A gestão de estoque é uma das principais questões que merecem atenção em empresas dos mais variados segmentos e portes. Essa lógica também é válida para a loja de material de construção. Isso porque, por meio dessa prática, evita-se desperdícios e também é possível aproveitar as oportunidades de venda.
Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente o que é a gestão de estoque e destacaremos sobre as melhores práticas para otimizar a administração desses recursos. Continue com a gente.
O que é gestão de estoque?
A gestão do estoque visa assegurar que a quantidade ideal de mercadorias esteja disponível em uma empresa. Isso é feito por meio de controles internos e produtivos. Por meio desta prática, as organizações estarão melhores preparadas para atenderem as demandas dos clientes.
Quando a gestão é feita de maneira adequada, torna-se possível melhorar a satisfação dos consumidores e otimizar os lucros. Sobre esse tema, é importante mencionar ainda que essa prática abrange os processos de compra, armazenamento e venda dos produtos.
Quais as melhores práticas de gestão de estoque?
A gestão de estoque é fundamental para o crescimento da loja de material de construção. Por esse motivo, é muito importante entender sobre as melhores práticas nesse universo.
Existem diversas práticas que poderão ajudar a aperfeiçoar a gestão do estoque. Entre elas estão mantê-lo organizado, estar atento com o armazenamento, comprar produtos nas quantidades necessárias e ter variedades que atendam a demanda dos clientes. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.
Mantenha seu estoque organizado fisicamente
Primeiramente, para fazer uma boa gestão de estoque para a loja, é necessário manter o estoque organizado fisicamente. Nesse contexto, vale muito a pena agrupar as mercadorias por proximidade para que seja mais fácil encontrar os diversos itens que fazem parte do estoque da sua loja.
A organização pode parecer um mero detalhe, no entanto, ela é fundamental na gestão de estoque. Isso porque só sabemos aquilo que vemos, e os produtos que estão em locais escondidos podem ser comprados a mais e sem necessidade, o que geraria gastos desnecessários para a sua empresa.
Atenção com validades e com o armazenamento
Também é muito importante para quem tem relação à validade das mercadorias. Sabemos que produtos vencidos não podem ser utilizados e devem ser descartados pelo fato de serem impróprios para consumo.
Antes de efetuar a compra de produtos é muito importante verificar a data de validade. Caso esteja muito próximo do vencimento é bom evitar a compra, pois existe grandes probabilidades de a sua empresa não vender até a data de vencimento e, consequentemente, desperdiçar recursos financeiros.
O armazenamento merece ter atenção especial, principalmente para produtos perecíveis. Nesse contexto adequado é necessário para conservar os produtos em locais adequados e fazê-los durar mais tempo.
Comprar sempre nas quantidades necessárias
Outra dica fundamental na gestão de estoque é procurar comprar produtos nas quantidades necessárias. Ao compor o estoque da sua loja procure comprar apenas aquilo que você precisa e os produtos com maior demanda por parte dos clientes.
No entanto, alguns gestores, veem as promoções como uma ótima oportunidade de fazer compras em grandes volumes e inclusive comprar à mais em relação à necessidade da empresa.
Apesar de as mercadorias serem mais baratas durante a vigência das promoções, comprar produtos a mais nesse período não é uma tática vantajosa. Isso porque pode ser que a sua empresa acabe gastando mais recursos financeiros. Outro aspecto negativo é que há grandes chances de ficar estoque parado no seu estabelecimento e você terá que destinar um amplo espaço para armazenar os produtos.
Não deixe algo acabar para comprar mais
Por outro lado, não é indicado deixar produtos acabarem para depois comprar mais. Isso porque, a sua empresa pode perder diversas oportunidades de venda e, consequentemente, deixar de conquistar os clientes.
A melhor estratégia nesse contexto é tentar antecipar as demandas e as preferências dos consumidores na definição dos produtos a serem comprados visando a composição do estoque.
Desse modo, torna-se possível ter sempre disponível as mercadorias que apresentam o maior interesse por parte das pessoas. A sua empresa vai conseguir aproveitar as oportunidades de venda e também aumentar as chances de ampliar o número de clientes.
Tenha variedades que atendam bem seu público
Sabemos que existem pessoas com diferentes interesses e distintas necessidades. Por isso, uma boa gestão de estoque para loja de material de construção deve ter variedades de produtos que atendam tem seu público.
Com isso torna-se possível atingir o maior número de consumidores e atender aos interesses de mais pessoas. Quando essa questão ocorre, a sua empresa conquistar mais consumidores e também ampliar o número de vendas.
Ao conseguir aproveitar as chances de venda e apresentar melhores resultados nesse segmento, a organização vai aumentar as receitas e será mais lucrativa, garantindo a sustentabilidade do negócio do ponto de vista financeiro. Isso dará mais capacidade para o seu empreendimento fazer novos investimentos com o objetivo de assegurar a expansão da loja de material de construção e, assim, ganhar ainda mais autoridade no mercado.
A gestão de estoque é fundamental para diferentes negócios, inclusive a loja de material de construção. Por meio dessa prática é possível reduzir desperdícios, aproveitar os recursos disponíveis e vender mais. Considerando os benefícios proporcionados, vale muito a pena dedicar-se em buscar formas de otimizar a administração de estoque no seu empreendimento.
Gostou deste post na qual fornecemos dicas que vão te ajudar a fazer uma boa gestão de estoque para a sua loja de material de construção? Conheça agora mesmo o sistema de gestão de lojas de material de construção da Alterdata e descubra como a ferramenta ajudará no crescimento do seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!