NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
GestãoNegócios

Saiba a importância de cumprir prazos para o mercado

2 Mins de leitura
Ebook Contabilidade Rural

Na vida, é essencial cumprir prazos. Seja do ponto de vista pessoal, profissional ou empresarial, aqueles que cumprem datas são vistos como exemplo e sempre são procurados. Afinal, ninguém quer lidar com uma pessoa que pode deixar você na mão ao estourar um prazo, certo?

Esse compromisso é ainda mais importante no caso das empresas, pois questões como crescimento, produtividade e reputação estão envolvidas. Prazos existem para serem cumpridos e, se não fizer isso, o empreendimento sofrerá com multas por atraso, reclamações de clientes e fornecedores e com o prejuízo de sua imagem. Tudo isso impacta negativamente os resultados do negócio.

Logo, cumprir prazos traz benefícios para consumidores, parceiros e a própria empresa. E não é difícil entregar o que foi prometido a tempo: basta planejamento, organização e foco.

Quer saber como fazer isso? Veja abaixo algumas dicas que separamos para você honrar seus prazos!

Estabeleça prazos reais

Não são raros os casos em que um prazo é estabelecido apenas para passar a impressão de rapidez e eficiência, sem que sejam mensurados o trabalho que a atividade exige ou a capacidade de entrega. Essa situação é perigosa e aumenta as chances do prazo não ser respeitado.

É fundamental estabelecer prazos que possam ser cumpridos. Eles devem ser reais, baseados em critérios como importância, urgência, capacidade de entrega e o esforço necessário para executar a tarefa. Dessa forma, você conseguirá cumprir com o que prometeu, dentro da data estabelecida.

Defina prioridades para cumprir prazos

Nem todas as tarefas têm a mesma prioridade. Desconhecer isso atrapalha a realização delas, já que você pode focar naquilo que não é importante e esquecer do que mais importa.

Atividades urgentes, com impacto imediato, devem ser feitas primeiro. O que é importante, mas não impacta a empresa imediatamente, pode ser feito em seguida. E as tarefas secundárias, que não vão abalar o negócio, podem esperar um pouco.

Definindo prioridades, será possível cumprir prazos sem estresse e com qualidade, aumentando a produtividade de todos.

Divida as tarefas em etapas

Em vez de executar uma grande tarefa de uma vez, que tal dividi-la em etapas menores e focar na execução de cada uma? Assim, ficará mais fácil cumprir tudo, pois cada etapa menor exige menos trabalho do que realizar a tarefa inteira.

Ao final desse passo a passo, um grande problema será resolvido.

Use a tecnologia

Hoje em dia está mais prático cumprir prazos. A tecnologia nos oferece agendas, lembretes e softwares, como um ERP, por exemplo, que facilitam a vida das empresas e as ajudam a realizar tarefas, sem perder datas.

Busque aplicativos, ferramentas e tudo mais que ajude-o a acompanhar datas, status de execução e entrega de resultados. Com a tecnologia, fica mais fácil cumprir qualquer prazo.

Recompense o cumprimento de prazos

É fundamental dar uma recompensa para a equipe (ou mesmo a si próprio) quando um prazo é cumprido. Fazer isso estimula o respeito às datas e a realização de tarefas, já que todo mundo gosta de ser recompensado após um bom trabalho.

Dessa forma, cumprir prazos torna-se um hábito prazeroso, valorizado e cada vez mais praticado. Com isso, a empresa será referência para funcionários, parceiros e clientes, e todos saberão que o seu negócio entrega aquilo que foi prometido.

Outro ponto importante para uma empresa é o estoque. Por isso, veja agora 5 dicas para reduzir os custos com estoque na empresa!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
259 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Liderança de sucesso: 7 dicas infalíveis para você conhecer!

4 Mins de leitura
A liderança de sucesso ocorre quando o líder de uma equipe é eficiente na condução dos colaboradores e consegue alinhar as ações…
GestãoVarejo

Qual o melhor software de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Sabia que o ERP for ME é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas? Venha conosco e entenda mais sobre ele agora mesmo!
Dicas de GestãoGestão

Como as Redes Sociais são importantes para uma aproximação com seu público- alvo

4 Mins de leitura
As redes sociais e o público-alvo têm uma relação muito direta. Afinal de contas, essas mídias se tornaram canais de comunicação com…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.