Informativos

Freelancers representam 38% da força de trabalho no Brasil

3 Mins de leitura
Campanha de Aniversário - Vem com a gente pra Terê!

Dentre os ramos escolhidos para atuação, a área de vendas vem em 1° lugar

Dribrar os desafios do mercado de trabalho é uma tarefa cada vez mais necessária, principalmente quando o objetivo é alcançar estabilidade financeira. Por isso, muitos profissionais viram no formato freelancer uma oportunidade. Esse nome é dado ou profissional autônomo, aquele que trabalha de forma independente, que presta serviços sem vínculo empregatício.

No Brasil, as atividades autônomas são populares e existem leis específicas para os profissionais que atuam neste modelo. Segundo pesquisa, realizada pela plataforma de currículos online, 38% dos brasileiros trabalham como freelancers. Os dados apontam também que:

  • 23% atuam de forma paralela ao trabalho principal;
  • 11% são apenas como autônomos;
  • e 3% pretendem atuar como freelancers em tempo integral.

Os números comprovam o interesse dos brasileiros pelo trabalho autônomo, seja pelas facilidades, renda extra ou como alternativa enquanto não conseguem um emprego formal.

A pesquisa apontou ainda que 10% dos entrevistados já aturam como freelancer, mais sairam do ramo. E 29% dos participantes, que ainda não trabalharam de forma autônoma, têm interesse em tentar esse formato no futuro. No entanto, não sabem por onde começar e desconhecem as habilidade necessárias para o trabalho. Apenas 22% dos respondentes nunca atuaram de forma autônoma e não tem interesse em se aproximar do formato.

Critérios a serem avaliados para atuar como freelancer

Para trabalhar de forma independente, considere os seguintes pontos:

  • a possibilidade de maior ganho financeiro;
  • independência com a administração de horários;
  • o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • se existe a possibilidade de trabalhar de forma remota;
  • se há oportunidade de crescimento profissional.

Principais áreas de destaque

É importante considerar que algumas carreiras possibilitam a inserção no mercado de trabalho freelancer de forma mais orgânica. Algumas áreas são, inclusive, popularmente conhecidas por apresentarem oportunidades nessa modalidade.

Sobre os principais trabalhos como freelancer realizados pelos brasileiros, a área de vendas aparece em primeiro lugar com 30% das respostas. Na sequência, estão as atividades como aulas particulares (13%); design gráfico (13%); consultoria empresarial (11%); pesquisa de mercado (10%); redação e criação de conteúdo (9%) e organização de eventos (8%).

Os números expressivos relativos ao setor de vendas demonstram um comportamento do mercado brasileiro. O ingresso na área é porta de entrada para muitos profissionais que estão iniciando sua carreira, buscando independência financeira e experiência.

As datas sazonais também colaboram significativamente para o trabalho autônomo no setor, pois datas comerciais, como Natal e Páscoa, ou mesmo momentos de alta temporada, são períodos que proporcionam um grande número de contratações.

A questão financeira

Financeiramente, o trabalho como freelancer surge como uma oportunidade de renda complementar para 61% dos entrevistados. Além disso, 31% veem no trabalho autônomo a possibilidade de renda principal, enquanto 15% o consideram uma solução temporária enquanto buscam um emprego formal.

Quando analisamos as oportunidades oferecidas pelo modelo freelancer, a maioria dos respondentes (39%) o enxerga como um caminho para alcançar independência financeira. Outros 35% destacam a chance de desenvolver novas habilidades.

Neste cenário, é importante compreender o quanto o trabalho autônomo impacta na renda dos brasileiros. 39% dos respondentes possuem apenas uma fonte de renda, sendo ela formal, mas 26% possuem mais de uma fonte de renda, com pelo menos uma delas proveniente de trabalho informal.

O panorama do mercado de trabalho representa a diversidade de realidades da população do Brasil. Empregos com possibilidade de atuação em modelos formais e informais contribuem para a produção e organização da renda dos brasileiros.

Assim, as diversas modalidades de trabalho, combinadas com os perfis de profissionais, refletem diretamente no poder de compra e nas características de consumo que marcam o país.

Como escolher a melhor oportunidade?

Encontrar a melhor oportunidade de trabalho freelancer/autônomo envolve vários fatores. Nessa busca, seguem alguns pontos importantes:

  • Avalie suas habilidades e interesses;
  • Identifique trabalhos que se alinhem com o que você gosta e faz de melhor ;
  • Pesquise o mercado para entender a demanda e as taxas de remuneração para sua área de atuação;
  • Avalie a flexibilidade do trabalho em relação ao seu tempo e compromissos;
  • Leia atentamente os termos do contrato antes de aceitar qualquer proposta, garantindo que as condições de trabalho e pagamento estejam claras e justas.

E, ao definir o ramo de atuação, é importante focar em uma boa apresentação do seu currículo, a fim de que ele seja atrativo. Feito isso, boa sorte!

Artigos relacionados
Informativos

Apagão cibernético afeta serviços em todo o mundo

2 Mins de leitura
Bancos do Brasil também apresentam instabilidade Bancos, televisões e companhias aéreas estão sofrendo com um apagão global de tecnologia nesta sexta-feira (19/7)….
Informativos

Desafios e oportunidades no comércio brasileiro

3 Mins de leitura
O comércio brasileiro, um dos pilares da economia nacional, enfrenta um cenário de desafios e oportunidades que moldam o futuro do setor….
Informativos

Pequenos negócios impulsionam economia com quase 60% das contratações

2 Mins de leitura
Com o ritmo crescente da economia, os pequenos negócios são protagonistas, impulsionando não apenas a geração de empregos, mas também o dinamismo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *