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4 indicadores de produtividade que sua empresa precisa medir

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O acompanhamento de indicadores de produtividade permite que a empresa meça o rendimento da equipe e a eficiência dos processos internos. Basicamente, trata-se de contrapor os recursos empregados com as saídas disponibilizadas. No caso de uma indústria, por exemplo, a conta tende a ficar muito clara: quantas peças são produzidas por hora? Mas o cálculo se torna mais complexo quando focamos no setor de serviços, pois é preciso lidar diretamente com competências pessoais. Assim, enquanto um profissional consegue realizar 10 atendimentos por dia, um outro completa apenas 7.

Independentemente do segmento de atuação, um fato se mantém constante: os indicadores são simplesmente essenciais para medir a performance da empresa. Mas quais você deve medir? É o que vai descobrir agora. Então continue acompanhando!

1. Produção por hora

Se você trabalha em uma indústria, esse é um dos indicadores de produtividade que não pode faltar na sua lista. Afinal de contas, a quantidade de produtos que sai da sua linha de produção dita não só as vendas e a gestão do estoque, mas também a compra de insumos e, claro, seu faturamento!

2. Tempo de ociosidade

Há sempre 2 ou 3 pessoas tomando um cafezinho na sua empresa? Sabia que você pode medir o tempo de ociosidade da equipe, a fim de criar políticas para evitar a queda de produtividade?

Um recurso bastante usado consiste em cronometrar o tempo conectado ao sistema adotado pela organização. Nesse contexto, passados 5 minutos sem ação, por exemplo, o tempo sem produzir começa a contar. E o tempo de ociosidade também pode ser aplicado a máquinas. Uma gráfica de grande porte pode contabilizar quanto tempo os maquinários ficam parados, calculando a partir daí quanto dinheiro poderia ser gerado caso os equipamentos trabalhassem mais.

Com esse dado em mãos, é possível identificar a necessidade de contratação de novos funcionários, decidir pela ampliação do tempo de funcionamento da empresa e até pela criação de turnos de trabalho, tudo com o intuito de aumentar a produtividade final.

3. Capacitações por mês

Anote aí: investir na qualificação da sua equipe é uma ótima maneira de melhorar a performance da empresa. E um dos principais indicadores de produtividade dessa área é o número de funcionários capacitados no mês. Você pode inclusive ir além, analisando quanto o investimento feito em treinamento vem gerando de retorno para a organização.

Digamos que você pagou um treinamento de 5 mil reais para 10 vendedores. No mês seguinte, esses profissionais aumentaram as vendas em 20%, gerando uma receita de 20 mil reais adicionais. É assim que você consegue saber que os treinamentos estão mesmo contribuindo mesmo para o sucesso da organização!

4. Entregas no prazo

Uma empresa da área logística ou mesmo um e-commerce, por exemplo, devem ter como um de seus principais indicadores de produtividade a quantidade de entregas feitas dentro do prazo. Já um call center pode adaptar esse indicador para o tempo médio de atendimento, enquanto uma empresa da área de TI pode calcular o número de tickets resolvidos por dia.

Não restam dúvidas: mensurar a produtividade é um excelente meio para detectar falhas processuais e otimizar o desempenho da empresa. Com isso em mente, evite colocar qualquer indicador como um método de pressão para a equipe! Lembre-se de que buscar produtividade a qualquer custo só faz a qualidade cair.

Agora que tal ajudar mais pessoas a calcularem seus indicadores de produtividade? Compartilhe este artigo com um colega!

 
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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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