ContabilidadeGestãoInteligência Fiscal

Entenda o que é o DANFe e como emitir

3 Mins de leitura

Diante do atual avanço tecnológico, as notas fiscais antes feitas de maneira manual, passaram a ser preenchidas e emitidas por meio dos computadores e outros equipamentos informatizados. Esses novos documentos são chamados de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es), os quais são emitidos via Software de Gestão. 

As informações enviadas pelo sistema ao governo são aprovadas pelo Sefaz, órgão da Secretaria da Fazenda responsável por tratar das receitas e despesas. Além disso, existe um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFe), o qual pode ser impresso e nele constam todas as informações exigidas pela fiscalização. Confira abaixo mais algumas informações importantes sobre esse assunto.

O que é o DANFe e quais as suas funções?

O DANFe é uma representação gráfica simples da nota fiscal, o qual pode ser emitido em mais de uma folha, desde que contenha em todas elas alguns dados essenciais referentes à NF-e.

A sua função é confirmar a existência da nota fiscal, afinal, tem uma chave de acesso, o número e a série da nota fiscal, o tipo da operação, as informações da mercadoria, um código de barras e outros dados obrigatórios exigidos pela Fazenda Pública.

Como é seu layout?

O Layout do DANFe é padrão para todas as empresas e seu modelo está acessível no Manual de Integração do Contribuinte que é disponibilizado no portal da Nota Fiscal Eletrônica. O documento digital pode ser emitido e impresso em folhas de todos os tipos de papéis no tamanho mínimo de 210 x 297 mm e máximo de 230 x 330 mm, menos em papel jornal.

Além do mais, terá uma chave numérica de 44 posições para possibilitar o seu acesso, as informações inseridas devem ser claras e precisas e os carimbos da empresa devem ser posicionados somente no verso da folha.

Emissor de NFe Koopon Alterdata - blog

Quais elementos são obrigatórios constar no documento?

Algumas informações importantes devem obrigatoriamente constar na DANFe. Entre elas, estão:

  • Número da Nota Fiscal Eletrônica;
  • Chave de acesso;
  • Dados do emitente;
  • Dados o destinatário;
  • Peso líquido e bruto da mercadoria;
  • Valores dos impostos;
  • Valor das mercadorias;
  • Sigla DANFe.

Antes de liberar a saída de um caminhão da empresa, verifique se todas as informações impressas na DANFe estão corretas, assim você evita futuros problemas com a mercadoria.

Como é a emissão da DANFe?

A Nota Fiscal Eletrônica e sua respectiva DANFe devem ser emitidas no mesmo sistema de gestão. Para isto, basta configurar o sistema da sua empresa para gerar os dois arquivos simultaneamente.

Após gerar a NF-e e esta ser aprovada, a DANFe já estará à sua disposição para a impressão.  Antes de imprimir, você pode visualizar o documento, conferir todas as informações para então utilizá-lo de acordo com as suas necessidades.

Quem pode emitir e em que momento deve ser impressa?

Profissionais qualificados que trabalham no setor de faturamento, empresários que tenham conhecimento tributário, contábil e fiscal poderão emitir as notas fiscais e então terão acesso a DANFe. Esse documento poderá ser impresso logo após aprovação do Sefaz e a mercadoria faturada poderá tramitar livremente pelas ruas.

Seja você um empreendedor, um gestor de empresa ou até mesmo um chefe do setor financeiro, saiba que a emissão de sua nota fiscal eletrônica e consequentemente a DANFe foram planejadas para o seu auxílio e trazem inúmeros benefícios para todos.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito dessas questões, contrate um escritório de contabilidade ou profissionais especializados para lhe dar suporte.

Se quiser saber um pouco mais sobre a DANFe e aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre sistema ERP, acesse nosso blog e encontre outros conteúdos valiosos!

Inscreva-se na nossa newsletter e mantenha-se informado sobre os principais assuntos do ramo


Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
Instagram Alterdata Contábil
122 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Inteligência Fiscal

Restituição do IR: confira as datas e regras para 2024

7 Mins de leitura
Quando o assunto é restituição do Imposto de Renda diversas perguntas vêm à mente. Afinal, como consultar? O que fazer para aumentar as minhas…
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…

10 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *