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Feiras e eventos corporativos: entenda a importância para sua marca

6 Mins de leitura

Mais do que uma festa, feiras e eventos corporativos são maneiras muito eficazes de divulgação de um produto ou ideia. Ele aproxima o público do objetivo e gera a sensação de fazer parte do todo, pois, desta forma, as pessoas se sentem parte da empresa.

Eles são capazes de entender a essência, estar próximos ao cliente e criar vínculos com seus produtos e/ou marca. Requer muito planejamento e investimento, mas também podem proporcionar uma excelente repercussão. Pensando nisso , preparamos este artigo sobre como realmente enxergar possibilidades de negócios em eventos corporativos e qual a importância de participação para sua marca . Confira!

Qual a importância de participação em eventos?

O setor de eventos corporativos tem, cada vez mais, uma relevância maior no contexto empresarial, pois ele é o propulsor da relação entre organização/imagem-público. Ainda que seja essencial, o domínio da organização e do planejamento de eventos não pode mais ser tratado de forma isolada das estratégias de marketing de posicionamento de marca e da comunicação das empresas. Pode-se dizer que o evento deseja comunicar e informar, transformando-se assim num acontecimento especial que pretende, de certa forma, modificar comportamentos ou decorrer ideias.

Em uma pesquisa realizada pela Eventbrite | As Tendências em Eventos para 2020, estima-se que o setor continuará em constante crescimento, sendo que 72% dos entrevistados já realizaram múltiplos eventos em 2019 e 78% esperam aumentar ainda mais esse número. Ou seja, essas ações estão cada vez mais presentes nas organizações por gerarem excelentes resultados.

As empresas que se envolvem em eventos corporativos, podem aumentar a credibilidade no mercado, promover os valores e engajar colaboradores, onde cada vez mais as pessoas buscam não apenas por serviços e produtos, mas, primordialmente, por experiências e relacionamento com as marcas.

A crescente necessidade de incluir os eventos como uma estratégia de marketing de alto impacto nas empresas, podendo ser utilizados em diferentes momentos tanto da jornada de compra quanto do relacionamento que o cliente já tem com a empresa/marca, como aumentar o relacionamento e aproximação com os funcionários da organização.

Estratégias de Marketing utilizadas em eventos

O maior desafio dos organizadores de eventos é o alcance de novos públicos. Ainda é muito pequeno o número de organizadores que usam diferentes táticas de marketing para a divulgação de seus eventos. Grande parte deles ainda trabalham com os meios convencionais de divulgação e não se aventuram como por exemplo o uso de novas plataformas de eventos.

As estratégias mais apontadas como efetivas no Brasil são: propaganda boca a boca, marketing nas mídias sociais e marketing de influência e conteúdo.

“Para estabelecer uma conexão com o público é necessário adotar narrativas criativas para comunicar o passion point do evento e desenhar uma jornada repleta de experiências únicas para as pessoas.”

 – Rafael Lazarini, Fundador do Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina

Não podemos esquecer que a realização de eventos corporativos não tem época ou circunstâncias ideais, temos que ter motivos e objetivos bem claros. Entretanto, podemos afirmar que existem três grandes motivadores para a realização de um evento corporativo, como: exposição de novas tendências do mercado, posicionamento de mercado e/ou marca, relacionamento com clientes ou aquisição de leads.

Além de ser uma forma saudável de adaptação, relacionamento e lazer, hoje, o evento empresarial é também uma positiva e rentável forma de negócio. Comemorar bons resultados, motivar vendedores, definir novas estratégias e estreitar laços com clientes, independente de qual seja o objetivo de uma convenção ou evento empresarial, trata-se de uma ótima oportunidade de reunir pessoas em torno de uma mesma meta: o desenvolvimento da corporação.

Tipos de eventos e suas finalidades

Cada organização pode determinar o tipo de evento a ser produzido para que possa atingir suas metas e objetivos. Mas, como as possibilidades são muitas e servem tanto para o público interno quanto para o externo, como escolher?

