Informativos

Empreendedorismo feminino: 9 dicas para abrir seu negócio

5 Mins de leitura

O empreendedorismo feminino está em ascensão, refletindo não apenas o potencial das mulheres como líderes e visionárias, mas também o desejo crescente pela independência financeira e realização pessoal. Na atualidade, muitas delas fazem desta uma atividade complementar a outros compromissos de trabalho e isso só comprova o quanto são capazes de administrar suas vidas e projetos.

E se você já empreende ou deseja tirar os planos do papel, queremos te incentivar a dar o primeiro passo. Neste texto, vamos explorar estratégias práticas para abrir o próprio negócio de forma assertiva.

Continue lendo e transforme suas ideias em realidade com apenas 9 passos fundamentais!

Mas antes, confira esses dados

Segundo a pesquisa da Grant Thornton, no Brasil as mulheres lideram 34% dos negócios, representando 45% dos empreendedores. Apesar de possuírem uma escolaridade superior em 16%, ainda enfrentam uma disparidade salarial de 22% em relação aos homens. Apenas 25% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

Agora, sim! Vamos lá!

1. Tenha atenção às tendências de negócios

Para se aventurar no empreendedorismo feminino, é essencial acompanhar as mudanças e tendências do mercado. Assim, é possível identificar as melhores oportunidades de negócios.

Muitas mulheres encontram ainda inspiração em suas rotinas, identificando necessidades de consumo ou explorando novas ideias. O importante é acompanhar as novidades a fim de consolidar o seu negócio, reter e atrair clientes.

2. Escolha uma área com a qual tenha afinidade

A paixão é um combustível importante para o empreendedorismo e aumenta suas chances de sucesso. Por isso, procure uma área que tenha a ver com seus propósitos e com a qual você já tenha alguma afinidade, seja pela ligação profissional ou por preferência pessoal.

Se você já trabalha com algo relacionado ao segmento-alvo, melhor ainda, pois será mais fácil dominar o assunto.

3. Invista em capacitação

Outra dica importante é procurar cursos, workshops, treinamentos e conteúdos de capacitação em gestão e empreendedorismo. No Sebrae, por exemplo, você encontra inúmeros materiais e cursos gratuitos para começar sua jornada de estudos. Inclusive, o serviço oferece um treinamento exclusivo para pequenas empreendedoras chamado Projeto Sebrae Delas – Mulher de Negócios.

Além disso, existem diversas plataformas gratuitas de capacitação cujo conteúdo fornece uma babagem interessante. O importante é agregar conhecimento.

4. Procure aceleradoras e programas de apoio

Além dos cursos tradicionais do mercado, você pode buscar aceleradores e programas voltados especialmente às mulheres. A Rede Mulher Empreendedora (RME), por exemplo, é a maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, que oferece iniciativas de capacitação, integração e troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam seu próprio negócio.

5. Faça seu networking

O networking também é essencial no empreendedorismo feminino, principalmente para obter referências na área de atuação. Invista tempo para criar relacionamento e busque trocar experiências.

Além disso, verifique a programação de eventos disponíveis na cidade onde atua. Eles podem ser uma oportunidade de aproximação com profissionais das redondezas. E, quem sabe, uma oportunidade para fazer parcerias.

6. Elabore seu plano de negócio

Para que qualquer projeto dê certo é necessário elaborar um plano de negócio e colocar a ideia em prática.
Para isso, você deverá partir das questões essenciais:

  • Qual o produto ou serviço oferecido?
  • Quem é o público-alvo e quais são suas necessidades?
  • Há demanda e mercado para a solução oferecida?
  • Como o produto ou serviço atende às necessidades do consumidor e agrega valor?
  • Quais os diferenciais do produto ou serviço em relação à concorrência?
  • Como a solução será precificada, distribuída e divulgada?
  • Qual o capital inicial e capital de giro necessários, e respectivas fontes de financiamento?

A partir dessas e outras questões, você poderá elaborar um documento com objetivos, estratégias e planejamento completo da sua empresa.

