novos canais de comunicação

Algumas empresas se concentram em poucos canais de vendas, como telefone e e-mail. No entanto, expandir esse contato para chats, FAQs e redes sociais, por exemplo, pode fazer uma diferença e tanto, permitindo o alcance daqueles consumidores que preferem usar um determinado canal em vez de outro.

Reforce sua imagem no mercado

Não adianta oferecer algo com um bom custo-benefício se o processo de produção não é sustentável, se o tratamento dado aos funcionários não é ético ou se há um histórico negativo no mercado – que os clientes conhecem e rejeitam.

Acredite: engajar seu público diante de uma ideia positiva e transmitir uma mensagem inspiradora é muito mais influente do que apenas ter um bom produto.

Mudanças na equipe que tragam inovação

Até mesmo as maiores organizações podem cair na mesmice. Se você aposta na mesma fórmula há anos, talvez seja a hora de construir novos relacionamentos e trazer uma nova perspectiva para a equipe. Mas não entenda errado: isso não significa demitir todo o seu quadro de colaboradores! Só procure trazer alguns profissionais novos, que possam trabalhar bem em parceria com quem já conhece sua cultura empresarial, adicionando ideias que tornem seu negócio muito mais eficiente e lucrativo.

Uma alternativa é contratar especialistas em áreas específicas que precisam de inovação ou sofrem com a falta de resultados. Por mais que essa ação possa custar um pouco mais caro, os resultados no longo prazo definitivamente valem o investimento. Afinal, esses profissionais são capazes de gerar resultados acima da média e otimizar seu bem mais precioso: o tempo.

Concentração nos reais objetivos

Durante a construção de um negócio, são tantas as oportunidades e possibilidades que é fácil se distrair, distanciando-se de seus principais objetivos. Imagine que seu plano hoje é duplicar a receita e o lucro nos próximos 12 meses. O que é necessário fazer para alcançar essa meta?

Tire um tempo para organizar seu plano de negócio tendo como base sua realidade atual e, em seguida, escolha o que precisa ser feito para chegar aos resultados que espera. Disciplina pessoal, comportamento direcionado e foco  precisam ser características da sua gestão para você não correr o risco de mirar em diferentes oportunidades e não acertar nenhuma.

Gestão unida à tecnologia

Se você vive se perguntando o que fazer para sua empresa crescer, mas não investe em tecnologia, saiba que está indo por um caminho perigoso, principalmente para realizar uma boa gestão. Existem poucas barreiras para a tecnologia hoje em dia, tanto que qualquer empresa pode investir em softwares, telefonia e sistemas de gestão de forma rápida e econômica.

As principais vantagens desses recursos estão em identificar (e superar) necessidades do dia a dia de um negócio, conectá-lo com o público e, principalmente, ir além das limitações humanas e de tempo que colaboradores enfrentam. Ao usar as tecnologias certas para seu negócio, o empresário consegue crescer de forma muito mais saudável e rentável, porque se torna capaz de fazer mais com menos recursos.

Avaliação dos desafios atuais

A cada novo ano, é comum que a equipe se reúna e trace os principais desafios do mercado que podem impedir o crescimento da empresa. O problema é que esses desafios mudam com frequência, precisando de uma avaliação regular. Quais são os maiores empecilhos do mercado atual? Acompanhe, descubra e se prepare!

Trazer inovação para a empresa

É possível que exista uma tendência entre os gestores de estacionar em sua zona de conforto e não dar espaço para inovação. No entanto, essa atitude cria um atraso para todos os setores da empresa, o que pode limitar severamente o crescimento e causar desânimo na própria equipe, que não sabe como agir e se sente podada.

Identificar oportunidades

Com as mudanças do mercado, mesmo quem já atua há décadas em determinada área pode encontrar dificuldades em reconhecer o que é promissor ou não. Para mudar esse cenário, não é necessário investir em um método em si, mas criar uma série de rotinas, como realizar brainstorm frequentemente, promover atividades com foco em um nicho de mercado e pesquisar demandas não atendidas.

Manter um fluxo de caixa saudável

Para vencer qualquer desafio, o gestor precisa sempre dar uma atenção especial às finanças e fazer projeções de fluxo de caixa. Não se esqueça: finanças sólidas formam a base para o crescimento de uma empresa. Afinal, não dá para ambicionar voos altos se as contas do negócio andam sempre no vermelho!

Para vencer esses desafios, o gestor precisa se atualizar e tomar medidas maciças diariamente – e não uma vez ou outra. Sem essa atitude, o risco de perder o controle do negócio aumenta. O caminho é traçar estratégias corretas, montar uma equipe preparada, usar a tecnologia da melhor forma possível e agir. A hora é agora!

Gostou das nossas dicas sobre como fazer uma empresa crescer? O que tem feito para impulsionar seu negócio no mercado? Está conseguindo bons resultados? Faça um comentário aqui e divida conosco suas experiências!

TEXTO ATUALIZADO: 23/01/2024

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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