Vai depender muito do que se quer atingir, como por exemplo:

  • Os workshops são eventos voltados para a prática. É um formato que funciona muito bem no âmbito profissional, o principal objetivo das empresas com eles é ensinar algo relevante para as pessoas presentes e em pouco tempo. No caso do público externo, são ótimas oportunidades para gerar novos negócios com clientes já existentes, estimulando o upsell e o cross sell.
  • Seminários são muito usados para quem quer firmar parcerias, fortalecer a marca, consolidar o posicionamento da empresa no mercado e atrair investidores. Nesses eventos, pequenas palestras são proferidas por profissionais do setor para ampliar o debate sobre determinado assunto. A avaliação do profissional que vai palestrar é muito importante, pois essa escolha fala muito sobre sua empresa. Pense em temas que estejam em alta e que gerem engajamento. Além disso, procure quem realmente domine os assuntos expostos. É possível intercalar os seminários com workshops e mesas de debate para melhorar a integração entre os participantes e difundir as ideias e inovações trabalhadas pela empresa e pelo mercado.
  • Os cafés da manhã podem ser usados para aproximar e integrar com o time, favorecer a troca de ideias e tornar o clima organizacional mais amigável — especialmente quando existe o receio de demissões e de corte de custos. Para o público externo, o café empresarial também oferece uma série de vantagens: ele pode servir de ponto de partida para o estabelecimento de parcerias; fechamento de contratos; e o atendimento a clientes corporativos.
  • As feiras entram como principal estratégia de marketing offline. Elas têm sido a aposta de muitas organizações no Brasil e no mundo, principalmente quando o assunto é alcançar novos leads e clientes. Conversar com várias pessoas, trocar cartões de visitas, agendar reuniões e ter uma boa ideia das ações da concorrência… não poderia ter nada mais indicado que o ambiente de uma feira para isso. Você verá o aumento da sua capacidade de analisar o mercado e de elaborar novas estratégias de marketing.
  • Reuniões ou convenções de vendas são muito utilizadas pelas empresas que trabalham com representantes de vendas para transmitir informações. Nessas ocasiões, também é possível mostrar produtos e serviços, obter feedback da rede de representantes e confraternizar com esse público. Essas atitudes são essenciais para o alcance de bons resultados.

Estratégias que você pode utilizar na participação em eventos

São as experiências e sensações que fazem com que uma marca se destaque em meio a centenas de outras em eventos corporativos; elas ficam marcadas na memória dos visitantes, que associam estas experiências ao seu produto ou serviço.

Para muitas marcas, o Marketing de Influência foi uma das principais tendências listadas, não somente para o ano de 2019, mas para os próximos anos também. Transformar os influenciadores em embaixadores é uma estratégia interessante e com possibilidade ainda maior de retorno, os apaixonados pela marca fazem muito bem este papel.

Para isso, é fundamental que as estratégias de social media estejam bem estruturadas. Desdobre toda a identidade visual e o discurso no Youtube, Facebook, no Instagram no twitter ou LinkedIn, em qualquer outra rede social que faça sentido para a sua persona.

Se você já tem uma base consolidada, o e-mail marketing é uma das melhores estratégias de divulgação, novidades sobre a empresa, ofertas de seus produtos, relacionamento interpessoal com seus clientes e futuro clientes.  O que precisa ter cuidado é como a empresa prospectou estes e-mails, a LGPD está aí, batendo na porta.

Por isso, os principais benefícios de caprichar na ação partem da ideia de que, estratégias de vendas, divulgação e métricas de sucesso são respondidas por um plano de marketing para eventos, caso contrário, é possível que o evento nem saia do papel. Veja quais são outras atitudes positivas:

  • Segmentação correta do público, o que gera maior venda de ingressos;
  • Seleção dos canais ideais de acordo com a persona;
  • Boa divulgação pré-evento;
  • Definição de metas e objetivos claros que sejam capazes de medir o sucesso do evento após o término;
  • Desenvolvimento de planos de divulgação, seja em mídia paga, seja orgânica;
  • Economia, já que ações certeiras geram menor desperdício de dinheiro;
  • Antecipação a respeito de possíveis riscos e crises;
  • Gameficação e interação: Ofereça cupons, descontos promocionais e sorteios;
  • Distribuição de materiais: Crie experiências com seu produto/serviço;
  • Faça um lançamento durante a feira/evento;
  • Promova ações especiais em seu estande/evento;
  • Crie vídeos ou transmissões ao vivo.

E não se esqueça da mídia tradicional, ela continua sendo uma boa aliada.

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