Gestão

Gestão baseada em dados: 4 dicas para organizar informações

2 Mins de leitura

O ritmo acelerado do mercado atual obriga os gestores a tomarem decisões estratégicas a todo o momento. E são essas decisões que definem o sucesso ou o fracasso das organizações. Por isso, uma gestão baseada em dados é fundamental para minimizar riscos no processo e contribuir para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Todos os dias, milhões de informações circulam pela organização. São dados que podem vir de fora para dentro, como perfis de clientes, análises de mercado, leituras econômicas e outros. E também existem as informações que são geradas pela própria empresa, como números financeiros, orçamentos detalhados dos setores, números de venda, entre outros.

Tudo isso precisa estar bem organizado e à mão dos gestores para embasar o processo de tomada de decisão. Um movimento lento pode significar a perda de muitos negócios, principalmente no mercado atual, no qual tudo muda rapidamente. A informação é, hoje, um dos ativos mais valiosos da empresa e precisa ser gerida com cuidado e zelo por toda a equipe.

Veja abaixo 4 dicas para que você mantenha os dados da sua empresa sempre organizados — e use-os para aperfeiçoar a sua gestão.

1. Defina um modelo de organização

Para que seus dados se mantenham sempre organizados de maneira prática e estratégica, o ideal é definir um layout para o armazenamento deles. O projeto deve seguir o modelo estratégico definido pela organização para a inserção dos dados coletados.

Dependendo da quantidade de informações, a melhor receita é buscar a ajuda de um software de gestão empresarial, muito mais eficiente do que a utilização de planilhas ou arquivos de texto.

2. Gestão organizada: Categorize seus dados

Depois de definir o modelo, você deve separar os dados por categorias, utilizando uma classificação que os organize quanto ao seu tipo, relevância estratégica e outras divisões que sejam interessantes para a empresa.

A categorização correta otimiza o trabalho de coleta e, principalmente, agiliza as consultas futuras. Alguns sistemas de gestão permitem a busca por meio de filtros que fazem com que a utilização dos dados seja mais eficaz.

Além disso, um sistema inteligente permite gerar relatórios instantâneos que podem ser consultados a qualquer momento em um processo de tomada de decisões.

3. Gestão organizada: Tenha ferramentas eficazes de análise

A coleta e organização de dados estratégicos são muito importantes. Mas esses processos não terão efeito algum se você não investir em ferramentas de análise eficazes.

A análise de dados pode indicar a necessidade de mudanças no modelo de gestão empresarial, ajuda a realizar negócios importantes e contribui para a obtenção de bons resultados financeiros.

Por isso, deve ser adotado um sistema de análise integrado e customizado para cada empresa, de acordo com seus objetivos estratégicos.

4. Caminhe junto com a tecnologia

A tecnologia está em constante evolução e o mais importante é que você esteja sempre antenado ao que está acontecendo no mercado. Assim você poderá adotar na sua empresa sempre as melhores práticas. Se hoje conceitos como Big Data, Business Intelligence ou ERP estão em alta, amanhã novas tendências surgirão.

Se você ficar para trás, sua empresa também não conseguirá acompanhar os movimentos mercadológicos e, em pouco tempo, poderá estar obsoleta. Mantenha seu radar sempre ligado e faça uma gestão baseada em dados.

Gostou deste artigo? Então compartilhe agora com seus amigos nas suas redes sociais!

ARTIGO ATUALIZADO: 26/11/2022

370 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

7 Estratégias Vitais para Aperfeiçoar o Site da Sua Empresa

8 Mins de leitura
A criação e atualização do site da sua empresa são tarefas fundamentais para garantir uma presença online atrativa e eficaz.  Um site…
Gestão

Acessibilidade no Ambiente Corporativo: uma responsabilidade de todos

1 Mins de leitura
O que nos vem à mente quando pensamos em acessibilidade no ambiente corporativo?! Em geral, vamos responder esta pergunta informando que é ter…
Gestão

A Nova Era dos Benefícios Corporativos: Como Atrair e Reter Talentos?

2 Mins de leitura
No cenário empresarial atual, a competição por talentos qualificados tornou-se intensa, demandando das empresas um esforço constante para se destacarem como empregadoras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *