NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
ContabilidadeInteligência Fiscal

Profissionais contabilistas podem atuar no e-CAC em nome dos seus clientes

1 Mins de leitura

A Receita Federal permite que qualquer contribuinte emita procuração eletrônica, mesmo que este não possua certificado digital, o uso por um procurador do certificado junto ao e-CAC. Atualmente, quase a totalidade dos profissionais contabilistas fazem uso do certificado digital, principalmente com o advento da nova obrigação acessória eSocial. A boa notícia é que eles podem receber permissão para atuar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) em nome de todos os seus clientes, mesmo daqueles que não possuem certificado digital. Este procedimento é disciplinado pela IN RFB 944/2009, mas não tem muito mistério em efetuá-lo.

Powered by Rock Convert

Aquele contribuinte que deseja outorgar uma procuração, ou seja, passar os poderes, deve entrar no site da Receita Federal e procurar o aplicativo para o cadastramento de sua procuração. No site, basta preencher os seus dados, os dados do outorgado, o profissional que estará recebendo os poderes, criar uma senha, determinar um prazo de validade e indicar quais os poderes quer outorgar. Todos estes procedimentos podem ser encontrados no site da Receita, tanto para os outorgantes que não possuem o certificado digital quanto para aqueles que na situação em que o outorgante e o outorgado possuem certificado.

 

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Artigos relacionados
Contabilidade

Convergência contábil no Brasil: entenda o alinhamento aos padrões internacionais

5 Mins de leitura
00O processo de adesão da convergência contábil às Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards — IFRS), começou em 2008 no…
ContabilidadeeSocial

Implantação da versão S-1.0 e eventos de PF

3 Mins de leitura
00Implantação da versão S-1.0 e eventos de PF Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 que atualiza o cronograma de obrigatoriedade. O…
ContabilidadeDepartamento Pessoal

eSocial: Principais Incidências da folha de pagamento

9 Mins de leitura
00As mudanças implementadas pelo eSocial são significativas e já valem para parte das empresas brasileiras. Apesar disso, ainda há dúvidas em relação…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.