TecnologiaVarejo

Como usar a inteligência artificial para negócios?

4 Mins de leitura

A utilização da inteligência artificial para negócios está cada vez mais em alta. Isso porque muitos gestores já conseguem notar as interferências positivas que essa tecnologia pode oferecer para sua organização.

Mas, você sabe o motivo desse cenário favorável? E quais são os benefícios trazidos pela inteligência artificial para os negócios? Para tirar essas e outras dúvidas, elaboramos um artigo detalhado. Vamos conferir?

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial faz análises avançadas se baseando em lógica, incluindo aprendizado de máquinas para interpretar eventos, apoiar e automatizar decisões e realizar ações.

Na prática, quando o assunto é IA, estamos primeiramente nos referindo a um setor amplo da ciência da computação que, por sua vez, constrói máquinas e aplicações capazes de desenvolver tarefas que, geralmente, necessitam da inteligência humana.

De forma mais técnica, algoritmos de IA são procedimentos computacionais projetados para tomar decisões, geralmente utilizando volumes exponenciais de dados – estes são mais complexos do que os que movimentam as máquinas “passivas”.

Além de utilizar sensores, dados digitais ou entradas remotas, as práticas de Inteligência Artificial conseguem combinar também informações de uma variedade de fontes. Desse modo, realizam análises rápidas, agindo de acordo com os insights derivados desses conjuntos de informações, sem que haja a necessidade de intervenção humana.

Um exemplo bem simples são os veículos autônomos que são equipados com uma tecnologia chamada LIDAR (Light Detection And Ranging). Este é um mecanismo de detecção e alcance de luz e sensores remotos que realizam a coleta de informações ao redor do veículo.

No caso, o LIDAR utiliza a luz de um radar para tomar decisões instantâneas em relação à presença de obstáculos, distâncias e se há perigo de colisão, por exemplo. Desse modo, todo o equipamento inteligente vai acumulando conhecimento e se tornando cada vez mais indispensável com o passar do tempo.

Em suma, as soluções de IA, a cada dia que passa, possuem maior capacidade de incorporar intencionalidade, adaptabilidade e aprendizado. Assim, em vez de serem dispositivos mecânicos e deterministas enquanto operam, à medida que avançam vão aprendendo a explorar as experiências do mundo real em seu desempenho.

Utilizando inteligência artificial para negócios

inteligência artificial para negócios

São muitas as frentes nas quais a IA vem sendo usada pelas organizações para melhor se adequarem às necessidades do mercado. Sendo assim, vejamos como utilizar a inteligência artificial para negócios.

Gestão Estratégica

Os constantes avanços da tecnologia de rede e armazenamento nos levaram ao Big Data. Porém, os dados coletados são inúteis se não podem ser analisados. Além disso, o volume de informações é tão grande que se torna impossível realizar análises sem a ajuda de soluções IA.

Os algoritmos de aprendizado de máquina e de aprendizagem profunda podem ajudar nessa área. Elas são capazes de detectar e analisar padrões, identificando e tratando inconsistências, alertando para riscos.

Dessa forma, os gestores e administradores conseguem aumentar suas capacidades analíticas, conseguindo também ter uma atuação ainda mais preditiva, guiada por dados confiáveis. A resposta vem com ganho de competitividade e bons resultados financeiros.

Atendimento ao cliente

São muitas as ações da inteligência artificial para negócios quando o assunto diz respeito ao atendimento ao cliente. No entanto, uma ferramenta que ganha destaque é o chatbots, um aplicativo que simula conversas humanas para resolver problemas e oferecer respostas.

Eles aprendem com as interações feitas com os usuários e, desse modo,

  • Dão assistência ou acesso rápido e eficiente às informações;
  • Divertem o usuário fornecendo dicas engraçadas;
  • Alimentam as conversões e melhoram as experiências sociais;
  • Fazem ofertas sob medida para diferentes tipos de clientes.

Marketing e Vendas

Diversas aplicações que fazem o uso de IA estão ajudando os departamentos de Marketing e Vendas a automatizar suas respectivas rotinas. Além disso, a inteligência artificial para negócios é capaz de potencializar a inteligência de dados, tornando as estratégias mais apuradas, eficientes e precisas.

Esse tipo de solução fornece as seguintes vantagens:

  • Personalização de anúncios online;
  • Entender os sentimentos dos clientes;
  • Obter insights em grandes bases de dados para direcionar campanhas de vendas mais qualificadas;
  • Automatizam a produção de conteúdos;

Recursos Humanos

Os profissionais de recrutamento já contam com aplicações de reconhecimento facial. Elas podem, inclusive, delegar às máquinas os processos iniciais de um processo de seleção, já que as aplicações inteligentes são capazes de avaliar o desempenho dos candidatos usando dicas emocionais.

Um exemplo de empresa que faz a utilização da Inteligência Artificial para selecionar os candidatos, é a Unilever. Essa prática se mostra muito eficiente e de baixo custo. É possível, por exemplo, diminuir as discriminações raciais por vieses humano.

Transporte e Manufatura

Os departamentos de manufatura e transportes também podem utilizar a Inteligência Artificial de maneira muito útil. Ela ajuda, principalmente, a melhorar os cronogramas de manutenção. Por exemplo, o setor de transporte aéreo pode tentar prever o desgaste ocorrido nas peças mecânicas de suas frotas, a fim de evitar interrupções.

Essa análise baseada na IA consegue melhorar de forma drástica esse processo, inclusive ajudando as companhias aéreas a evitar que as rotinas de manutenção venham a causar atrasos indesejados.

Cadeia de suprimentos

Algoritmos de aprendizado de máquina também estão auxiliando varejistas, distribuidores e fabricantes a gerenciar melhor seus respectivos estoques. Os dispositivos de Inteligência Artificial podem automatizar as solicitações de recarga, otimizando as cadeias de suprimentos, além de outros benefícios.

Viu só como a inteligência artificial pode ser muito interessante para seu negócio? São muitos os benefícios trazidos por essa tecnologia, que vão desde a redução de custos, até a facilidade de identificação de novas oportunidades.

Por fim, se ainda possui alguma dúvida sobre inteligência artificial para negócios, entre em contato conosco em nosso site ou através de nossas redes sociais!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Tecnologia

Pesquisa mostra impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho

2 Mins de leitura
Nos últimos tempos, a inteligência artificial (IA) ganhou considerável popularidade, e diversas ferramentas impulsionadas por essa tecnologia foram lançadas ao público ao…
Tecnologia

Panorama Empresarial: Retrospectiva 2023

2 Mins de leitura
Se você fosse fazer uma retrospectiva da sua empresa em 2023, como classificaria a evolução dela no mercado? Perguntas como essa resultam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *