Contabilidade

DIRF 2024 já tem data marcada

1 Mins de leitura


Quem pensou que não precisaria se preocupar com a DIRF 2024, se enganou. Após o anúncio de extinção em 2025, o prazo para o envio da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), referente ao ano-calendário de 2023, foi anunciado: deve ser respeitado até 29 de fevereiro, às 23h59.

Segundo anúncio, em 2025 a DIRF será substituída pela Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Para facilitar o envio iminente da documentação, a Receita Federal disponibilizou o Programa Gerador da Declaração (PGD) 2024. Para efetuar o download, clique aqui.

Declaração deve seguir padrão

O Ato Declaratório Executivo Cofis, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de novembro de 2023, aprovou o leiaute aplicável à DIRF 2024. Isso definiu os termos para apresentação das informações referentes aos anos calendário de 2023 (situação normal) e 2024 (situação especial). Por isso, antes do envio, as informações precisam estar no formato exigido.

O preenchimento ou importação de dados precisa seguir o modelo de aquivo disponibilizado no site da Receita Federal. Em caso de duvidas, consulte o guia de perguntas e respostas sobre a DIRF 2024, disponível na plataforma.

Novidades DIRF 2024

Destaca-se como novidade este novo o Desconto Simplificado Mensal. Este deve ser empregado pela fonte pagadora em substituição às deduções mencionadas para a determinação da base de cálculo mensal do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) a partir de 1º de maio de 2023, caso seja mais vantajoso ao contribuinte.

O valor do Desconto a ser utilizado deve equivaler a 25% do valor máximo da faixa com alíquota zero da tabela progressiva mensal utilizada a partir de maio do ano-calendário de 2023, informando mensalmente quando a opção for considerada mais benéfica ao contribuinte para os códigos de receita aplicáveis.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias

Instagram Alterdata Contábil
184 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…
Contabilidade

Entrega da declaração do IR 2024 já tem data definida

1 Mins de leitura
E pra quem aguardava notícias sobre o IR 2024, a data de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física, foi anunciada: os…
Contabilidade

Mudanças na tabela do IR: saiba se você está isento

2 Mins de leitura
O Imposto de Renda é um dos assuntos mais pautados do momento. Afinal, o compromisso deve ser levado a sério e muitas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *