Se você deseja saber como atrair clientes para loja de calçados, antes precisa ter em mente que, é importante buscar meios, mas não existe uma receita pronta, que pode ser aplicada em qualquer ponto de venda deste nicho.
O que existe é uma combinação de diferentes ações, escolhidas a dedo de acordo com o perfil do seu cliente ideal. Em outras palavras, é necessário conhecê-lo bem para saber como montar uma estratégia eficiente.
Dito isto, o blog da Alterdata preparou uma lista de 12 práticas sobre como atrair clientes para loja de calçados. Leia atentamente cada uma e prepare-se para selecionar aquelas que têm a ver com o momento do seu negócio!
Conheça 12 dicas de como atrair clientes para loja de calçados
1. Conheça seu público-alvo
Regra número um sobre como atrair clientes para loja de calçados. Entenda quem é esse público, como se comunica, quais são suas necessidades, que problemas buscam resolver e quais são seus comportamentos no dia a dia.
Quando você conhece seu público-alvo, consegue direcionar as campanhas de forma certeira e, consequentemente, segmentada. Desse modo, é possível poupar tempo, esforço e dinheiro, além de alcançar o público-alvo desejado.
2. Ofereça um atendimento de excelência
O consumidor atual busca por experiências personalizadas. Isso significa sentir-se bem no ambiente, ser respeitado e ter seus problemas resolvidos.
Só que a realidade aponta para uma grande insatisfação quando o assunto é o atendimento ao cliente no Brasil. Em pesquisa anual, realizada pela Zendesk, 43% dos consumidores entrevistados sentem que o atendimento é deixado em segundo plano.
3. Dê espaço ao consumidor
Aproveitando o gancho do tópico anterior, oriente seu time de vendas para que deixe o consumidor à vontade para olhar e se familiarizar com os produtos.
Esse espaço inicial é necessário para criar um clima de conforto. Entretanto, o vendedor não só pode como deve cumprimentá-lo cordialmente para demonstrar que está à disposição e pronto para atender quando for necessário.
4. Cadastre seus clientes
O cadastro de clientes é fundamental para que você, lojista, conheça melhor quem entra no seu ponto de venda. Nossa dica é trabalhar com uma ferramenta capaz de cadastrar:
- nome;
- endereço;
- idade;
- data de nascimento;
- telefone;
- histórico de compras;
- preferência por produtos;
- numeração dos calçados adquiridos.
Essas informações podem ser trabalhadas em diversos períodos do ano para criar ações específicas para determinados grupos de clientes.
5. Fique de olho na concorrência
Continuando nossa lista sobre como atrair clientes para loja de calçados, aproveite para pesquisar sua concorrência. Conheça o trabalho de cada concorrente para identificar pontos fortes e fracos.
Essa é uma maneira inteligente de manter seu negócio atualizado com as principais tendências de mercado. Visite essas lojas para entender como eles realizam suas ações. Você pode fazer isso como cliente e apenas observar.
6. Aplique promoções de verdade
Não tente enganar o consumidor.
Promoções e descontos de verdade são fundamental em como atrair clientes para a loja de calçados e aumentar seu faturamento.
Sendo assim, prepare promoções capazes de estimular as vendas e o consumo por impulso. Alguns exemplos:
- competições e sorteios;
- desconto por tempo limitado;
- promoção relâmpago;
- kits com desconto promocional;
- testes ou demonstrações grátis;
- desconto para primeira compra;
- compre um, ganhe outro.
7. Aproveite as datas comemorativas
Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday e Natal são algumas das datas do calendário do varejo que merecem a atenção de sua loja de calçados.
Aproveite-as para fazer ações pontuais que estimulam as vendas. Planeje-se com antecedência para determinar os descontos e mecânicas de eventuais promoções.
Esse planejamento antecipado ainda te ajuda a negociar com os fornecedores para que façam boas parcerias, conseguindo preços melhores para o consumidor.
8. Invista em visual merchandising
O visual merchandising é toda ação que esteja relacionada à experiência de compra no ponto de venda. Para aplicá-lo em seu ponto de venda, aqui estão as dicas:
- faça o planejamento da vitrine para promover compras por impulso;
- organize a loja;
- sinalize o ponto de venda;
- ilumine corretamente o ambiente;
- utilize todos os espaços;
- aposte em embalagens incríveis;
- estimule todos os sentidos.
9. Capriche na trilha sonora
A trilha sonora é um trabalho de marketing sensorial. A música interfere direta e indiretamente na experiência do cliente e em como atrair clientes para loja de calçados.
Nós conversamos com a DJ Nathalia Albuquerque, que prepara trilhas sonoras para lojas de diversos segmentos, dentre eles o de calçados. Ela conta:
A música adequada, no estilo correto e no volume certo cria um ambiente mais interessante e estimula a presença do cliente na loja de calçados.
Nathalia Albuquerque explica também que a trilha sonora é elaborada a partir de um estudo de marca.
Isso é feito para definir o conceito musical do ponto de venda, criando uma identidade que tem tudo a ver com o público-alvo.
10. Realize ações de relacionamento
Há diversas maneiras de realizar ações de relacionamento. Você pode oferecer, em sua loja de calçados, mimos como wi-fi, poltrona de espera e água.
Além disso, também é uma uma ideia organizar eventos como cafés da manhã ou lanches da tarde para promover lançamentos das coleções, o aniversário da loja ou alguma outra data comemorativa.
11. Divulgue sua loja de calçados
Não se esqueça de divulgar sua loja de calçados, principalmente na internet. Cadastre-a nas redes sociais e em ferramentas como Google Meu Negócios, para que apareça tanto nos buscadores quanto em aplicativos como o Google Mapas.
Contrate um profissional ou agência capaz de desenvolver a comunicação visual e o conteúdo da sua loja de calçados. Aproveite o poder que as ferramentas digitais têm!
12. Promova um ótimo pós-venda
Por último, mas não menos importante, trabalhe bastante o pós-venda. Peça o feedback dos compradores, dê descontos, parabenize nas datas especiais e divulgue lançamentos para quem comprou com você antes.
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