Varejo

Como abrir um açougue? Veja os 5 passos fundamentais

4 Mins de leitura

Você sabe como abrir um açougue? Essa é uma dúvida frequente por parte de pessoas especialmente aqueles empreendedores que estão iniciando a sua jornada. O questionamento é pertinente, pois a abertura do estabelecimento deve ser bem planejada para que o seu empreendimento possa se destacar no mercado.

Nesse contexto, é necessário estar atento a diversas questões para que você possa abrir um açougue da melhor forma possível e possa conquistar mais clientes na sua região.

Neste conteúdo abordaremos sobre as questões fundamentais que você deve saber para iniciar o seu serviço com qualidade. Acompanhe a seguir.

O que um empreendedor deve saber para começar o serviço com qualidade?

Para começar um açougue com qualidade, é necessário ter o conhecimento de diversas questões. Primeiramente, deve-se fazer o planejamento financeiro. Por meio dessa prática torna-se possível verificar os investimentos necessários para abrir o seu empreendimento.

Nesse momento, você será capaz de analisar a viabilidade financeira da sua empresa e entender a hora certa para realizar futuros investimentos de expansão do negócio. Pode ser, por exemplo, a comercialização de novos produtos, abertura de filiais, contratação de funcionários, etc.

Também é fundamental ter o conhecimento das características do seu público. Ao entender sobre as dores, necessidades e interesses, você será capaz de planejar a montagem de um açougue de sucesso no mercado.

Ao entender sobre as características do seu cliente, o seu estabelecimento terá uma imagem positiva no mercado, venderá mais e aumentará os lucros.

Quais são os passos fundamentais sobre como abrir um açougue?

O entendimento das questões necessárias sobre como abrir um açougue é fundamental para abrir uma empresa com ótimas chances de se destacar no mercado.

Entre os principais passos para abrir um açougue estão o conhecimento das características do público, as pesquisas de mercado, a busca pelos alvarás, a preparação dos espaços físicos e a escolha dos fornecedores. Abordaremos sobre essas questões logo abaixo.

 1. Conhecimento do público

O primeiro passo para abrir um açougue de sucesso no mercado é o conhecimento das características do público. Nesse contexto, é fundamental procurar entender em relação às dores, necessidades, objetivos, faixa etária, interesses, etc.

Em uma análise inicial, toda essa reflexão pode parecer trabalhosa. No entanto, ao refletir sobre esses aspectos torna-se possível aumentar o número de vendas, pois o seu estabelecimento vai gerar mais valor para as pessoas.

Como a sua empresa vai ter uma imagem positiva no mercado, mais indivíduos poderão indicar o seu estabelecimento aos amigos. Essa questão contribui para a diminuição dos esforços dos custos necessários para aquisição de novos clientes, ajudando a otimizar a lucratividade do negócio.

2. Pesquisa do mercado

O mercado de açougue tem algumas características específicas. Nesse contexto, é fundamental buscar o entendimento do mercado do setor. Busque se atualizar e ficar por dentro em relação às tendências do segmento.

Também é bastante válido se informar sobre as estratégias utilizadas pelas empresas concorrentes para conquistar mais clientes. Elas investem, por exemplo, em promoções Procuram estar em regiões com uma localização privilegiada? Quais são as principais empresas do mercado na sua cidade?

Todas essas questões somadas vão te ajudar a ter o conhecimento do mercado na sua região. Com isso, você vai ter mais tranquilidade para estabelecer estratégias eficazes para conquistar mais clientes.

3. Busca pelos alvarás

Os açougues precisam ter o alvará de funcionamento para começarem as suas atividades. Esse documento tem como função justamente indicar que o seu açougue pode exercer as suas funções.

Na maioria das cidades brasileiras, o empreendedor pode solicitar o documento de forma gratuita pela internet. Geralmente, a documentação é emitida pela prefeitura ou órgão governamental do seu município.

É importante consultar as condições na sua cidade, pois a obtenção do alvará varia conforme cada município.

4. Preparação do espaço físico

A escolha do espaço físico é outra questão relevante. Nesse contexto, é válido procurar por pontos comerciais espaçosos e tenham boa ventilação. Além disso, se atente em relação à localização.

Procure por regiões centrais, pois elas são mais movimentadas, tem melhor infraestrutura e são viáveis para mais pessoas. Ou seja, mais clientes terão facilidade para chegar no seu estabelecimento.

5. Escolha de fornecedores

Como abrir um açougue

A escolha dos fornecedores é outra questão fundamental sobre como abrir um açougue. Isso acontece porque essa decisão vai impactar nos preços que a sua empresa repassa ao consumidor.

Caso a precificação seja competitiva, o seu empreendimento vai aproveitar mais oportunidades de vendas e conquistará mais clientes. Diante desse cenário, vale a pena buscar por empresas que oferecem ótimas condições.

Comprar em atacado pode ser uma ótima ideia, pois o seu açougue poderá conseguir descontos, ofertando, assim, preços competitivos ao consumidor final.

Todas essas questões, somadas, vão contribuir para o seu estabelecimento aumentar o número de vendas e a ser mais lucrativo. Procure também fazer parcerias com fornecedores na sua região.

Trata-se de uma ótima ideia para obter condições de preços, pois eles estarão mais próximos do seu estabelecimento. Essa questão contribui para a redução do preço relacionado ao frete e também ajuda a repassar um preço competitivo.

Como é possível perceber, o entendimento sobre os principais passos sobre como abrir um açougue é fundamental para a construção de um empreendimento que gere valor no mercado conquiste mais clientes, tenha mais vendas e seja lucrativo.

Desse modo, procuramos apresentar dicas valiosas para te ajudar a desenvolver uma empresa de sucesso no ramo.

Gostou deste conteúdo no qual abordamos dicas sobre os principais passos de como abrir um açougue foi útil para você? Confira mais conteúdos valiosos sobre o assunto no blog da Alterdata.

300 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Entenda como aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria

4 Mins de leitura
Descubra aqui quais são as melhores estratégias para aumentar o ticket médio de vendas do seu negócio.
Varejo

Conheça os benefícios do software para atacadista da Alterdata

4 Mins de leitura
Acompanhamento de vendas em tempo real e estoque equilibrada são algumas das características do software para atacadista da Alterdata.
AtacadoVarejo

Vale a pena adquirir um programa para atacado e varejo?

4 Mins de leitura
Programa para atacado e varejo: saiba mais sobre essa solução e se ela realmente deve ser implantada no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.