7. Avalie usar linha de crédito

Se você já está pronta para formalizar seu negócio e começar as operações, o próximo passo é obter o capital necessário para o investimento. A dependender do nicho de atuação, talvez seja necessário ajuda financeira, pelo menos na fase inicial.

Existe alguns programas específicos para mulheres, com taxas reduzidas justamente para ampliar o incentivo ao empreendedorismo feminino. No entanto, antes de solicitar os valores, entenda os gastos necessários para o desenvolvimento da sua empresa.

Caso tenha outra atividade financeira, esse valor pode ajudar a custear os primeiros passos, desde que as novas despesas não comprometam os demais compromissos que já tinha antes.

8. Formalize seu negócio

Com o plano de negócio pronto e capital suficiente, finalmente chega o momento de formalizar seu negócio. Nessa hora, é importante contar com os serviços da contabilidade (se for digital, mais fácil ainda) para escolher o melhor enquadramento para sua empresa.

Se você quer começar aos poucos, trabalhando sozinha, o MEI (Microempreendedor Individual) é uma ótima opção, pois unifica os impostos mensais em um valor acessível e permite que você obtenha seu CNPJ pela internet  – para negócios que faturam até R$ 81 mil anuais.

9. Foque na gestão financeira

Não importa o nicho ou o valor de investimento, nenhum negócio sobrevive no mercado sem uma bom controle financeiro. Ele é essencial para garantir a saúde da sua empresa e um crescimento sustentável.

Uma gestão financeira eficaz permite acompanhar receitas, despesas e fluxo de caixa, identificar oportunidades de economia, tomar decisões estratégicas embasadas em dados e planejar investimentos futuros.

Mantenha como meta constante uma visão clara das finanças, assim, você aumenta a probabilidade de sucesso, minimiza riscos e constrói uma base sólida para um desenvolvimento contínuo.

Principais desafios do empreendedorismo feminino

Como sabe, nem tudo são flores e, como todo mundo que decide empreender, você deve ficar atenta aos obstáculos do mercado. Existem vários, tais como.

  • Discriminação cultural: ainda há resistência cultural em relação à liderança das mulheres e essa questão atrapalha o empreendedorismo feminino. A tendência é que esse problema seja superado, mas, até lá, talvez seja necesssário lutar com mais afinco para conquistar o seu espaço.
  • Dificuldade para consequir linhas de crédito: pesquisa do Sebrae revela que as mulheres empreendedoras tomam empréstimos menores e pagam juros mais altos do que os homens. O valor médio de crédito que elas conseguem é cerca de R$ 13 mil menor que o dos empreendedores, enquanto as taxas de juros podem ser 3,5% maiores. Apesar desses dados, as mulheres têm um índice de inadimplência menor que os homens: 3,7%, em comparação aos 4,2% deles.

Independentemente dos impecilhos que surjam no meio do caminho, é importante manter o foco. Afinal, não é atoa que as mulheres vêm ganhando destaque no mercado de trabalho e fora dele.

E então, está pronta para colocar nossas dicas de empreendedorismo feminino em prática? Compartilhe seus planos nos comentários. 🙂 E fiquem ligados nos canais de comunicação da Alterdata para mais dicas como estas.

Fonte: https://neon.com.br/aprenda/empreender/empreendedorismo-feminino/

Artigos relacionados
Informativos

É o fim do E-CAC? Receita Federal lança novo Portal de Serviços

1 Mins de leitura
Uma notícia importante para todos os Contadores! No úlltimo dia 4 de março, a Receita Federal deu um grande passo em direção…
Departamento PessoalInformativos

Senado aprova desoneração da folha de pagamento de 17 setores

2 Mins de leitura
Por votação simbólica, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que estende até 2027 a desoneração da folha de pagamento…
AçõesInformativos

Alterdata Destaca Palestrantes de Renome no ERP Summit 2024

1 Mins de leitura
Dois nomes foram anunciados pela Alterdata Software, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, para palestrar nesta edição do ERP Summit…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *