Contabilidade

Aprenda a criar uma equipe de alta performance no seu escritório contábil

3 Mins de leitura

Ter uma equipe de alta performance é uma das metas de todo gestor da área contábil que deseja garantir um trabalho de excelência e resultados sólidos para seu escritório. Todavia, atingir esse propósito não é fácil, pois gerir colaboradores significa lidar com distintos temperamentos, habilidades, comportamentos, perfis entre outras nuances pessoais e profissionais.

Contudo, para ajudar nesse desafio, separamos 6 dicas de gestão de pessoas que colaboram na construção de uma equipe de alto desempenho. Confira!

1. Reconheça o trabalho dos seus colaboradores

É importante reconhecer o trabalho dos seus colaboradores para melhorar a satisfação e motivação deles. Isso porque eles tendem a se sentir mais valorizados com elogios e apontamentos positivos, além de saberem que suas atividades e contribuições para o escritório contábil não são ignoradas.

2. Tenha tempo para acompanhar sua equipe de perto

Um dos grandes erros dos gestores é não acompanhar sua equipe de perto, o que pode dar brechas para problemas futuros. Isso porque muitos colaboradores nem sempre compartilham dúvidas, anseios ou problemas que estão enfrentando por receio de serem vistos como profissionais de baixo rendimento.

Portanto, é preciso que o gestor observe o comportamento e as atividades de cada liderado, de modo que possa orientá-lo e ajudá-lo quando surgirem dificuldades, até mesmo mostrando que podem contar com o líder.

Essa também é uma ótima oportunidade de levantar as habilidades e competências individuais de cada colaborador para dividir tarefas e funções de forma otimizada. Além de, no futuro, saber quais são os que podem vir a desempenhar cargos de liderança e de confiança.

3. Fomente a criatividade

É vital fomentar a criatividade no escritório contábil, pois a tendência é que todos se acostumem aos processos existentes e sempre os façam da mesma maneira, aumentando o status quo. Tal atitude também demonstra que é possível sugerir ideias, iniciativas e soluções por mais inusitadas que elas pareçam, pois, muitos funcionários podem ter a noção de que não abertura para elas.

E inovação é um dos fatores que tornam uma equipe mais produtiva e com melhores resultados.

4. Incentive o trabalho e a cooperação em equipe

Além do gestor estreitar o relacionamento com sua equipe, é importante que ele incentive a cooperação entre os demais membros dela. Grupos bem integrados, cujos profissionais tenham ótimos relacionamentos entre si, costumam ter maior desempenho, sem falar que os índices de satisfação com a empresa entre os colaboradores também são maiores.

5. Foque na capacitação e desenvolvimento dos seus liderados

Lembre-se sempre de fornecer treinamento e capacitação para os seus liderados, de modo que possam se atualizar periodicamente. Colaboradores bem treinados e desenvolvidos têm desempenho acima da média, colaborando para o aumento dos resultados de um escritório contábil.

Caso tempo e recursos estejam escassos, experimente adotar soluções de EAD (Ensino à Distância), até mesmo de Mobile Learning (Aprendizagem Móvel).

6. Automatize processos e atividades

Para um gerenciamento de equipe eficiente, é fundamental investir em soluções tecnológicas de automatização de processos e atividades operacionais. Dessa forma, o gestor poderá usar o tempo que gastaria em tarefas repetitivas e mecanizadas para acompanhar de perto sua equipe e, assim, aplicar algumas das dicas acima.

Sem falar que soluções do tipo tornam atividades manuais mais rápidas, inclusive as de controle de rotinas dos próprios colaboradores, melhorando o acompanhamento do gestor.

Investir em meios para desenvolver uma equipe de alta performance é fundamental para otimizar os processos de um escritório contábil. As vantagens vão desde a diminuição de erros humanos em rotinas burocráticas, especialmente as com muitos números e cifras envolvidas, até a melhora no tempo de gestão de documentos fiscais. Ou seja, o seu escritório contábil só tem a ganhar!

Ficou com alguma dúvida sobre como desenvolver uma equipe de alta performance? Compartilhe conosco nos comentários para que possamos ajudá-lo!

Alterdata Pack Gestor

Instagram Alterdata Contábil
183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…
Contabilidade

Veja as principais mudanças na tabela do IR 2024

2 Mins de leitura
A Receita Federal do Brasil divulgou a nova tabela de Imposto de Renda para o exercício de 2024, trazendo diversas alterações que…
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *