NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
ContabilidadeGestãoInteligência Fiscal

Entenda o que é o DANFe e como emitir

3 Mins de leitura

Diante do atual avanço tecnológico, as notas fiscais antes feitas de maneira manual, passaram a ser preenchidas e emitidas por meio dos computadores e outros equipamentos informatizados. Esses novos documentos são chamados de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es), os quais são emitidos via Software de Gestão. 

As informações enviadas pelo sistema ao governo são aprovadas pelo Sefaz, órgão da Secretaria da Fazenda responsável por tratar das receitas e despesas. Além disso, existe um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFe), o qual pode ser impresso e nele constam todas as informações exigidas pela fiscalização. Confira abaixo mais algumas informações importantes sobre esse assunto.

O que é o DANFe e quais as suas funções?

O DANFe é uma representação gráfica simples da nota fiscal, o qual pode ser emitido em mais de uma folha, desde que contenha em todas elas alguns dados essenciais referentes à NF-e.

A sua função é confirmar a existência da nota fiscal, afinal, tem uma chave de acesso, o número e a série da nota fiscal, o tipo da operação, as informações da mercadoria, um código de barras e outros dados obrigatórios exigidos pela Fazenda Pública.

Como é seu layout?

O Layout do DANFe é padrão para todas as empresas e seu modelo está acessível no Manual de Integração do Contribuinte que é disponibilizado no portal da Nota Fiscal Eletrônica. O documento digital pode ser emitido e impresso em folhas de todos os tipos de papéis no tamanho mínimo de 210 x 297 mm e máximo de 230 x 330 mm, menos em papel jornal.

Além do mais, terá uma chave numérica de 44 posições para possibilitar o seu acesso, as informações inseridas devem ser claras e precisas e os carimbos da empresa devem ser posicionados somente no verso da folha.

Emissor de NFe Koopon Alterdata - blog

Quais elementos são obrigatórios constar no documento?

Algumas informações importantes devem obrigatoriamente constar na DANFe. Entre elas, estão:

Banner eContador Alterdata
  • Número da Nota Fiscal Eletrônica;
  • Chave de acesso;
  • Dados do emitente;
  • Dados o destinatário;
  • Peso líquido e bruto da mercadoria;
  • Valores dos impostos;
  • Valor das mercadorias;
  • Sigla DANFe.

Antes de liberar a saída de um caminhão da empresa, verifique se todas as informações impressas na DANFe estão corretas, assim você evita futuros problemas com a mercadoria.

Como é a emissão da DANFe?

A Nota Fiscal Eletrônica e sua respectiva DANFe devem ser emitidas no mesmo sistema de gestão. Para isto, basta configurar o sistema da sua empresa para gerar os dois arquivos simultaneamente.

Após gerar a NF-e e esta ser aprovada, a DANFe já estará à sua disposição para a impressão.  Antes de imprimir, você pode visualizar o documento, conferir todas as informações para então utilizá-lo de acordo com as suas necessidades.

Quem pode emitir e em que momento deve ser impressa?

Profissionais qualificados que trabalham no setor de faturamento, empresários que tenham conhecimento tributário, contábil e fiscal poderão emitir as notas fiscais e então terão acesso a DANFe. Esse documento poderá ser impresso logo após aprovação do Sefaz e a mercadoria faturada poderá tramitar livremente pelas ruas.

Seja você um empreendedor, um gestor de empresa ou até mesmo um chefe do setor financeiro, saiba que a emissão de sua nota fiscal eletrônica e consequentemente a DANFe foram planejadas para o seu auxílio e trazem inúmeros benefícios para todos.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito dessas questões, contrate um escritório de contabilidade ou profissionais especializados para lhe dar suporte.

Se quiser saber um pouco mais sobre a DANFe e aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre sistema ERP, acesse nosso blog e encontre outros conteúdos valiosos!

Inscreva-se na nossa newsletter e mantenha-se informado sobre os principais assuntos do ramo


Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
118 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Administração de condomínios: como lucrar na contabilidade?

4 Mins de leitura
Oferecer o serviço de administração de condomínios é uma ótima alternativa para aumentar os lucros da sua contabilidade. Saiba mais sobre o assunto.
Contabilidade

Descubra o melhor emissor de nota fiscal para sua empresa

5 Mins de leitura
Saber escolher o melhor emissor de nota fiscal é fundamental, já que esse tipo de documento não se restringe a uma exigência…
Inteligência Fiscal

Resumo - Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins

2 Mins de leitura
No julgamento do Recurso Extraordinário nº 574.706/PR, ocorrido em 15/03/2017, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria fixou a seguinte tese: “O ICMS não…

10 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.