O que nos vem à mente quando pensamos em acessibilidade no ambiente corporativo?! Em geral, vamos responder esta pergunta informando que é ter um ambiente adequado para atender as necessidades específicas dos colaboradores que possuem alguma deficiência. O que não estaria errado…
Porém, a acessibilidade no ambiente corporativo precisa ir além: cada colaborador precisa entender e apoiar esta causa, promovendo um ambiente inclusivo.
Quem tem alguma deficiência, seja ela qual for, enfrenta diariamente grandes desafios em várias áreas de sua vida. E não seria diferente na área profissional, na qual precisa estar constantemente atualizado de acordo com as tendências de sua área de atuação, manter suas habilidades e conhecimentos técnicos em constante evolução, construir bons relacionamentos interpessoais e superar-se em cada uma destas etapas utilizando os meios de acessibilidades disponíveis para a execução de cada uma destas tarefas.
Muitas tarefas que aparentam ser simples, por exemplo, podem se tornar grandes desafios para a pessoa com deficiência (PCD). Então, cada um de nós precisa ser um AGENTE DA ACESSIBILIDADE a nossa volta!
Se em sua equipe existe alguém que tenha alguma deficiência:
- escolha ser um agente de acessibilidade para essa pessoa;
- identifique transformações simples que poderiam ajudá-la a:
- melhorar a execução de suas atribuições diárias;
- se sentir parte de todo o processo e acolhido – não por ter uma deficiência, mas por fazer parte da construção do resultado final da empresa.
Todos nós podemos ajudar diariamente a construir um ambiente que produza cada vez menos impacto para os deficientes. E você pode ser aquele que irá dar início a essa transformação em seu meio de atuação. E a transformação necessária no termo acessibilidade pode começar em você!
Bruna,
Ver esse artigo escrito por você, que passou a ter a sua deficiência de uns anos para cá, é muito emocionante. Você sente na pele o quanto precisa de atenção, e imagino o quanto existem empresas que ainda não perceberam o quanto podem ajudar seus respectivos colaboradores. Parabéns pelo conteúdo.