Um novo ano está começando e com ele surge a necessidade de elaborar um bom planejamento para a sua loja. Caso você ainda não tenha elaborado esse documento, já está atrasado e precisa correr atrás do prejuízo.
É muito importante ter um plano em mãos, com metas e objetivos a serem alcançados. Apenas assim você terá como nortear as suas ações e conseguir mais resultados positivos para a sua loja no decorrer de 2022.
Foi pensando em ajudá-lo que desenvolvemos este artigo. Vamos apresentar um passo a passo para que você saiba como fazer o planejamento da sua loja no ano que está iniciando.
Passo a passo: veja como montar um planejamento para a sua loja em 2022
Existem diversas metodologias que podem ser adotadas para fazer um bom planejamento estratégico. Uma das mais utilizadas é feita por meio de uma análise SWOT.
Esse método é indicado por diversos especialistas no assunto, como Henry Mintzberg, renomado estudioso da administração e autor do livro “Ascensão e queda do planejamento estratégico”.
Confira, na sequência, um passo a passo sobre como montar um planejamento estratégico para a sua loja em 2022, seguindo a metodologia da análise SWOT.
1º passo: faça um mapeamento interno da sua loja
A primeira coisa que deve ser feita para construir um planejamento é o mapeamento interno da sua loja. Para isso, você precisa listar as principais forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) do estabelecimento.
As forças de uma loja são os pontos positivos que ela possui e que podem ser explorados. É o caso, por exemplo, do atendimento diferenciado, uma forte presença online, um bom programa de relações públicas etc.
As fraquezas, por sua vez, são pontos que podem ser melhorados. É o caso, por exemplo, da ausência de um estacionamento na loja, o que dificulta as visitas dos clientes, que não têm onde deixar os seus carros.
Recomenda-se que sejam listadas, pelo menos, dez forças e dez fraquezas da empresa, para que se possa elaborar um bom planejamento estratégico.
2º passo: faça uma análise externa de cenários
Além dos fatores internos, a sua loja também é impactada por ações externas e que fogem do seu controle. Por isso, fazer uma análise do ambiente externo também é necessário para o planejamento estratégico.
Aqui é preciso fazer um levantamento de todas as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) a que a sua loja está vulnerável.
As datas comemorativas, como o Natal e o Dias das Mães, são exemplos de oportunidades que a sua loja pode aproveitar. Afinal, durante esse período podem ser realizadas promoções que impulsionem as vendas.
Já as ameaças, por sua vez, são fatores que podem prejudicar o seu estabelecimento. Um exemplo disso são as crises econômicas, que reduzem o poder de compra da população e faz com que os lojistas sejam prejudicados.
Outro ponto muito comum de ser considerado uma ameaça são as ações de concorrência, que podem roubar a sua clientela.
Assim como na análise interna, o recomendado é que sejam listados, pelo menos, dez pontos de cada tipo no estudo do ambiente externo.
3º passo: gere estratégias a partir das análises realizadas
Com base nas análises que você fez anteriormente, você deve gerar uma matriz com estratégias. A ideia é que sejam levantadas ações que possam explorar ao máximo as forças e amenizar as fraquezas da sua loja.
Ao mesmo passo, elas devem aproveitar as oportunidades e evitar ao máximo as ameaças do ambiente em que está inserida.
Vamos supor, por exemplo, que ao fazer os mapeamentos, você identificou que a sua loja ainda não se adaptou para a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse caso, uma boa estratégia a ser gerada é busca meios para cumprir a nova legislação.
Você pode ir cruzando os pontos levantados e pensando em estratégias, sempre norteado por boas formas de aperfeiçoar a loja e potencializar os seus lucros.
É importante que todas as pessoas com poder decisivo, como sócios e gerentes, participem dessa atividade e possam contribuir com ideias de estratégias a serem cumpridas.
4º passo: faça a planificação das estratégias
Agora, cada uma das estratégias que você planejou devem ser planificadas. Uma boa ideia é fazer esse trabalho usando o Excel, tendo em vista que o programa possibilita que sejam criadas tabelas de forma prática e usual.
Para cada estratégia, você deve colocar na tabela:
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o nome da pessoa responsável pela sua execução;
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o objetivo da estratégia;
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quais são os recursos humanos envolvidos;
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quais são os recursos físicos necessários;
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a verba que necessita para a execução;
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o prazo para que a tarefa seja executada; e
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uma meta numérica para ser atingida.
Essas tabelas, com todas as informações a respeito das estratégias, devem ser compartilhadas com as pessoas que estão envolvidas no projeto. Assim, todos poderão acompanhar a evolução das atividades.
5º passo: aplique a metodologia do ciclo PDCA
Assim como a análise SWOT, outra metodologia muito útil para o planejamento estratégico é o ciclo PDCA. De acordo com esse método, todas as estratégias são cíclicas e precisam ser constantemente monitoradas, para que tenham eficácia.
Para seguir o ciclo PDCA, você deve entender que cada estratégia deve passar pelos seguintes momentos:
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planejamento (plan): a estratégia precisa ser planejada e esmiuçada, conforme explicamos nos passos anteriores;
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execução (do): esse é o momento de “colocar a mão na massa”. É quando as estratégias, de fato, se desenvolvem, com as atividades sendo realizadas pelas pessoas responsáveis e previamente definidas;
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verificação (check): uma vez que as estratégias começarem a ser desenvolvidas, elas precisam ser verificadas de tempos em tempos. A ideia é que sejam usados indicadores de desempenho, para que você saiba se a sua loja está mesmo tendo resultados positivos por executar determinada ação;
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agir para implantar melhorias (action): caso se perceba, no momento da verificação, que as estratégias estão apresentando falhas ou não estão gerando os resultados necessários, deve-se agir para implantar melhorias.
No livro “Imagens da organização”, o teórico Gareth Morgan compara as empresas com os organismos vivos. Isso quer dizer que, assim como uma pessoa ou animal, uma loja nasce, cresce, se desenvolve e um dia morre.
O planejamento estratégico é o que não deixa uma loja morrer. Você precisa estar sempre atento e fazer os diagnósticos corretos, para tratar os problemas do seu negócio precocemente, bem como aproveitar todas as oportunidades que podem usufruir.
Se você seguir esses 5 passos, temos a certeza de que conseguirá fazer com que a sua loja sobreviva por muito tempo e não apenas ao ano de 2022. Porém, é preciso ter dedicação e levar o planejamento estratégico a sério. Ele não pode ser só um papel impresso e guardado na gaveta, mas sim executado, durante todos os meses do ano que está se iniciando.
Uma boa maneira de acompanhar e verificar os resultados que o planejamento está trazendo para a sua loja é por meio bons sistemas de gestão. É o caso do ERP for Me, software desenvolvido pela Alterdata e que é ideal para microempreendedores individuais (MEIs), pequenos empresários e pequenas lojas.
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