Empresas querem ser mais sustentáveis, mas só um terço usa tecnologia para isso
A sustentabilidade é uma pauta constante nas empresas. Afinal, diante da degradação desenfreada do planeta, a preservação ambiental é mais que uma ideologia… é uma necessidade urgente. Ainda assim, um estudo feito pela Microsoft e Kyndryl, intitulado The Global Sustainability Barometer, traz dados alarmantes. A pesquisa comprovou que 90% das empresas brasileiras consideram que o quesito sustentabilidade precisa ser priorizado. Porém, na prática, apenas 12% implementaram ações sustentáveis na sua rotina.
Em uma atualidade repleta de eventos climáticos terríveis, como as enchentes no Rio Grande do Sul e o calor seco no Sudeste em pleno outono, existe grande pressão por ações e práticas empresariais conscientes. Por esse motivo, algumas ações impulsionam soluções mais sustentáveis. “No Brasil, muitas empresas estão em diferentes estágios de maturidade em sustentabilidade, mas o potencial para alavancar a tecnologia para o gerenciamento de dados, realizar relatórios e impulsionar inovações de sustentabilidade é significativo”, diz Frank Koja, Diretor-geral da Kyndril no Brasil.
A demanda, inclusive, é consideravelmente alta: cerca de 60% dos clientes demandam por produtos sustentáveis, seguido apenas pela redução do consumo e das despesas de energia (53%).
Equilibrar metas sustentáveis com metas financeiras
Primeiramente, é importante reforçar que a busca pela preservação do meio ambiente implica em investimento financeiro. As tecnologias sustentáveis demandam um alto custo inicial, tanto nas instalações quanto para custear o maquinário e a infraestrutura adequada.
Sendo assim, é extremamente importante que as empresas, ao priorizar a implantação desta prática, também prevejam isso nos orçamentos anuais e no investimento a longo prazo.
O uso de energia solar para empresas, por exemplo, traz muitos benefícios. Porém, a instalação de painéis solares, a depender da quantidade de energia usada para o funcionamento da empresa, pode sair um tanto caro no primeiro momento, principalmente para pequenas e médias empresas. Ainda assim, isso não invalida seu benefício! A longo prazo, esse investimento inicial traz retornos muito importantes, além de contribuir para o marketing corporativo e na redução de custos operacionais.
Certificações de Sustentabilidade e políticas ESG
Um outro ponto importante foi revelado na pesquisa da Tech Institute com o MIT Tech Review Brasil. Dados apontam que 75% das empresas não possuem nenhuma certificação de sustentabilidade ou ESG (Environmental, Social, and Governance). E o que isso significa, na prática?!
Essa lacuna de certificações sugere que muitas organizações não estão formalizando suas práticas sustentáveis, o que pode afetar negativamente sua credibilidade e competitividade no mercado. Além disso, as certificações ESG são importantes não apenas para assegurar a conformidade com padrões internacionais, mas também para atrair investidores e consumidores cada vez mais conscientes e exigentes.
Tecnologia como aliada da sustentabilidade
Outro ponto importante é investir em tecnologia para promover a sustentabilidade. Soluções como sistemas de gestão de energia, plataformas de monitoramento, softwares que analisam ciclo de vida dos produtos ou que pomovem automação de rotinas podem ajudar as empresas a reduzir seu impacto ambiental.
E se deseja ter o melhor da tecnologia e, ao mesmo tempo, preservar o meio em que vive, conheça as soluções Alterdata. Acesse agora mesmo o nosso site. Temos a sistema certo pra você, que foca em sustentabilidade – assim como nós!