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Como planejar a Black Friday do seu Pet Shop

5 Mins de leitura

Um dia dedicado pelo varejo para oferecer grandes descontos em produtos e serviços por todo o mundo. É a Black Friday ou, em uma tradução livre, “sexta-feira negra“. E a data para a grande promoção já está bem próxima: acontecerá no dia 27 de novembro de 2020. Mas será que o seu pet shop está preparado para um dos maiores picos de venda do ano?

Em um período como esse, é importante se programar para não só atender às expectativas do público, como também atrair novos clientes. Isso porque a Black Friday por si só já antecipa o início das compras de fim de ano e costuma gerar bastante expectativa entre os consumidores pelo alto volume de descontos nos mais variados produtos.

Então, se você ainda não começou a pensar na estratégia para o seu pet shop, a hora é agora. Confira este guia completo com os pontos que não podem faltar na preparação da sua loja para a Black Friday.

Black Friday: passo a passo para preparar seu pet shop

Organize o estoque

A gestão do estoque é o primeiro passo para o planejamento da participação na Black Friday. Como o objetivo da promoção é liquidar os produtos parados, é essencial fazer o mapeamento dos itens que se encontram nessa categoria.

Atente-se também à compra de produtos básicos para suprir a demanda extra que deve surgir com a movimentação da loja. Rações, petiscos, ossos e sachês para cães e gatos são itens indispensáveis. Estão sempre no carrinho dos donos de pets, mesmo que o objetivo de ida à loja tenha sido outro.

Também figurando entre os principais pontos do planejamento da Black Friday está o uso de um sistema de gestão integrada, conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), para a organização do estoque.

O sistema possibilita a centralização das informações com a integração de diversas áreas. Veja: é possível vender, dar baixa no estoque, fazer a emissão da nota fiscal e a separação do produto em um só local. Uma contribuição e tanto para o aumento da produtividade no pet shop.

Revise a precificação

Embora o mote da Black Friday sejam os grandes descontos oferecidos ao cliente, tome cuidado com os percentuais que o seu pet shop oferecerá. A estratégia de precificação dos produtos que entrarão em liquidação deve ser feita de acordo com as margens de lucro de cada um deles. Então, separe um tempo para se dedicar aos cuidados com a definição dos descontos.

Outro ponto importante a saber é: preços promocionais são, sim, ótimos aliados para a aquisição de novos clientes. Porém, antes de oferecê-los, é preciso avaliar se o seu pet shop tem capacidade para suportar o crescimento nas vendas, com a baixa dos preços.

Observe se o estoque que você possui é capaz de gerar o ponto de equilíbrio da promoção — quando a margem de lucro é alcançada pelo volume de vendas. Ao oferecer o desconto, você obviamente precisará vender mais para ter sucesso.

Intensifique sua campanha de divulgação

Conhecida mundialmente, a Black Friday costuma ser um evento que atrai a atenção de milhões de brasileiros para as promoções. É um dia no qual ofertas imperdíveis costumam saltar aos olhos do consumidor em diversos veículos: desde a caixa de entradas do e-mail, nas redes sociais e até a televisão.

Por isso, é importante intensificar também a comunicação da sua marca nesse período, utilizando diversas estratégias de comunicação. É a hora perfeita para incentivar consumidores que já estão preocupados em conseguir os melhores descontos a comprarem no seu pet shop. Veja algumas ações imprescindíveis para investir dias antes da Black Friday:

Uso das redes sociais

Compartilhe com os seus clientes as principais ofertas para o período por meio do Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, etc. Impulsione seus posts nas redes sociais, crie um evento no Facebook, convide os seguidores da página. A proposta é gerar um buzz em torno do dia de promoções. E quanto mais a comunicação estiver alinhada à sua persona (seu cliente ideal), melhor.

Disparo de comunicação na lista de clientes

Ofereça benefícios especiais para os seus clientes fieis, seja com antecipação de informação, cartões presente, bônus de serviço delivery na Black Friday. A intenção é fazer com que eles se sintam especiais, e não só mais um consumidor em meio à multidão.

Se você ainda não tem um mailing de clientes do seu pet shop, comece já. Pode ser via WhatsApp, e-mail marketing, etc.

Invista no visual merchandising

O visual merchandising é um dos grandes responsáveis por chamar a atenção do cliente em um estabelecimento. Ele garante que os produtos tenham uma exposição adequada e estimula o desejo de consumo nos clientes.

Então, pensar na aparência do pet shop também deve estar no planejamento estratégico para o dia de promoção. A organização da loja deve estar orientada para alavancar as vendas. Por exemplo, na vitrine, o ideal é que estejam os produtos que são o carro-chefe do pet shop. Outra possibilidade é incluir nesse espaço valioso aqueles itens que têm grandes chances de chamar atenção dos clientes.

As ilhas promocionais também podem trazer boas respostas para o aumento das vendas. Posicione-as estrategicamente em um local de alta circulação de pessoas, como o caixa, e cuide para elas favoreçam a organização da loja.

Inclusive, em tempos de pandemia, é imprescindível pensar em estratégias para garantir o distanciamento social mesmo com o alto fluxo de consumidores no local. Para as filas, atente-se em colocar faixas indicativas de distância mínima no chão do estabelecimento. Separe também o fluxo de entrada e saída, deixando sempre disponíveis totens de álcool em gel para higienização das mãos.

Prepare sua equipe

A demanda de clientes durante a Black Friday pode ser bastante alta e ter uma equipe bem preparada para atendê-la faz toda a diferença nos resultados das promoções. Por isso, mesmo que você já tenha investido em um time competente de vendas, vale reforçar o treinamento antes do período.

É importante alinhar com toda a equipe as informações sobre as promoções, as condições do desconto e respostas para as dúvidas que podem surgir ao longo do dia. Além disso, treine os colaboradores para um atendimento mais ágil e eficiente que o usual, já que o fluxo de pessoas será consideravelmente maior.

Outro ponto a ser preparado é o reforço das medidas preventivas contra o avanço do coronavírus. Mesmo com o grande volume de pessoas, é essencial que a equipe fique atenta à dinâmica dentro do pet shop.

A Black Friday é uma das datas promocionais mais importantes para o setor varejista. No Brasil e no mundo, a ação antecipa a movimentação de compras de final de ano ao garantir descontos pra lá de especiais para o consumidor.

E agora que você já sabe como preparar seu pet shop para alavancar suas vendas na Black Friday, queremos saber: em que etapa você está? Falta checar muitos pontos ou ficou com alguma dúvida sobre o passo a passo? Deixe o seu comentário logo abaixo, compartilhando sua experiência.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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