No cenário econômico do Brasil, o mês de agosto de 2023 trouxe sinais promissores para o setor industrial. Conforme dados da Sondagem Industrial, conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país testemunhou avanços na produção, ao mesmo tempo em que o emprego se manteve estável no setor. Essa análise abrangente também revelou um aumento na Utilização da Capacidade Instalada (UCI) e uma redução nos estoques excedentes, sinalizando melhorias substanciais na indústria.
Embora não tenha alcançado patamares recordes, o desempenho industrial do período marcou um ponto de virada notável. Os insights deste relatório foram obtidos a partir de dados coletados junto a 1.645 empresas durante os primeiros treze dias de setembro de 2023. O índice de evolução da produção, por exemplo, atingiu 51,7 pontos em agosto. Esse aumento sucedeu dois meses de queda, porém, ainda se encontra 0,9 ponto abaixo da média histórica para o mês de agosto, que é de 52,6 pontos. Valores superiores a 50 pontos indicam um aumento na produção em relação ao mês anterior.
De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, os avanços observados já eram previstos. “Agosto é um mês em que, normalmente, esperamos uma melhora. Mas esse avanço na produção na passagem de julho para agosto foi menos intenso do que em anos anteriores, reflexo dos juros altos sobre a atividade industrial”.
Quanto ao emprego na indústria, os resultados são mais positivos do que o esperado para o mês. O índice de evolução do número de empregados registrou 49,6 pontos. Embora ainda esteja abaixo da marca de 50 pontos, que indicaria um aumento no emprego, o indicador permanece muito próximo dessa linha divisória, indicando que houve pouca variação no número de empregados entre julho e agosto de 2023.
E se deseja melhorar os processos da sua empresa e fazer parte do crescimento que o mercado projeta, conheca e use as soluções da Alterdata software.
Fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br