Gestão

Acessibilidade no Ambiente Corporativo: uma responsabilidade de todos

1 Mins de leitura

O que nos vem à mente quando pensamos em acessibilidade no ambiente corporativo?! Em geral, vamos responder esta pergunta informando que é ter um ambiente adequado para atender as necessidades específicas dos colaboradores que possuem alguma deficiência. O que não estaria errado…

Porém, a acessibilidade no ambiente corporativo precisa ir além: cada colaborador precisa entender e apoiar esta causa, promovendo um ambiente inclusivo.

Quem tem alguma deficiência, seja ela qual for, enfrenta diariamente grandes desafios em várias áreas de sua vida. E não seria diferente na área profissional, na qual precisa estar constantemente atualizado de acordo com as tendências de sua área de atuação, manter suas habilidades e conhecimentos técnicos em constante evolução, construir bons relacionamentos interpessoais e superar-se em cada uma destas etapas utilizando os meios de acessibilidades disponíveis para a execução de cada uma destas tarefas.

Muitas tarefas que aparentam ser simples, por exemplo, podem se tornar grandes desafios para a pessoa com deficiência (PCD). Então, cada um de nós precisa ser um AGENTE DA ACESSIBILIDADE a nossa volta!

Se em sua equipe existe alguém que tenha alguma deficiência:

  • escolha ser um agente de acessibilidade para essa pessoa;
  • identifique transformações simples que poderiam ajudá-la a:
    • melhorar a execução de suas atribuições diárias;
    • se sentir parte de todo o processo e acolhido – não por ter uma deficiência, mas por fazer parte da construção do resultado final da empresa.

Todos nós podemos ajudar diariamente a construir um ambiente que produza cada vez menos impacto para os deficientes. E você pode ser aquele que irá dar início a essa transformação em seu meio de atuação. E a transformação necessária no termo acessibilidade pode começar em você!

2 Artigos

Sobre o autor
Administradora de empresa, pós-graduada em Gestão de Projetos e Marketing estratégico. Possui mais de 20 anos de experiência na área de atendimento/relacionamento ao cliente. Atua como Superintendente de Relacionamento da Alterdata Software. Bruna é PCD, possui deficiência visual.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Como contribuir para o Sucesso do seu cliente?

1 Mins de leitura
Alguma vez você já se fez esta pergunta: “Como posso entregar mais valor ao meu cliente”? Se nunca fez está na hora…
Gestão

Inove Suas Finanças com Gestão Digital Eficiente

3 Mins de leitura
A gestão financeira é uma área fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Nos últimos anos, o setor apresentou mudanças significativas, principalmente…
Gestão

Pós-sazonalidade: como garantir vendas em todo o período do ano

3 Mins de leitura
A sazonalidade é uma realidade em diversos setores do mercado, onde as vendas atingem picos em determinadas épocas, como Dia das Mães,…

1 comentario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *