Você sabe o que é o EFD Contribuições? Trata-se de arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos
Uma das principais obrigações tributárias por parte das empresas, seu cumprimento é fundamental para evitar a incidência de multas e outras penalizações por parte do fisco. Dessa maneira, podemos dizer que ao cumprir essa obrigação tributária torna-se possível melhorar a saúde financeira da sua empresa.
Pensando na sua importância, neste conteúdo explicaremos o que é o EFD Contribuições e como funciona o programa emissor. Destacaremos também sobre a importância de contar com um software especializado para emitir o EFD. Continue com a gente.
O que é o programa EFD Contribuições?
O EFD-Contribuições faz referência ao arquivo digital do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) utilizado por pessoas jurídicas no processo de escrituração da Cofins e o PIS/Pasep.
Sobre esse tema é importante destacarmos alguns pontos. O principal deles é que a escrituração dos tributos baseados na somatória de documentos e dados gerais das empresas. Entre elas estão as receitas obtidas em um determinado período, as despesas, os custos, etc.
Dessa maneira, o EFD Contribuições ajuda os contribuintes a fazerem a declaração do tributo de maneira centralizada. Isso porque todas as informações necessárias estarão reunidas em um arquivo único mensal.
Vale destacar ainda que o arquivo da EFD-Contribuições precisa ser validado, assinado de forma digital e transmitido no ambiente SPED. Tudo isso no meio on-line.
Como funciona o programa?
A partir da base de dados de cada empresa, a pessoa jurídica vai gerar um documento digital. Este, deve estar conforme o layout estabelecido pela Receita Federal. Nesse documento são informados os documentos fiscais e contribuições sociais.
Vale destacar ainda que o arquivo vai ser submetido à validação e importação na página do SPED e da Receita Federal.
Quais são os cuidados necessários para emitir o documento?
Existem alguns cuidados importantes para emitir o EFD. Eles são fundamentais para que seja possível a emissão correta do documento. Entre as principais questões a se atentarem estão a periodicidade, a instalação adequada do software, a base de dados e as eventuais retificações. Abordaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.
1. Periodicidade
O primeiro aspecto a ser levado em consideração para emitir o documento é a questão da periodicidade. O arquivo do EFD Contribuições deve ser apresentado ao fisco todos os meses. Este documento é transmitido após a validação e assinatura digital até o 10º dia útil de cada mês.
2. Instalação
Para instalar o Programa EFD Contribuições é preciso fazer a instalação da máquina virtual do Java. Depois da criação da escrituração, o documento pode ser visualizado pelo Programa Validador, com possibilidades de realização de pesquisas de registros.
O programa gerador de escrituração vai ajudar a sua empresa a importar o arquivo com o layout do EFD, criar uma escrituração, fazer a emissão dos relatórios, gerar o arquivo digital, etc.
3. Base de dados
A base de dados deve ser confiável para que as informações transmitidas ao sistema sejam fidedignas e, consequentemente, a sua empresa possa fazer a declaração dos tributos de forma correta.
4. Retificação
As pessoas jurídicas podem fazer a retificação dos arquivos digitais em até cinco anos após a escrituração sem nenhuma penalidade. No entanto, em algumas situações, a Receita Federal não vai validar. Isso acontece nos casos que a retificação resultem redução de débitos que já tinham sido encaminhados à Procuradoria da Fazenda Nacional.
Qual a importância de contar com um software especializado?
Por diferentes motivos, contar com um sistema especializado para a emissão do NF é fundamental para as empresas. Primeiramente, a ferramenta tecnológica contribui para diminuir o número de tarefas manuais, pois automatiza grande volume de atividades. Com isso, diminui-se o número de erros e a sua organização vai poder tocar em tarefas estratégicas que possam contribuir para o crescimento do negócio.
Ao contar com um software especializado torna-se possível ter acesso a um amplo volume de informações confiáveis. Essa questão é fundamental, pois os gestores vão ter confiança nos dados presentes no sistema. Assim, eles poderão ser usados para tomar decisões assertivas e fazer a escrituração de tributos.
Além disso, as empresas que contam com software especializado conseguem realizar mais tarefas em menos tempo e com efetividade. Com isso, elas serão capazes de otimizar a produtividade.
A Alterdata conta com software especializado na área contábil. Desde 1989, a empresa atua no mercado de desenvolvimento de sistemas e preza pela qualidade nas suas soluções. Ela também destaca-se por unir o conhecimento dos consultores com a experiência de profissionais de diferentes segmentos, somando às ferramentas tecnológicas mais avançadas do mercado.
Como é possível perceber, o conhecimento do programa EFD Contribuições é fundamental para as empresas. Esse sistema vai ajudar a sua empresa a cumprir a obrigação tributária de maneira efetiva. Por isso, procuramos apresentar o EFD Contribuições para que você possa ter conhecimento sobre esse relevante tema.
Este conteúdo no qual destacamos sobre os principais pontos de atenção para utilizar o programa EFD Contribuições foi útil para você? Conheça agora mesmo o sistema da Alterdata para contadores e veja como a nossa ferramenta pode te ajudar na emissão do EFD Contribuições.