Contabilidade

Sistema para escritório de contabilidade: qual a importância?

5 Mins de leitura

Já central nas nossas vidas pessoais, a tecnologia também vem impactando cada vez mais o funcionamento das empresas. E não é para menos, uma vez que gera economia, agiliza processos e otimiza a gestão interna do negócio. E é claro que os escritórios de contabilidade não ficam de fora disso!

No post de hoje, vamos mostrar como um sistema para escritório de contabilidade pode ser um importante aliado para seu negócio, automatizando tarefas, reduzindo o risco de erros humanos e qualificando a capacidade da empresa em relação ao atendimento a seus clientes. Quer entender melhor tudo isso? Então siga lendo!

Organização dos documentos

No dia a dia, todo Contador precisa lidar com uma série de documentos que vão de simples notas fiscais a balancetes extremamente complexos. Até pouco tempo, isso significava um enorme acúmulo de papéis. Era difícil não só arquivá-los, mas preservar seu estado ao longo do tempo e até encontrar um documento específico.

Com um sistema para escritório de contabilidade, a empresa passa a trabalhar com arquivos virtuais ou digitalizados, geridos diretamente da tela do computador. Além de prática, essa opção ainda reduz custos com a impressão e a guarda de papéis.

A facilidade em compartilhar esses documentos digitais é outro benefício. E até a Receita Federal sabe disso, exigindo, por exemplo, Escrituração Digital! Com um software contábil, você consegue realizar a escrituração de clientes diretamente da plataforma, de maneira rápida e segura.

Visualização do calendário contábil

Por motivos óbvios, cada empresa tem um calendário contábil diferente. Mas você sabia que, ao conseguir visualizar com clareza datas de compromissos, a gestão interna do seu escritório melhora? Assim, é possível dividir estrategicamente as tarefas e programar sua  realização, ao identificar processos próximos do seu deadline.

O sistema para escritório contábil não só armazena documentos, mas consegue organizá-los de acordo com instruções previamente definidas – incluindo datas de pagamento e envio de obrigações acessórias à Receita. Essa ferramenta ajuda, portanto, a organizar a rotina do escritório a curto, médio e longo prazos.

Velocidade de processamento

Você certamente já sabe: a Receita Federal exige que alguns procedimentos sejam realizados digitalmente. O que você talvez não saiba (ainda) é que isso demanda uma boa infraestrutura tecnológica. Afinal, é preciso dar conta de rotinas de importação de dados que podem ser bastante volumosos.

A boa notícia é que um sistema contábil eficiente consegue importar automaticamente da Receita todas as notas fiscais dos seus clientes. Também é possível apurar guias como DAS e DARF de várias empresas simultaneamente – e o melhor: em um único processo! O resultado vem em forma de agilidade para o negócio e segurança no cumprimento das obrigações fiscais.

Tomada embasada de decisões

Em pequenos e médios escritórios, é bastante comum que as lideranças se envolvam diretamente no atendimento e suporte ao cliente, precisando dedicar muito tempo às rotinas do trabalho. Tudo bem que o foco no core business é ótimo, pois melhora o serviço prestado e garante a satisfação da clientela, mas o efeito colateral é a falta de tempo para cuidar da gestão interna do escritório.

Nesse caso, o sistema contábil mostra ser, mais uma vez, um importante aliado. Na prática, ele consegue gerir dados importantes para a empresa de maneira automática, além de transformar as informações em gráficos, tabelas e planilhas para viabilizar a rápida tomada de decisões. Para que isso fique claro, vamos a uma lista de alguns dos índices que o sistema pode acompanhar? Veja só:

  • número de solicitações por clientes;
  • hierarquização de clientes mais rentáveis;
  • índices de inadimplência;
  • crescimento de movimentações por setor;
  • análise da performance de cada membro da equipe interna;
  • controle de tarefas e prazos separados por perfil de empresas.

Elaboração de balancetes dinâmicos

No tópico anterior, citamos algumas das rotinas que são otimizadas com o uso de um sistema para escritório contábil. Neste, gostaríamos de falar de um processo especialmente delicado: a análise de balancetes.

Em geral, usando várias telas ao mesmo tempo, a análise correta de informações é dificultada, abrindo brechas para a ocorrência de erros humanos. Com um bom software, no entanto, é possível elaborar balancetes dinâmicos, com as informações dos clientes sendo exibidas no formato de linhas e colunas, complementadas com o saldo de exercícios anteriores e correntes. Acredite: tudo em uma única tela!

Para garantir que erros não sejam cometidos, ainda é possível visualizar os lançamentos detalhados de cada dia ou mês. Assim, caso algum problema seja detectado, você consegue fazer os devidos ajustes a tempo ou mesmo excluir lançamentos indevidos.

Melhoria na interação com clientes

Todos os recursos que listamos até aqui são extremamente úteis para otimizar a produtividade da equipe interna e auxiliar na gestão do escritório. Isso acontece porque o sistema é capaz de gerar relatórios de apuração e demonstrativos de resultados em formatos claros. Assim, os Contadores não precisam traduzir cada ação, já que são realizadas de maneira automática.

Mas os benefícios não param por aí! Com a empresa oferecendo soluções mais precisas, entregas mais rápidas e personalizadas, o impacto positivo também será percebido por seus clientes!

Gestão do departamento pessoal

Considerando que o departamento pessoal é uma área especialmente volátil em escritórios de contabilidade, precisa ser gerido com o apoio de boas ferramentas. Com um sistema contábil abrangente, então, consegue analisar processos por meio da movimentação de dados via internet, bem como realizar cálculos automaticamente.

Além disso, esse recurso ainda pode finalizar apurações e emitir recibos de maneira simples, normalmente em uma única tela. Assim, o escritório garante a solidez de cada processo e a segurança da entrega de obrigações acessórias.

Promoção de treinamento

Geralmente, a principal desconfiança em relação aos sistemas contábeis diz respeito à sua aceitação pela equipe interna, que pode ficar reticente ao se deparar com uma novidade desse porte. Pensando nisso, é essencial promover treinamentos, mostrando que a ferramenta vem para simplificar e melhorar o trabalho de todos.

Também é preciso ter em mente que não basta ter um software no escritório. É preciso usá-lo em toda sua potencialidade, justificando o investimento feito. Nesse sentido, uma boa pedida é procurar empresas de TI que ofereçam consultorias adequadas, ajudando o escritório a conhecer e explorar os recursos da plataforma no dia a dia.

Quer saber mais sobre como um sistema para escritório de contabilidade pode impactar positivamente a sua empresa? Então baixe gratuitamente nosso e-book!

Inscreva-se na nossa newsletter e mantenha-se informado sobre os principais assuntos do ramo


Instagram Alterdata Contábil
183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…
Contabilidade

Veja as principais mudanças na tabela do IR 2024

2 Mins de leitura
A Receita Federal do Brasil divulgou a nova tabela de Imposto de Renda para o exercício de 2024, trazendo diversas alterações que…
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *