Como já dizia o famoso Chacrinha: quem não se comunica se trumbica! E, hoje que a Internet domina a comunicação, quem não investe em estratégias de marketing digital já ficou para trás.
Se você ainda pensa que as redes sociais, e-mails e apps de mensagens são só para trocar ideias com amigos e se divertir, passou da hora de mudar o seu conceito.
Segundo uma pesquisa, encomendada pelo Google, 96% dos brasileiros fazem buscas online por produtos e serviços de PMEs, ou seja, os meios digitais já fazem parte da jornada de compra da maioria consumidores.
Esse comportamento fez com que a Internet se tornasse um fator essencial de divulgação para as marcas.
É por meio dos canais digitais que as empresas conseguem gerar valor para o público, conquistar autoridade no mercado, ganhar relevância e atrair clientes.
Veja, neste artigo, as principais dicas de marketing digital para Pequenas e Médias Empresas que vão garantir o sucesso da sua estratégia online.
Mas antes, aprofunde seu conhecimento: Como fazer marketing de uma loja pequena?
Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas
Uma das características do marketing digital é, justamente, o fato de que uma estratégia online bem implementada pode gerar resultados até melhores do que nos grandes meios de massa tradicionais.
Se a sua empresa ainda não considerou investir no “universo online”, veja as dicas que separamos para você parar de engatinhar e dar os primeiros passos no marketing digital.
1. Faça a segmentação do seu público
Toda estratégia de marketing, para dar certo e fazer com que a empresa fique bem posicionada no seu nicho, deve realizar a segmentação do público.
A personalização é um dos grandes diferenciais do marketing digital. Com tanta gente online, as empresas que são mais específicas e filtram as pessoas que buscam pelo seu produto ou serviço estão um passo à frente da concorrência.
O ideal é planejar o conteúdo conforme os interesses do público alvo e, a partir disso, promover ações específicas com soluções para os seus problemas. Uma empresa que trabalha com serviços de contabilidade, por exemplo, tem a opção de investir em um nicho de mercado focado em empreendedores, que ocupem um determinado cargo na empresa e que atuem em uma região de concentração comercial específica.
2. Descubra onde o seu público está
Antes mesmo de construir um conteúdo relevante para o seu público, é fundamental saber onde encontrá-lo. Você sabe quais são os canais favoritos da sua audiência?
De nada adianta fazer uma campanha bem elaborada e disparar uma sequência de e-mail marketing se o cliente, atualmente, só se comunica por WhatsApp, não é mesmo?
Entender as necessidades do cliente e se adaptar às suas preferências deve ser a prioridade máxima da sua estratégia online.
Para descobrir em quais canais a marca deve apostar faça pesquisas com a base de clientes, caso a empresa não possua uma base consolidada, é indicado estudar os canais dos concorrentes e realizar testes que revelam os resultados de cada uma das plataformas utilizadas.
A partir dos resultados que você coletar de acordo com as pesquisas e testes, você pode direcionar as novas ações sem medo.
3. Tenha um bom plano de marketing
O planejamento é essencial em todas as esferas da empresa e não seria diferente no marketing digital.
Quando você se planeja, você não só antecipa situações e se prepara para elas, como também define ações e métricas para acompanhar, garantindo assim o sucesso da sua estratégia.
Um bom plano de marketing digital contém todas as ações que serão aplicadas em um determinado período que pode ser mensal, semestral, anual ou qualquer outro intervalo.
Para compor o seu planejamento pense em desenvolver o passo a passo da sua estratégia do começo ao fim.
Trace as etapas com foco no público-alvo, escolha objetivos de marketing, indicadores de desempenho, canais, linhas editoriais, calendários de publicação, valor total do investimento, atividades destinadas a cada um dos integrantes da equipe e os prazos para as entregas.
4. Não deixe de analisar os resultados
Os resultados obtidos com as campanhas online são mensuráveis em tempo real, o que nem sempre acontece com a publicidade tradicional.
Enquanto o anúncio está no ar, você identifica quantos cliques foram feitos no banner, quantas compras foram geradas, de onde os usuários vieram e diversos outros fatores de conversão.
Isso permite otimizar os anúncios. O mesmo vale para sites, landing pages, formulários online, etc.
Algumas ferramentas podem auxiliar na geração desses relatórios. Mas, não se esqueça de que a observação, a análise e os Insights precisam acontecer de forma humana. Fique sempre de olho nos números e entenda o que eles significam dentro do contexto apresentado.
A partir do planejamento, pode-se avaliar a performance de diferentes variáveis para mantê-las, excluí-las ou otimizá-las.
Já foi-se o tempo que o marketing digital era somente um suporte ao setor de vendas. Hoje, ele é realidade e investir em estratégias de marketing digital nas redes sociais e apresenta um universo de oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas.
Este texto foi escrito em parceria com mLabs.