Alterdata

#FeitadeGente – Eduardo Marques

4 Mins de leitura

A grande maioria das pessoas pode dizer que tem sonhos. Certo? Mas quantas dessas conseguem usar esses desejos para alcançar seus metas? O Eduardo Marques, Supervisor de Suporte da Alterdata há 10 anos, conseguiu. Ele sonhou, acreditou, buscou e concretizou seus objetivos profissionais e conta um pouco dessa história para você! Eduardo atua na Filial Alterdata de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro.

“Para contar sobre meu ingresso na Alterdata, preciso voltar um pouco da minha história para quando eu tinha um outro trabalho, onde era responsável pelo setor de compras de uma empresa em Guarulhos, SP, que é minha cidade natal. Tive a oportunidade de acompanhar a implantação de um Sistema ERP de perto (ainda não era da Alterdata), mas fiquei muito interessado nos processos e coloquei para mim, como um objetivo profissional, que, um dia, também estaria à frente dessas implantações. No início, era apenas o sonho de uma profissão que ainda não sabia exatamente como alcançar, mas era algo muito forte em mim. Então, foi assim que a Alterdata entrou na minha vida”, lembrou Eduardo.

A oportunidade de concretizar o sonho apareceu em 2009, quando morava em Campos dos Goytacazes, interior do RJ, e recebeu uma ligação da Filial da Alterdata na região. “Eu tinha acabado de me mudar para Campos e acreditava que teria uma oportunidade na empresa. Já tinha enviado meu currículo, pois meu irmão mais novo já trabalhava na Alterdata e era só elogios. Recebi a tão esperada ligação informando que tinha passado pelo processo seletivo e, naquele momento, uma enorme alegria tomou conta de mim. Após a seleção, viajei para Teresópolis – RJ (onde fica a Matriz da Alterdata) para realizar o meu primeiro treinamento no antigo “Treinar”, hoje nossa UCA (Universidade Corporativa Alterdata). A sensação era muito boa e, naquele momento, tive a certeza de que era onde eu deveria estar”, falou sobre a realização desse sonho.

De forma prática, Eduardo consegue ver que seu ingresso na Alterdata mudou a vida de outras pessoas ao seu redor: “Consegui oferecer tempo de qualidade a minha família, me relaciono melhor com quem está a minha volta e aprendi a me adaptar a cada realidade, a pensar positivo, a estipular e alcançar metas”.

Ele conta que o lado profissional também foi bastante afetado… para melhor: “Entrei na empresa sem muita experiência. Posso dizer, sem medo, que 80% era mesmo força de vontade. A colaboração de nossa equipe técnica, que foi um espelho para mim, além dos companheiros técnicos Edmilson.campos (meu irmão) e Rodrigo.campos (hoje, nosso gerente), que já tinham experiência, foi fundamental. Me fizeram ver que eu poderia ir cada vez mais alto, me auxiliaram na minha capacitação como técnico, consultor e me ajudaram a aprimorar meu relacionamento com os clientes, atendendo da melhor forma possível a todas as linhas, o que me tornou um profissional melhor. Hoje, como Supervisor de Suporte, tenho uma visão mais ampla e uso tudo que aprendi para ajudar no crescimento interno dos nossos colaboradores”.

Para Eduardo, o lado humanizado da empresa é um grande diferencial: “Acredito que Alterdata estimule o desenvolvimento e o crescimento de todos, porém gostaria de relatar uma questão pessoal que ocorreu em 2016, quando minha esposa passou por um momento difícil de saúde e a empresa fez de tudo para me auxiliar. Vejo isso como um diferencial, pois apesar do grande número de colaboradores, cada um é visto de forma de especial”.

O mercado muda, exige novas competências e novas habilidades. E, sendo um das cinco maiores empresas de tecnologia do Brasil, na Alterdata esse fluxo não é diferente. Por esse motivo, os colaboradores são estimulados constantemente a se aprimorarem. “O investimento em conhecimento, somado à paciência e muita dedicação, são os combustíveis necessários para me adaptar, estar em constante movimento e nunca ficar na zona de conforto, o que me ajuda a acompanhar as constantes mudanças e crescimento da empresa”, comentou.

Em mais de uma década na empresa, Eduardo já passou por todo tipo de situação, inclusive as engraçadas: “Após um excelente dia de trabalho, em que eu tinha terminado uma implantação bem sucedida, cheguei na rodoviária da cidade de Cardoso Moreira e comprei minha passagem de volta para Campos. Após 20 minutos, um ônibus encostou no terminal e eu embarquei, após a passagem ser conferida pelo motorista. Tomei meu lugar esperando por uma viagem tranquila de retorno, quando, de repente, após alguns minutos de deslocamento, percebi estava num trajeto diferente do meu destino. Me levantei assustado e questionei o motorista, dizendo que minha passagem era para Campos. Ele, muito calmamente, me disse que não poderia retornar, mas que poderia me deixar na pista para que eu fosse a pé até o ponto da entrada da cidade. Os horários dos ônibus eram idênticos e, por isso, houve a confusão. Conclusão: tive que correr mais de um quilômetro em poucos minutos para não perder o meu ônibus. Me senti no filme ‘Forest Gump’ e quase pude ouvir uma voz gritando: ‘Corre Forest, corre!’.

Mesmo tendo realizado o sonho de entrar na Alterdata, Eduardo diz que ainda tem muita coisa para conquistar. “Minha expectativa para o futuro na empresa é conseguir que todos os nossos colaboradores alcancem a excelência técnica em cada área, dentro de um ambiente amistoso de muita colaboração e capacitação para que todos possam acompanhar a evolução da empresa”, disse.

Sobre a Campanha #FeitadeGente: A campanha visa mostrar o lado mais humano da empresa, tirando aquela imagem que muitos clientes e público externo têm sobre uma empresa de tecnologia (robô, tudo automático etc). Todas as nossas ações são pensadas sempre no lado humano, no reconhecimento da importância dos colaboradores e, principalmente, entendendo que não somos máquinas. Nossa frase de apoio à campanha é “o maior investimento da Alterdata é em tecnologia humana”, mostrando mais uma vez que valorizamos as pessoas. Queremos mostrar que somos mais que empresa, somos humanos.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
21 Artigos

Sobre o autor
Gerente de RH da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Alterdata

Como Aproveitar as Oportunidades da Black Friday?

3 Mins de leitura
Se de um lado as empresas estão nos preparativos finais para receber o público no Black Friday, do outro, os consumidores seguem…
AlterdataTecnologia

As Contribuições da Tecnologia para a Sociedade

2 Mins de leitura
O Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, celebrado em 16 de outubro, é uma homenagem às conquistas científicas e avanços tecnológicos ao…
AlterdataInformativos

Produção indústrial sobe e emprego fica estável

1 Mins de leitura
No cenário econômico do Brasil, o mês de agosto de 2023 trouxe sinais promissores para o setor industrial. Conforme dados da Sondagem…

2 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *