ContabilidadeInteligência Fiscal

[ESOCIAL] Obrigatoriedade da DCTF-Web e recolhimento do FGTS pela SEFIP

1 Mins de leitura

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) está em faseamento. As empresas que já iniciaram o processo de adaptação de seus sistemas aos do eSocial, em janeiro de 2018, já teriam os aplicativos de envio de informação de débitos e créditos das contribuições previdenciárias e Fundo de Garantia, substituídos pelas novas aplicações instituídas com o novo projeto.

Porém foi publicada a Instrução Normativa prorrogando para agosto de 2018, a substituição da GFIP pela DCTFWeb para empresas  do 1º grupo (empresas com faturamento superior a 78 milhões em 2016).

Em seguida saiu a publicação Circular da Caixa Econômica Federal possibilitando o empregador do 1º grupo (empresas com faturamento acima de 78 milhões em 2016), a efetuar o recolhimento do FGTS pela SEFIP até a competência outubro/2018.

As guias referentes aos recolhimentos rescisórios – GRRF – poderão ser utilizadas pelos empregadores para aqueles desligamentos de contratos de trabalho ocorridos até 31 de outubro de 2018.

Base legal:

  • INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB N° 1.819, DE 26 DE JULHO DE 2018;
  • CIRCULAR Nº 818, DE 30 DE JULHO DE 2018.

Sobre o eSocial

O eSocial é um instrumento de unificação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O objetivo é padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição em todo o território nacional.

Em outras palavras, o eSocial é uma ferramenta para consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa em uma única entrega. Dessa forma, o profissional de RH pode enviar todas informações relevantes ao CAGED, GFIP, RAIS e outras em um único envio.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo

Confira todos dias, às 10h, nossas transmissões! Tire suas dúvidas e venha aprender mais sobre o processo de adequação e descobrir como a solução Alterdata auxilia a sua empresa.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
Instagram Alterdata Contábil
122 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Inteligência Fiscal

Restituição do IR: confira as datas e regras para 2024

7 Mins de leitura
Quando o assunto é restituição do Imposto de Renda diversas perguntas vêm à mente. Afinal, como consultar? O que fazer para aumentar as minhas…
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…
Contabilidade

Veja as principais mudanças na tabela do IR 2024

2 Mins de leitura
A Receita Federal do Brasil divulgou a nova tabela de Imposto de Renda para o exercício de 2024, trazendo diversas alterações que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *